A alternativa crítica do gestor frente às políticas de inclusão sócioeducacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Antônio Carlos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/150
Resumo: O Artigo analisa três pressupostos político-ideológicos do gestor escolar como condição sine qua non para tomadas de decisão crítica diante das chamadas políticas de inclusão socioeducacional do governo brasileiro. Utilizando-se da análise histórica, o estudo, com base em autores que dissecaram a natureza da sociedade capitalista e de suas revoluções, demonstra como foi construída a natureza correspondente da escola pública burguesa e, em função disso, sugere três pressupostos para um posicionamento crítico do gestor educacional frente às políticas de inclusão: a opção intransigente pela escola pública, a rejeição da escola pública existente e a inclusão da escola pública na transição do fordismo para a sociedade digital. Embasado por tal concepção, o próprio autor se posiciona acerca das políticas de inclusão do governo brasileiro. Palavras-chave: Política educacional. Gestão educacional. Inclusão socioeducacional.
id UFOPA-1_1474f528245196b21c4238c768a23b6c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/150
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling A alternativa crítica do gestor frente às políticas de inclusão sócioeducacionalO Artigo analisa três pressupostos político-ideológicos do gestor escolar como condição sine qua non para tomadas de decisão crítica diante das chamadas políticas de inclusão socioeducacional do governo brasileiro. Utilizando-se da análise histórica, o estudo, com base em autores que dissecaram a natureza da sociedade capitalista e de suas revoluções, demonstra como foi construída a natureza correspondente da escola pública burguesa e, em função disso, sugere três pressupostos para um posicionamento crítico do gestor educacional frente às políticas de inclusão: a opção intransigente pela escola pública, a rejeição da escola pública existente e a inclusão da escola pública na transição do fordismo para a sociedade digital. Embasado por tal concepção, o próprio autor se posiciona acerca das políticas de inclusão do governo brasileiro. Palavras-chave: Política educacional. Gestão educacional. Inclusão socioeducacional.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/150Revista Exitus; v. 3 n. 2 (2013); 55-662237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/150/150Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Antônio Carlos2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/150Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:08.610064Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A alternativa crítica do gestor frente às políticas de inclusão sócioeducacional
title A alternativa crítica do gestor frente às políticas de inclusão sócioeducacional
spellingShingle A alternativa crítica do gestor frente às políticas de inclusão sócioeducacional
Maciel, Antônio Carlos
title_short A alternativa crítica do gestor frente às políticas de inclusão sócioeducacional
title_full A alternativa crítica do gestor frente às políticas de inclusão sócioeducacional
title_fullStr A alternativa crítica do gestor frente às políticas de inclusão sócioeducacional
title_full_unstemmed A alternativa crítica do gestor frente às políticas de inclusão sócioeducacional
title_sort A alternativa crítica do gestor frente às políticas de inclusão sócioeducacional
author Maciel, Antônio Carlos
author_facet Maciel, Antônio Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Antônio Carlos
description O Artigo analisa três pressupostos político-ideológicos do gestor escolar como condição sine qua non para tomadas de decisão crítica diante das chamadas políticas de inclusão socioeducacional do governo brasileiro. Utilizando-se da análise histórica, o estudo, com base em autores que dissecaram a natureza da sociedade capitalista e de suas revoluções, demonstra como foi construída a natureza correspondente da escola pública burguesa e, em função disso, sugere três pressupostos para um posicionamento crítico do gestor educacional frente às políticas de inclusão: a opção intransigente pela escola pública, a rejeição da escola pública existente e a inclusão da escola pública na transição do fordismo para a sociedade digital. Embasado por tal concepção, o próprio autor se posiciona acerca das políticas de inclusão do governo brasileiro. Palavras-chave: Política educacional. Gestão educacional. Inclusão socioeducacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/150
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/150/150
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 3 n. 2 (2013); 55-66
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036835627008