Dispositio: : uma leitura retórica da forma musical contemporânea.
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Artefilosofia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/467 |
Resumo: | A forma é um dos parâmetros mais presentes nas análises do discurso e, do mesmo modo, o é na análise do discurso musical. Todavia, a complexificação estrutural da música contemporânea tem tornado cada vez mais improvável um pensamento analítico sobre essa dimensão que corresponda à realidade estética de seu material. Tendo em vista que a idéia de uma forma musical surge justamente do contato que a retórica e a música vem tendo através dos tempos, a forma será discutida aqui a partir do referencial da Nova Retórica, movimento importante para a retomada do pensamento retórico no século XX. Essa tão necessária readequação epistemológica faz emergirem outras questões de ordem pressuposicional, e serão discutidas brevemente algumas delas como a questão do Tempo e das noções de Matéria e Forma. Por fim, a discussão terá sua aplicabilidade verificada através de análises formais da Sequenza XIV e de Lês Mots Sont Allés..., ambas escritas pelo compositor Luciano. |
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A forma é um dos parâmetros mais presentes nas análises do discurso e, do mesmo modo, o é na análise do discurso musical. Todavia, a complexificação estrutural da música contemporânea tem tornado cada vez mais improvável um pensamento analítico sobre essa dimensão que corresponda à realidade estética de seu material. Tendo em vista que a idéia de uma forma musical surge justamente do contato que a retórica e a música vem tendo através dos tempos, a forma será discutida aqui a partir do referencial da Nova Retórica, movimento importante para a retomada do pensamento retórico no século XX. Essa tão necessária readequação epistemológica faz emergirem outras questões de ordem pressuposicional, e serão discutidas brevemente algumas delas como a questão do Tempo e das noções de Matéria e Forma. Por fim, a discussão terá sua aplicabilidade verificada através de análises formais da Sequenza XIV e de Lês Mots Sont Allés..., ambas escritas pelo compositor Luciano. |
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