Abordagens interpretativas da música sinfônica de Beethoven sob o prisma da música antiga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, William Coelho de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-23092022-153618/
Resumo: O presente trabalho busca oferecer algumas contribuições ao regente que inicia seu processo de abordagem interpretativa sobre a obra sinfônica de Beethoven. Problematiza-se a visão bastante generalizada na literatura que aborda a obra do compositor enquanto precursora do romantismo na música, e não necessariamente sustentada na tradição do século XVIII. Durante todo o trabalho, procura-se contrapor tal paradigma amplamente difundido desde meados do século XIX e ainda muito presente na construção da prática interpretativa da obra sinfônica do compositor. Sob o olhar da tradição da música antiga, mais especificamente aquela representada por Haydn e Mozart, as sinfonias de Beethoven são discutidas evidenciando seus aspectos retóricos fundados nos preceitos da poética clássica. Ao mesmo tempo, procura-se evidenciar o engenhoso desenvolvimento dos procedimentos composicionais dos mestres setecentistas, vistos por Beethoven enquanto modelos a serem copiados. Por fim, a pesquisa sugere formas de evidenciar estes elementos composicionais e como eles podem ser abordados na prática interpretativa, de modo a obter um resultado mais verossímil na performance das sinfonias de Beethoven enquanto música essencialmente construída sob os preceitos da tradição do século XVIII.
id USP_5f2dfe75a08a34a40cbe139c62a9926f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23092022-153618
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Abordagens interpretativas da música sinfônica de Beethoven sob o prisma da música antigaPerforming practice approaches to Beethovens symphonic music through the gaze of early music.BeethovenBeethovenMúsica AntigaMúsica AntigaPerformance MusicalPerformance MusicalRetórica MusicalRetórica MusicalSinfoniaSinfoniaO presente trabalho busca oferecer algumas contribuições ao regente que inicia seu processo de abordagem interpretativa sobre a obra sinfônica de Beethoven. Problematiza-se a visão bastante generalizada na literatura que aborda a obra do compositor enquanto precursora do romantismo na música, e não necessariamente sustentada na tradição do século XVIII. Durante todo o trabalho, procura-se contrapor tal paradigma amplamente difundido desde meados do século XIX e ainda muito presente na construção da prática interpretativa da obra sinfônica do compositor. Sob o olhar da tradição da música antiga, mais especificamente aquela representada por Haydn e Mozart, as sinfonias de Beethoven são discutidas evidenciando seus aspectos retóricos fundados nos preceitos da poética clássica. Ao mesmo tempo, procura-se evidenciar o engenhoso desenvolvimento dos procedimentos composicionais dos mestres setecentistas, vistos por Beethoven enquanto modelos a serem copiados. Por fim, a pesquisa sugere formas de evidenciar estes elementos composicionais e como eles podem ser abordados na prática interpretativa, de modo a obter um resultado mais verossímil na performance das sinfonias de Beethoven enquanto música essencialmente construída sob os preceitos da tradição do século XVIII.The present research aims to offer some contributions to the conductor who begins his process of interpretive approach to Beethoven\'s symphonic work. The quite generalized view in the literature that approaches the composer\'s work as a precursor of romanticism in music, and not necessarily based on the tradition of the 18th century, is problematized. Throughout the whole thesis, an attempt is made to oppose this paradigm widely spread since the mid-19th century and still very present at the elaboration of the interpretive practice of composers symphonic work. Under the gaze of the ancient music tradition, more specifically that represented by Haydn and Mozart, Beethoven\'s symphonies are discussed, highlighting their rhetorical aspects based on the precepts of classical poetics. At the same time, the research seeks to point the ingenious development of the compositional procedures of the 18th century masters, who are seen by Beethoven as models to be copied. Finally, the research proposes ways to highlight these compositional elements and how they can be approached in the interpretive practice in order to obtain a more verisimilar result in the performance of Beethoven\'s symphonies as a music essentially built on the precepts of the 18th century tradition.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVideira Junior, Mario RodriguesOliveira, William Coelho de2022-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-23092022-153618/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-23T18:41:53Zoai:teses.usp.br:tde-23092022-153618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-23T18:41:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens interpretativas da música sinfônica de Beethoven sob o prisma da música antiga
Performing practice approaches to Beethovens symphonic music through the gaze of early music.
title Abordagens interpretativas da música sinfônica de Beethoven sob o prisma da música antiga
spellingShingle Abordagens interpretativas da música sinfônica de Beethoven sob o prisma da música antiga
Oliveira, William Coelho de
Beethoven
Beethoven
Música Antiga
Música Antiga
Performance Musical
Performance Musical
Retórica Musical
Retórica Musical
Sinfonia
Sinfonia
title_short Abordagens interpretativas da música sinfônica de Beethoven sob o prisma da música antiga
title_full Abordagens interpretativas da música sinfônica de Beethoven sob o prisma da música antiga
title_fullStr Abordagens interpretativas da música sinfônica de Beethoven sob o prisma da música antiga
title_full_unstemmed Abordagens interpretativas da música sinfônica de Beethoven sob o prisma da música antiga
title_sort Abordagens interpretativas da música sinfônica de Beethoven sob o prisma da música antiga
author Oliveira, William Coelho de
author_facet Oliveira, William Coelho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Videira Junior, Mario Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, William Coelho de
dc.subject.por.fl_str_mv Beethoven
Beethoven
Música Antiga
Música Antiga
Performance Musical
Performance Musical
Retórica Musical
Retórica Musical
Sinfonia
Sinfonia
topic Beethoven
Beethoven
Música Antiga
Música Antiga
Performance Musical
Performance Musical
Retórica Musical
Retórica Musical
Sinfonia
Sinfonia
description O presente trabalho busca oferecer algumas contribuições ao regente que inicia seu processo de abordagem interpretativa sobre a obra sinfônica de Beethoven. Problematiza-se a visão bastante generalizada na literatura que aborda a obra do compositor enquanto precursora do romantismo na música, e não necessariamente sustentada na tradição do século XVIII. Durante todo o trabalho, procura-se contrapor tal paradigma amplamente difundido desde meados do século XIX e ainda muito presente na construção da prática interpretativa da obra sinfônica do compositor. Sob o olhar da tradição da música antiga, mais especificamente aquela representada por Haydn e Mozart, as sinfonias de Beethoven são discutidas evidenciando seus aspectos retóricos fundados nos preceitos da poética clássica. Ao mesmo tempo, procura-se evidenciar o engenhoso desenvolvimento dos procedimentos composicionais dos mestres setecentistas, vistos por Beethoven enquanto modelos a serem copiados. Por fim, a pesquisa sugere formas de evidenciar estes elementos composicionais e como eles podem ser abordados na prática interpretativa, de modo a obter um resultado mais verossímil na performance das sinfonias de Beethoven enquanto música essencialmente construída sob os preceitos da tradição do século XVIII.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-23092022-153618/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-23092022-153618/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257373904732160