The subtleties of failure: : when Freud meets Duchamp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Juliana de Moraes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Artefilosofia
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1000
Resumo: The preoccupation with the way the unconscious breaks into the scene of daily life was a constant in Sigmund Freud's work. Thus, one of the most essential themes for the creator of psychoanalysis was the question of what became known as Freudian slip. With regard to this concept, we shall refer to some texts in which it appears centrally, as in "The Faulty Acts", lectures given between 1915, 1916 and 1917 and in the text "The subtleties of a faulty act", written in 1935. Therefore, I try to understand how, although the faulty act carries an apparent negative connotation, from the semantic field in which the notion of failure is inscribed, it is instead a positive element insofar as it gives news of the psychic life of the individual. In the field of aesthetics, I will take as starting point in this investigation thereadymadeTrap(Trébuchet,1917),fromMarcelDuchamp.I conceivecontemporaryart as a mean that assumes the possibility of defeat or failure, inscribing them at the heart of processes,reflecting on how failure is structural to define our status as subjects. 
id UFOP-1_6069edc21f8dc34dc0179e14ac22600d
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1000
network_acronym_str UFOP-1
network_name_str Artefilosofia
repository_id_str
spelling The subtleties of failure: : when Freud meets DuchampAs sutilezas da falha: : quando Freud encontra DuchampFreudDuchampPsychoanalysisfaulty actfailureFreudDuchampPsicanáliseAto falhofracasso The preoccupation with the way the unconscious breaks into the scene of daily life was a constant in Sigmund Freud's work. Thus, one of the most essential themes for the creator of psychoanalysis was the question of what became known as Freudian slip. With regard to this concept, we shall refer to some texts in which it appears centrally, as in "The Faulty Acts", lectures given between 1915, 1916 and 1917 and in the text "The subtleties of a faulty act", written in 1935. Therefore, I try to understand how, although the faulty act carries an apparent negative connotation, from the semantic field in which the notion of failure is inscribed, it is instead a positive element insofar as it gives news of the psychic life of the individual. In the field of aesthetics, I will take as starting point in this investigation thereadymadeTrap(Trébuchet,1917),fromMarcelDuchamp.I conceivecontemporaryart as a mean that assumes the possibility of defeat or failure, inscribing them at the heart of processes,reflecting on how failure is structural to define our status as subjects.  A preocupação com o modo como o inconsciente irrompe na cena do cotidiano foi uma constante na obra de Sigmund Freud. Desse modo, um dos temas mais caros para o criador da psicanálise foi a questão do ato falho. No que diz respeito a esse conceito, nos reportaremos a alguns textos no qual ele aparece de forma central, como em “Os atos falhos”, uma das conferências introdutórias de psicanálise proferidas entre 1915, 1916 e 1917 e no texto “ As sutilezas de um ato falho”, escrito de 1935. Sendo assim, busco entender como, embora o ato falho carregue uma aparente conotação negativa, a partir do campo semântico no qual a noção de falha se inscreve, ele é, ao contrário, um elemento positivo na medida em que dá notícias da vida psíquica do indivíduo, permitindo que a partir do momento do lapso se propicie um maior entendimento sobre a articulação do inconsciente. Tomando por base essa consideração, a intenção deste artigo é estabelecer uma conexão entre psicanálise e arte contemporânea no que concerne ao modo como as obras de arte começaram a se constituir a partir do século XX: não como criações bem sucedidas por parte de um artista, mas sim como algo que engendra conceitos como fracasso, falha, perda ou abandono. Assim, Duchamp é o primeiro a lançar mão desses aspectos negativos revirando-os e fazendo deles o motor da sua práxis artística. A partir do artista francês, veremos como em torno da arte contemporânea orbita um campo da negatividade que, através da prática psicanalítica, pode ser, na verdade, pensado enquanto positividade. Tomarei como ponto de partida nesta investigação o readymade Armadilha ( Trébuchet, 1917), que consiste em um porta-casaco pregado no chão do ateliê do artista. O que nos interessa