T. W. Adorno e a dialética da expressão na música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ricardo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Artefilosofia
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4307
Resumo: Adorno understood the artistic phenomenon of expression as a “phenomenon of interference” between the mimetic element and the technique. In music’s case, expression would respond for the force of the particular in its dialectical tension with the universal, which is determinant for the elucidation of the utopian meaning of the idea of a musique informelle: “To make things of which we do not know what they are.” This article aims to show that we can allow a primacy of expression in Adorno.
id UFOP-1_d28d8a48c8596c56258660897f3654a0
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4307
network_acronym_str UFOP-1
network_name_str Artefilosofia
repository_id_str
spelling T. W. Adorno e a dialética da expressão na músicaAdornoExpressãomusique informellefilosofia da músicaAdorno understood the artistic phenomenon of expression as a “phenomenon of interference” between the mimetic element and the technique. In music’s case, expression would respond for the force of the particular in its dialectical tension with the universal, which is determinant for the elucidation of the utopian meaning of the idea of a musique informelle: “To make things of which we do not know what they are.” This article aims to show that we can allow a primacy of expression in Adorno.Adorno entendeu o fenômeno artístico da expressão como um “fenômeno de interferência” entre o elemento mimético e a técnica. No caso da música, a expressão responderia pela força do particular em sua tensão dialética com o universal, determinante para a elucidação do sentido utópico da ideia de uma musique informelle: “fazer coisas das quais não sabemos o que são”. O artigo procura mostrar que podemos admitir um primado da expressão em Adorno.Universidade Federal de Ouro Preto2020-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4307Artefilosofia; v. 15 (2020): Edição Especial ; 171-186Artefilosofia; Vol. 15 (2020): Edição Especial ; 171-1862526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4307/3578Copyright (c) 2020 Ricardo Barbosahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Ricardo2022-01-07T16:46:31Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4307Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2022-01-07T16:46:31Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv T. W. Adorno e a dialética da expressão na música
title T. W. Adorno e a dialética da expressão na música
spellingShingle T. W. Adorno e a dialética da expressão na música
Barbosa, Ricardo
Adorno
Expressão
musique informelle
filosofia da música
title_short T. W. Adorno e a dialética da expressão na música
title_full T. W. Adorno e a dialética da expressão na música
title_fullStr T. W. Adorno e a dialética da expressão na música
title_full_unstemmed T. W. Adorno e a dialética da expressão na música
title_sort T. W. Adorno e a dialética da expressão na música
author Barbosa, Ricardo
author_facet Barbosa, Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Adorno
Expressão
musique informelle
filosofia da música
topic Adorno
Expressão
musique informelle
filosofia da música
description Adorno understood the artistic phenomenon of expression as a “phenomenon of interference” between the mimetic element and the technique. In music’s case, expression would respond for the force of the particular in its dialectical tension with the universal, which is determinant for the elucidation of the utopian meaning of the idea of a musique informelle: “To make things of which we do not know what they are.” This article aims to show that we can allow a primacy of expression in Adorno.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4307
url https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4307/3578
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ricardo Barbosa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ricardo Barbosa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
dc.source.none.fl_str_mv Artefilosofia; v. 15 (2020): Edição Especial ; 171-186
Artefilosofia; Vol. 15 (2020): Edição Especial ; 171-186
2526-7892
1809-8274
reponame:Artefilosofia
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Artefilosofia
collection Artefilosofia
repository.name.fl_str_mv Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv artefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br
_version_ 1798313558956572672