Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revemop |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111 |
Resumo: | Este artigo teve como principal objetivo desvelar contribuições que atividades voltadas à Educação Financeira a partir do tema inflação trouxeram para novas leituras e escritas do mundo de estudantes do Ensino Médio, em uma perspectiva crítica. Os participantes foram estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de Minas Gerais. No total, foram realizados dez encontros, nos quais o tema inflação foi explorado de várias formas. Para este artigo, escolhemos um deles, no qual examinamos cálculos relacionados à inflação; e reflexões em torno dos impactos desta para a sociedade e possíveis soluções para eles. Os resultados evidenciaram que os estudantes passaram a realizar novas leituras do mundo, em um processo de empowerment, que possibilitou ensaios de escritas do mundo. |
id |
UFOP-3_00b760d9d69b4fba9857032c144c4121 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/7111 |
network_acronym_str |
UFOP-3 |
network_name_str |
Revemop |
repository_id_str |
|
spelling |
Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino MédioInflation as a triggering theme for reading and writing of the world: promoting Financial Education in highLa inflación como tema detonante de la lectura y la escritura del mundo: promoviendo la Educación Financiera en la escuela secundaria Financial EducationInflationCritical Mathematics EducationMathematics EducationEducación FinancieraInflación.Educación en Matemática CríticaEducación Matemática.Educação FinanceiraEducação Matemática CríticaEducação MatemáticainflaçãoEste artigo teve como principal objetivo desvelar contribuições que atividades voltadas à Educação Financeira a partir do tema inflação trouxeram para novas leituras e escritas do mundo de estudantes do Ensino Médio, em uma perspectiva crítica. Os participantes foram estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de Minas Gerais. No total, foram realizados dez encontros, nos quais o tema inflação foi explorado de várias formas. Para este artigo, escolhemos um deles, no qual examinamos cálculos relacionados à inflação; e reflexões em torno dos impactos desta para a sociedade e possíveis soluções para eles. Os resultados evidenciaram que os estudantes passaram a realizar novas leituras do mundo, em um processo de empowerment, que possibilitou ensaios de escritas do mundo.The main objective of this article was to reveal contributions that activities, focused on financial education based on the theme of inflation, brought to new readings and writings of the world of high school students, from a critical perspective. The participants were students from a third-year high school class at a state school in the interior of Minas Gerais. In total, ten meetings were held, in which the topic of inflation was explored in various ways. For this article, we chose one of them, in which we explore calculations related to inflation and reflections on its impacts on society and possible solutions for them. The results showed that the students began to carry out new readings of the world, in a process of empowerment, which enabled essays on writing of the world.El principal objetivo de este artículo fue revelar los aportes que las actividades centradas en la EF con base en el tema de la inflación, aportaron a nuevas lecturas y escritos en el mundo de los estudiantes de secundaria, desde una perspectiva crítica. Los participantes eran estudiantes de tercer año de secundaria de una escuela pública del interior de Minas Gerais. En total se celebraron diez reuniones en las que se abordó de diversas formas el tema de la inflación. Para este artículo elegimos uno de ellos, en el que exploramos cálculos relacionados con la inflación y reflexiones sobre sus impactos en la sociedad y posibles soluciones para ellos. Los resultados mostraron que los estudiantes comenzaron a realizar nuevas lecturas del mundo, en un proceso de empoderamiento, que posibilitó ensayos de escritura del mundo.Editora da UFOP2024-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/711110.33532/revemop.e2024001Revemop; v. 6 (2024): Rolling Pass; e2024012596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPengporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111/5554https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111/5555Copyright (c) 2024 Revemophttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJacinto, Aline SousaTorisu, Edmilson MinoruViana, Marger da Conceição Ventura2024-04-09T12:41:56Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/7111Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2024-04-09T12:41:56Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio Inflation as a triggering theme for reading and writing of the world: promoting Financial Education in high La inflación como tema detonante de la lectura y la escritura del mundo: promoviendo la Educación Financiera en la escuela secundaria |
title |
Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio |
spellingShingle |
Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio Jacinto, Aline Sousa Financial Education Inflation Critical Mathematics Education Mathematics Education Educación Financiera Inflación. Educación en Matemática Crítica Educación Matemática. Educação Financeira Educação Matemática Crítica Educação Matemática inflação |
title_short |
Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio |
title_full |
Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio |
title_fullStr |
Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio |
title_sort |
Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio |
author |
Jacinto, Aline Sousa |
author_facet |
Jacinto, Aline Sousa Torisu, Edmilson Minoru Viana, Marger da Conceição Ventura |
author_role |
author |
author2 |
Torisu, Edmilson Minoru Viana, Marger da Conceição Ventura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacinto, Aline Sousa Torisu, Edmilson Minoru Viana, Marger da Conceição Ventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Financial Education Inflation Critical Mathematics Education Mathematics Education Educación Financiera Inflación. Educación en Matemática Crítica Educación Matemática. Educação Financeira Educação Matemática Crítica Educação Matemática inflação |
topic |
Financial Education Inflation Critical Mathematics Education Mathematics Education Educación Financiera Inflación. Educación en Matemática Crítica Educación Matemática. Educação Financeira Educação Matemática Crítica Educação Matemática inflação |
description |
Este artigo teve como principal objetivo desvelar contribuições que atividades voltadas à Educação Financeira a partir do tema inflação trouxeram para novas leituras e escritas do mundo de estudantes do Ensino Médio, em uma perspectiva crítica. Os participantes foram estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de Minas Gerais. No total, foram realizados dez encontros, nos quais o tema inflação foi explorado de várias formas. Para este artigo, escolhemos um deles, no qual examinamos cálculos relacionados à inflação; e reflexões em torno dos impactos desta para a sociedade e possíveis soluções para eles. Os resultados evidenciaram que os estudantes passaram a realizar novas leituras do mundo, em um processo de empowerment, que possibilitou ensaios de escritas do mundo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111 10.33532/revemop.e2024001 |
url |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111 |
identifier_str_mv |
10.33532/revemop.e2024001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111/5554 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111/5555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revemop; v. 6 (2024): Rolling Pass; e202401 2596-0245 reponame:Revemop instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Revemop |
collection |
Revemop |
repository.name.fl_str_mv |
Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revemop@ufop.edu.br|| |
_version_ |
1797068970838196224 |