THE PAI-do-MATO: narrative of the oral/written tradition from Alagoas and Pernambuco
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1975 |
Resumo: | ABSTRACT The object of this article are two narratives of the Northeastern oral tradition called Pai-do-Mato, which were consecrated in writing by Cascudo. The objective is to dissect the narrative themes of each of two stories and extract from them cultural, traditional and verisimilous narrative traits as a methodological strategy to understand why and for what these two entities appear at that time and in that environment, what their social function in the society of that time and why, nowadays, they lose their peculiar properties and are transformed only into written folkloric literary pieces. The analysis carried out based on the theories of “Culture, Hybridity and Cultural Identity”, “Oral Tradition” and “Narrative Construction of Reality” shows that the loss of peculiar properties, active until practically the end of the last century, points out as consequences of the cultural phenomenon, media, intercultural hybridization, deterritorialization, identity mobility and the globalization of the postmodern world. The results are not conclusive because it is an eminently hermeneutic study. |
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THE PAI-do-MATO: narrative of the oral/written tradition from Alagoas and PernambucoEL PAI-do-MATO: narrativa de la tradición oral/escrita de Alagoas y PernambucoUM PAI-DO-MATO: NARRATIVA DA TRADIÇÃO ORAL/ESCRITA ALAGOANA E PERNAMBUCANAO PAI-DO-MATO: NARRATIVA DA TRADIÇÃO ORAL/ESCRITA ALAGOANA E PERNAMBUCANABelievable narratives. Oral tradition. GlobalizationNARRATIVASTRADIÇÃO ORALGLOBALIZAÇÃONarraciones creíbles. Tradición oral. Globalización.Narrativas verossimilhantes. Tradição oral. GlobalizaçãoABSTRACT The object of this article are two narratives of the Northeastern oral tradition called Pai-do-Mato, which were consecrated in writing by Cascudo. The objective is to dissect the narrative themes of each of two stories and extract from them cultural, traditional and verisimilous narrative traits as a methodological strategy to understand why and for what these two entities appear at that time and in that environment, what their social function in the society of that time and why, nowadays, they lose their peculiar properties and are transformed only into written folkloric literary pieces. The analysis carried out based on the theories of “Culture, Hybridity and Cultural Identity”, “Oral Tradition” and “Narrative Construction of Reality” shows that the loss of peculiar properties, active until practically the end of the last century, points out as consequences of the cultural phenomenon, media, intercultural hybridization, deterritorialization, identity mobility and the globalization of the postmodern world. The results are not conclusive because it is an eminently hermeneutic study.RESUMEN El objeto de este artículo son dos narraciones de la tradición oral nororiental denominada Pai-do-Mato, que fueron consagradas por escrito por Cascudo. El objetivo es diseccionar los temas narrativos de cada uno de dos relatos y extraer de ellos rasgos narrativos culturales, tradicionales y verosímiles como estrategia metodológica para comprender por qué y para qué aparecen estas dos entidades en ese momento y en ese medio, cuál es su función social. en la sociedad de entonces y por qué, en la actualidad, pierden sus propiedades peculiares y se transforman sólo en piezas literarias folklóricas escritas. El análisis realizado a partir de las teorías de “Cultura, Hibridez e Identidad Cultural”, “Tradición Oral” y “Construcción Narrativa de la Realidad” muestra que la pérdida de propiedades peculiares, activa hasta prácticamente finales del siglo pasado, señala como consecuencias de la el fenómeno cultural, los medios, la hibridación intercultural, la desterritorialización, la movilidad identitaria y la globalización del mundo posmoderno. Los resultados no son concluyentes por tratarse de un estudio eminentemente hermenéutico.RESUMO O objeto deste artigo são duas narrativas da tradição oral nordestina denominadas Pai-do-Mato, que foram consagradas por escrito em livro por Cascudo. O objetivo consiste em dissecar os narratemas de cada uma duas histórias e deles extrair traços culturais, tradicionais e narrativos verossimilhantes como estratégia metodológica para compreender por que e para que esses dois entes surgem naquela época e naquele ambiente, qual sua função social na sociedade daquele tempo e por que, na atualidade, perdem as propriedades peculiares e são transformadas tão somente em peças literárias de cunho folclórico escritas. A análise realizada com base nas teorias da “Cultura, Hibridismo e Identidade Cultural”, “Tradição oral” e “Construção Narrativa da Realidade” mostra que a perda das propriedades peculiares, ativas até praticamente o final do século passado, apontam como consequências do fenômeno cultural, midiático, da hibridização intercultural, da desterritorialização, da mobilidade identitária e da globalização do mundo pós-moderno. Os resultados não são conclusivos por se tratar de um estudo eminentemente hermenêutico.RESUMO O objeto deste artigo são duas narrativas da tradição oral nordestina denominadas Pai-do-Mato, que foram consagradas por escrito em livro por Cascudo. O objetivo consiste em dissecar os narratemas de cada uma duas histórias e deles extrair traços culturais, tradicionais e narrativos verossimilhantes como estratégia metodológica para compreender por que e para que esses dois entes surgem naquela época e naquele ambiente, qual sua função social na sociedade daquele tempo e por que, na atualidade, perdem as propriedades peculiares e são transformadas tão somente em peças literárias de cunho folclórico escritas. A análise realizada com base nas teorias da “Cultura, Hibridismo e Identidade Cultural”, “Tradição oral” e “Construção Narrativa da Realidade” mostra que a perda das propriedades peculiares, ativas até praticamente o final do século passado, apontam como consequências do fenômeno cultural, midiático, da hibridização intercultural, da desterritorialização, da mobilidade identitária e da globalização do mundo pós-moderno. Os resultados não são conclusivos por se tratar de um estudo eminentemente hermenêutico.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2022-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextotextotextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/197510.24065/2237-9460.2022v12n1ID1975Revista Exitus; v. 12 (2022); e0220822237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1975/1296Copyright (c) 2022 Valdir Veginehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVegini, ValdirVegini, Rebecca Louize da Silva2022-05-20T19:43:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1975Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:31.987188Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
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