Uma voz a quatro mãos: Walter Benjamin e Asja Lacis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Mota Pinto, Alexandra Virgínia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Artefilosofia
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4240
Resumo: O encontro erótico e político de Walter Benjamin e Asja Lacis desencadeou uma mudança decisiva para o autor, rumo à filosofia material da história. Nele os rudimentos dessa mudança se encontram enquanto teor que perpassa outras de suas obras que contêm em si alguns sinais cruciais para compreendê-lo. É o caso da dedicatória de Rua de mão única (Einbahnstrasse) que, além de uma declaração de amor, aponta para as marcas incisivas deixadas no corpo de ambos, como uma cisão temporal que define um antes e um depois na vida e na obra de Benjamin. Seguimos os vestígios desse entrelaçamento, no teatro de Lacis, bem como na experimentação radiofônica de Benjamin, para compreender o que lhes despertava a infância (Kindheit): um gesto revolucionário. Por fim, e a contrapelo, vislumbraremos em Nápoles a imagem viva da interpenetração (Durchdringung) da vida (na cidade), presente numa voz polifônica escrita a quatro mãos. Ela incorporou de tal forma a porosidade (Porosität) de Nápoles que ao descrever a sua percepção transmite-a, correspondendo assim à sua experiência (Erfahrung).
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spelling Uma voz a quatro mãos: Walter Benjamin e Asja LacisOne Voice Four Hands:: Walter Benjamin e Asja LacisporosityinterpenetrationtheaterradiochildhoodporosidadeinterpenetraçãoteatrorádioinfânciaO encontro erótico e político de Walter Benjamin e Asja Lacis desencadeou uma mudança decisiva para o autor, rumo à filosofia material da história. Nele os rudimentos dessa mudança se encontram enquanto teor que perpassa outras de suas obras que contêm em si alguns sinais cruciais para compreendê-lo. É o caso da dedicatória de Rua de mão única (Einbahnstrasse) que, além de uma declaração de amor, aponta para as marcas incisivas deixadas no corpo de ambos, como uma cisão temporal que define um antes e um depois na vida e na obra de Benjamin. Seguimos os vestígios desse entrelaçamento, no teatro de Lacis, bem como na experimentação radiofônica de Benjamin, para compreender o que lhes despertava a infância (Kindheit): um gesto revolucionário. Por fim, e a contrapelo, vislumbraremos em Nápoles a imagem viva da interpenetração (Durchdringung) da vida (na cidade), presente numa voz polifônica escrita a quatro mãos. Ela incorporou de tal forma a porosidade (Porosität) de Nápoles que ao descrever a sua percepção transmite-a, correspondendo assim à sua experiência (Erfahrung).The erotic and political encounter of Walter Benjamin and Asja Lacis triggered a decisive change for the first, towards the material philosophy of history. In this meeting, the rudiments of this change are found as a content that permeates other works which contain in themselves some crucial signs to understand them. This is the case of the dedication of One-way Street (Einbahnstrasse) which, beyond a declaration of love, points to the incisive marks left on the body of both, as a temporal split which defines one before and one after in the life and work of Benjamin. We followed the traces of this intertwining in Lacis's theater as in Benjamin's radio experimentation, to understand what awakened in them their childhood (Kindheit): a revolutionary gesture. Finally, we will see in Naples the living image of the interpenetration (Durchdringung) of life (in the city), present in a polyphonic voice written by four hands. The voice incorporated the porosity (Porosität) of Naples in a such way that when describing the perception of the city, it transmits this, so corresponding to its experience (Erfahrung).Universidade Federal de Ouro Preto2020-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4240Artefilosofia; v. 15 n. 29 (2020): DOSSIÊ FIGURAÇÕES E INTERLOCUÇÕES: A QUESTÃO FEMININA EM WALTER BENJAMIN; 135-150Artefilosofia; Vol. 15 No. 29 (2020): FIGURATIONS AND INTERLOCUTIONS: THE FEMININE QUESTION IN WALTER BENJAMIN’S OEUVRE; 135-1502526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4240/3478Copyright (c) 2020 Alexandra Virgínia da Mota Pintohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Mota Pinto, Alexandra Virgínia2021-06-22T13:21:41Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4240Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2021-06-22T13:21:41Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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