aqui não é a materialidade da obra, mas o fato de Duchamp, ao se ver tropeçando seguidas vezes no objeto que estava disposto sob o assoalho, ter resolvido pregá-lo definitivamente no local, alçando-o, com esse único gesto, à condição de obra de arte e o denominando-o enquanto readymade. Não por acaso, o tropeço do artista evoca a ideia de repetição em psicanálise. Desse modo, o presente texto traz essa obra como referência fundamental e cruza o pensamento de Freud com o do filósofo italiano Giorgio Agamben, propondo entender a arte contemporânea como um meio que assume a possibilidade da derrota ou do malogro, inscrevendo-os no cerne dos processos artísticos. Em um mundo que submete os indivíduos a darem provas de sucesso e produtividade a todo tempo, refletir sobre como a falha é estrutural para forjar nosso estatuto de sujeito pode ser uma promessa de encontrarmos uma via reconciliadora com nossa própria existência, um solo no qual a arte sempre teve um papel basilar.Universidade Federal de Ouro Preto2018-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1000Artefilosofia; v. 12 n. 23 (2017): Dossiê Arte e Psicanálise; 37-52Artefilosofia; Vol. 12 No. 23 (2017): Dossiê Arte e Psicanálise; 37-522526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1000/1048Copyright (c) 2018 Artefilosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Juliana de Moraes2021-06-22T13:22:24Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1000Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2021-06-22T13:22:24Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv The subtleties of failure: : when Freud meets Duchamp
As sutilezas da falha: : quando Freud encontra Duchamp
title The subtleties of failure: : when Freud meets Duchamp
spellingShingle The subtleties of failure: : when Freud meets Duchamp
Monteiro, Juliana de Moraes
Freud
Duchamp
Psychoanalysis
faulty act
failure
Freud
Duchamp
Psicanálise
Ato falho
fracasso
title_short The subtleties of failure: : when Freud meets Duchamp
title_full The subtleties of failure: : when Freud meets Duchamp
title_fullStr The subtleties of failure: : when Freud meets Duchamp
title_full_unstemmed The subtleties of failure: : when Freud meets Duchamp
title_sort The subtleties of failure: : when Freud meets Duchamp
author Monteiro, Juliana de Moraes
author_facet Monteiro, Juliana de Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Juliana de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Freud
Duchamp
Psychoanalysis
faulty act
failure
Freud
Duchamp
Psicanálise
Ato falho
fracasso
topic Freud
Duchamp
Psychoanalysis
faulty act
failure
Freud
Duchamp
Psicanálise
Ato falho
fracasso
description The preoccupation with the way the unconscious breaks into the scene of daily life was a constant in Sigmund Freud's work. Thus, one of the most essential themes for the creator of psychoanalysis was the question of what became known as Freudian slip. With regard to this concept, we shall refer to some texts in which it appears centrally, as in "The Faulty Acts", lectures given between 1915, 1916 and 1917 and in the text "The subtleties of a faulty act", written in 1935. Therefore, I try to understand how, although the faulty act carries an apparent negative connotation, from the semantic field in which the notion of failure is inscribed, it is instead a positive element insofar as it gives news of the psychic life of the individual. In the field of aesthetics, I will take as starting point in this investigation thereadymadeTrap(Trébuchet,1917),fromMarcelDuchamp.I conceivecontemporaryart as a mean that assumes the possibility of defeat or failure, inscribing them at the heart of processes,reflecting on how failure is structural to define our status as subjects. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1000
url https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1000/1048
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Artefilosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Artefilosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
dc.source.none.fl_str_mv Artefilosofia; v. 12 n. 23 (2017): Dossiê Arte e Psicanálise; 37-52
Artefilosofia; Vol. 12 No. 23 (2017): Dossiê Arte e Psicanálise; 37-52
2526-7892
1809-8274
reponame:Artefilosofia
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Artefilosofia
collection Artefilosofia
repository.name.fl_str_mv Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv artefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br
_version_ 1798313558497296384