Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinto, Aline Sousa
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Torisu, Edmilson Minoru, Viana, Marger da Conceição Ventura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revemop
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111
Resumo: Este artigo teve como principal objetivo desvelar contribuições que atividades voltadas à Educação Financeira a partir do tema inflação trouxeram para novas leituras e escritas do mundo de estudantes do Ensino Médio, em uma perspectiva crítica. Os participantes foram estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de Minas Gerais. No total, foram realizados dez encontros, nos quais o tema inflação foi explorado de várias formas. Para este artigo, escolhemos um deles, no qual examinamos cálculos relacionados à inflação; e reflexões em torno dos impactos desta para a sociedade e possíveis soluções para eles. Os resultados evidenciaram que os estudantes passaram a realizar novas leituras do mundo, em um processo de empowerment, que possibilitou ensaios de escritas do mundo.
id UFOP-3_00b760d9d69b4fba9857032c144c4121
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/7111
network_acronym_str UFOP-3
network_name_str Revemop
repository_id_str
spelling Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino MédioInflation as a triggering theme for reading and writing of the world: promoting Financial Education in highLa inflación como tema detonante de la lectura y la escritura del mundo: promoviendo la Educación Financiera en la escuela secundaria Financial EducationInflationCritical Mathematics EducationMathematics EducationEducación FinancieraInflación.Educación en Matemática CríticaEducación Matemática.Educação FinanceiraEducação Matemática CríticaEducação MatemáticainflaçãoEste artigo teve como principal objetivo desvelar contribuições que atividades voltadas à Educação Financeira a partir do tema inflação trouxeram para novas leituras e escritas do mundo de estudantes do Ensino Médio, em uma perspectiva crítica. Os participantes foram estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de Minas Gerais. No total, foram realizados dez encontros, nos quais o tema inflação foi explorado de várias formas. Para este artigo, escolhemos um deles, no qual examinamos cálculos relacionados à inflação; e reflexões em torno dos impactos desta para a sociedade e possíveis soluções para eles. Os resultados evidenciaram que os estudantes passaram a realizar novas leituras do mundo, em um processo de empowerment, que possibilitou ensaios de escritas do mundo.The main objective of this article was to reveal contributions that activities, focused on financial education based on the theme of inflation, brought to new readings and writings of the world of high school students, from a critical perspective. The participants were students from a third-year high school class at a state school in the interior of Minas Gerais. In total, ten meetings were held, in which the topic of inflation was explored in various ways. For this article, we chose one of them, in which we explore calculations related to inflation and reflections on its impacts on society and possible solutions for them. The results showed that the students began to carry out new readings of the world, in a process of empowerment, which enabled essays on writing of the world.El principal objetivo de este artículo fue revelar los aportes que las actividades centradas en la EF con base en el tema de la inflación, aportaron a nuevas lecturas y escritos en el mundo de los estudiantes de secundaria, desde una perspectiva crítica. Los participantes eran estudiantes de tercer año de secundaria de una escuela pública del interior de Minas Gerais. En total se celebraron diez reuniones en las que se abordó de diversas formas el tema de la inflación. Para este artículo elegimos uno de ellos, en el que exploramos cálculos relacionados con la inflación y reflexiones sobre sus impactos en la sociedad y posibles soluciones para ellos. Los resultados mostraron que los estudiantes comenzaron a realizar nuevas lecturas del mundo, en un proceso de empoderamiento, que posibilitó ensayos de escritura del mundo.Editora da UFOP2024-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/711110.33532/revemop.e2024001Revemop; v. 6 (2024): Rolling Pass; e2024012596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPengporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111/5554https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111/5555Copyright (c) 2024 Revemophttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJacinto, Aline SousaTorisu, Edmilson MinoruViana, Marger da Conceição Ventura2024-04-09T12:41:56Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/7111Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2024-04-09T12:41:56Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio
Inflation as a triggering theme for reading and writing of the world: promoting Financial Education in high
La inflación como tema detonante de la lectura y la escritura del mundo: promoviendo la Educación Financiera en la escuela secundaria
title Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio
spellingShingle Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio
Jacinto, Aline Sousa
Financial Education
Inflation
Critical Mathematics Education
Mathematics Education
Educación Financiera
Inflación.
Educación en Matemática Crítica
Educación Matemática.
Educação Financeira
Educação Matemática Crítica
Educação Matemática
inflação
title_short Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio
title_full Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio
title_fullStr Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio
title_full_unstemmed Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio
title_sort Inflação como tema disparador de leituras e escritas do mundo: promovendo Educação Financeira no Ensino Médio
author Jacinto, Aline Sousa
author_facet Jacinto, Aline Sousa
Torisu, Edmilson Minoru
Viana, Marger da Conceição Ventura
author_role author
author2 Torisu, Edmilson Minoru
Viana, Marger da Conceição Ventura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacinto, Aline Sousa
Torisu, Edmilson Minoru
Viana, Marger da Conceição Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Financial Education
Inflation
Critical Mathematics Education
Mathematics Education
Educación Financiera
Inflación.
Educación en Matemática Crítica
Educación Matemática.
Educação Financeira
Educação Matemática Crítica
Educação Matemática
inflação
topic Financial Education
Inflation
Critical Mathematics Education
Mathematics Education
Educación Financiera
Inflación.
Educación en Matemática Crítica
Educación Matemática.
Educação Financeira
Educação Matemática Crítica
Educação Matemática
inflação
description Este artigo teve como principal objetivo desvelar contribuições que atividades voltadas à Educação Financeira a partir do tema inflação trouxeram para novas leituras e escritas do mundo de estudantes do Ensino Médio, em uma perspectiva crítica. Os participantes foram estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do interior de Minas Gerais. No total, foram realizados dez encontros, nos quais o tema inflação foi explorado de várias formas. Para este artigo, escolhemos um deles, no qual examinamos cálculos relacionados à inflação; e reflexões em torno dos impactos desta para a sociedade e possíveis soluções para eles. Os resultados evidenciaram que os estudantes passaram a realizar novas leituras do mundo, em um processo de empowerment, que possibilitou ensaios de escritas do mundo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111
10.33532/revemop.e2024001
url https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111
identifier_str_mv 10.33532/revemop.e2024001
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111/5554
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7111/5555
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revemop
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revemop
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
dc.source.none.fl_str_mv Revemop; v. 6 (2024): Rolling Pass; e202401
2596-0245
reponame:Revemop
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Revemop
collection Revemop
repository.name.fl_str_mv Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv revemop@ufop.edu.br||
_version_ 1797068970838196224