O processo contemporâneo de composição para saxofone : a utilização das técnicas estendidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/594 |
Resumo: | Within the possibilities of sound procedures and materials used in the process of contemporary musical composition, the use of extended techniques has been a remarkable and transformative element of aural and visual perceptions of this music. Speaking specifically of the saxophone, extended techniques have been present in many compositions for the instrument, so that people involved in the process of making music are brought to find new possibilities for creation and interpretation. The present paper aims to trace, through extended techniques, an aesthetic overview and to propose discussions on some compositional processes present in works of contemporary concert music for saxophone. Analyzing the use of these sounds in specific works together with the needs related to the implementation generated by such sounds, we depart from the perception and understanding of the ruptures occurred in creative processes, culminating in the need for expansion of compositional techniques and by performance by players and composers. As an important part of the work, we propose also the composition of a song where the elements developed across research can be included to serve as final material for practical experience subject. |
id |
UFMT_fd57f51aa399629538b8a132b8c45777 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/594 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo contemporâneo de composição para saxofone : a utilização das técnicas estendidasProcessos composicionaisTécnicas estendidasMúsica contemporâneaSaxofoneIdiomáticoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESCompositional processesExtended techniquesContemporary musicSaxophoneIdiomaticWithin the possibilities of sound procedures and materials used in the process of contemporary musical composition, the use of extended techniques has been a remarkable and transformative element of aural and visual perceptions of this music. Speaking specifically of the saxophone, extended techniques have been present in many compositions for the instrument, so that people involved in the process of making music are brought to find new possibilities for creation and interpretation. The present paper aims to trace, through extended techniques, an aesthetic overview and to propose discussions on some compositional processes present in works of contemporary concert music for saxophone. Analyzing the use of these sounds in specific works together with the needs related to the implementation generated by such sounds, we depart from the perception and understanding of the ruptures occurred in creative processes, culminating in the need for expansion of compositional techniques and by performance by players and composers. As an important part of the work, we propose also the composition of a song where the elements developed across research can be included to serve as final material for practical experience subject.Dentro das possibilidades de procedimentos e materiais sonoros utilizados no processo de composição musical contemporâneo, o uso das técnicas estendidas tem sido um elemento transformador e marcante da percepção sonora e visual desta música de concerto. Falando especificamente do saxofone, as técnicas estendidas têm estado presentes em muitas obras compostas para o instrumento, fazendo com que as pessoas envolvidas neste processo de realização musical sejam levadas a se deparar com constantes e novas possibilidades de composição e interpretação. O presente trabalho tem como objetivo traçar, através das técnicas estendidas, um panorama estético e propor discussões sobre alguns processos composicionais presentes nas obras de concerto contemporâneas para saxofone. Analisando a utilização destas sonoridades em obras específicas juntamente com as necessidades relacionadas à execução geradas por tais sonoridades, procuramos partir da percepção e compreensão das rupturas ocorridas nos processos criativos, culminando na necessidade de expansão das técnicas composicionais e performáticas por parte de intérpretes e compositores. Como parte importante do trabalho, nos propomos também à composição de uma música em que se façam presentes os elementos tratados no desenvolvimento da pesquisa, de modo a servir como material final para a experiência prática nos assuntos aqui tratados.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Linguagens (IL)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura ContemporâneaVictório, Roberto Pintohttp://lattes.cnpq.br/7996480830802741Victório, Roberto Pinto703.416.647-15http://lattes.cnpq.br/7996480830802741Soares, Teresinha Rodrigues Prada058.228.658-10http://lattes.cnpq.br/5500175848640333703.416.647-15Nunes Filho, Pauxy Gentil788.165.807-04http://lattes.cnpq.br/8142841171003183Ferreira Sobrinho, Jasson André2018-02-03T13:17:29Z2013-04-012018-02-03T13:17:29Z2013-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFERREIRA SOBRINHO, Jasson André. O processo contemporâneo de composição para saxofone: a utilização das técnicas estendidas. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.http://ri.ufmt.br/handle/1/594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-10-07T11:02:34Zoai:localhost:1/594Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2019-10-07T11:02:34Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo contemporâneo de composição para saxofone : a utilização das técnicas estendidas |
title |
O processo contemporâneo de composição para saxofone : a utilização das técnicas estendidas |
spellingShingle |
O processo contemporâneo de composição para saxofone : a utilização das técnicas estendidas Ferreira Sobrinho, Jasson André Processos composicionais Técnicas estendidas Música contemporânea Saxofone Idiomático CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Compositional processes Extended techniques Contemporary music Saxophone Idiomatic |
title_short |
O processo contemporâneo de composição para saxofone : a utilização das técnicas estendidas |
title_full |
O processo contemporâneo de composição para saxofone : a utilização das técnicas estendidas |
title_fullStr |
O processo contemporâneo de composição para saxofone : a utilização das técnicas estendidas |
title_full_unstemmed |
O processo contemporâneo de composição para saxofone : a utilização das técnicas estendidas |
title_sort |
O processo contemporâneo de composição para saxofone : a utilização das técnicas estendidas |
author |
Ferreira Sobrinho, Jasson André |
author_facet |
Ferreira Sobrinho, Jasson André |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Victório, Roberto Pinto http://lattes.cnpq.br/7996480830802741 Victório, Roberto Pinto 703.416.647-15 http://lattes.cnpq.br/7996480830802741 Soares, Teresinha Rodrigues Prada 058.228.658-10 http://lattes.cnpq.br/5500175848640333 703.416.647-15 Nunes Filho, Pauxy Gentil 788.165.807-04 http://lattes.cnpq.br/8142841171003183 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Sobrinho, Jasson André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos composicionais Técnicas estendidas Música contemporânea Saxofone Idiomático CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Compositional processes Extended techniques Contemporary music Saxophone Idiomatic |
topic |
Processos composicionais Técnicas estendidas Música contemporânea Saxofone Idiomático CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Compositional processes Extended techniques Contemporary music Saxophone Idiomatic |
description |
Within the possibilities of sound procedures and materials used in the process of contemporary musical composition, the use of extended techniques has been a remarkable and transformative element of aural and visual perceptions of this music. Speaking specifically of the saxophone, extended techniques have been present in many compositions for the instrument, so that people involved in the process of making music are brought to find new possibilities for creation and interpretation. The present paper aims to trace, through extended techniques, an aesthetic overview and to propose discussions on some compositional processes present in works of contemporary concert music for saxophone. Analyzing the use of these sounds in specific works together with the needs related to the implementation generated by such sounds, we depart from the perception and understanding of the ruptures occurred in creative processes, culminating in the need for expansion of compositional techniques and by performance by players and composers. As an important part of the work, we propose also the composition of a song where the elements developed across research can be included to serve as final material for practical experience subject. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-01 2013-03-26 2018-02-03T13:17:29Z 2018-02-03T13:17:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA SOBRINHO, Jasson André. O processo contemporâneo de composição para saxofone: a utilização das técnicas estendidas. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013. http://ri.ufmt.br/handle/1/594 |
identifier_str_mv |
FERREIRA SOBRINHO, Jasson André. O processo contemporâneo de composição para saxofone: a utilização das técnicas estendidas. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Linguagens (IL) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Linguagens (IL) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648491299897344 |