A educação superior e os desafios da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colares, Anselmo Alencar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/404
Resumo: Certa vez li uma narrativa sobre uma empresa do ramo de calçados, a qual pretendia estabelecer uma filial em outra cidade e para lá enviou seu vendedor mais experiente para que pudesse ter um termômetro do potencial de negócios. Na bagagem um número limitado de produtos para uma primeira venda. Ao chegar ao local o vendedor mediante observação atenta ficou abalado e enviou mensagem solicitando que seu retorno fosse abreviado argumentando “aqui ninguém usa sapatos”. Os dirigentes da empresa acolheram o pedido, porém, resolveram enviar um segundo emissário. Desta feita um jovem vendedor, sem a experiência do primeiro, todavia com o entusiasmo e a vontade de acertar que são típicos das pessoas determinadas. Este, ao chegar e também fazer a observação atenta, imediatamente enviou mensagem com o seguinte teor: “Mandem mais sapatos. Aqui ninguém usa!”.Uma mesma situação vista sob perspectivas diferentes. Um olhar “experiente” – colocada entre aspas por concordar com o entendimento de Larossa para o qual a experiência não pode ser confundida com o tempo. As vezes uma pessoa faz algo durante décadas, mas a experiência é mínima porque faz sempre da mesma forma irrefletida. Por outro lado, outro que faz a menos tempo, exercita a capacidade reflexiva e com isso reelabora o conhecimento sobre o que faz, ampliando o saber e, por conseguinte, a experiência.Como estou me dirigindo a professores que acabam de ingressar na Ufopa, faço uma analogia com a narrativa acima e convido-os a se perguntarem sobre qual olhar lançam sobre esta instituição e sobre as pessoas para as quais vão estar “vendendo” seus produtos. Estou utilizando os termos mercadológicos apenas como ilustração, mas é claro que não considero a educação mercadoria e muito menos as pessoas como clientes, nem tampouco a instituição universidade como uma organização. Alias, sugiro a leitura de textos de Marilena Chaui nos quais ela aborda este tema com muita propriedade, fazendo a defesa da instituição e apontando todos os problemas decorrentes da crescente investida para que ela torne-se cada vez mais operacional, em detrimento do seu papel político e social enquanto instituição publica.
id UFOPA-1_157fd3b849436100ce988f59bd71a854
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/404
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling A educação superior e os desafios da prática docenteCerta vez li uma narrativa sobre uma empresa do ramo de calçados, a qual pretendia estabelecer uma filial em outra cidade e para lá enviou seu vendedor mais experiente para que pudesse ter um termômetro do potencial de negócios. Na bagagem um número limitado de produtos para uma primeira venda. Ao chegar ao local o vendedor mediante observação atenta ficou abalado e enviou mensagem solicitando que seu retorno fosse abreviado argumentando “aqui ninguém usa sapatos”. Os dirigentes da empresa acolheram o pedido, porém, resolveram enviar um segundo emissário. Desta feita um jovem vendedor, sem a experiência do primeiro, todavia com o entusiasmo e a vontade de acertar que são típicos das pessoas determinadas. Este, ao chegar e também fazer a observação atenta, imediatamente enviou mensagem com o seguinte teor: “Mandem mais sapatos. Aqui ninguém usa!”.Uma mesma situação vista sob perspectivas diferentes. Um olhar “experiente” – colocada entre aspas por concordar com o entendimento de Larossa para o qual a experiência não pode ser confundida com o tempo. As vezes uma pessoa faz algo durante décadas, mas a experiência é mínima porque faz sempre da mesma forma irrefletida. Por outro lado, outro que faz a menos tempo, exercita a capacidade reflexiva e com isso reelabora o conhecimento sobre o que faz, ampliando o saber e, por conseguinte, a experiência.Como estou me dirigindo a professores que acabam de ingressar na Ufopa, faço uma analogia com a narrativa acima e convido-os a se perguntarem sobre qual olhar lançam sobre esta instituição e sobre as pessoas para as quais vão estar “vendendo” seus produtos. Estou utilizando os termos mercadológicos apenas como ilustração, mas é claro que não considero a educação mercadoria e muito menos as pessoas como clientes, nem tampouco a instituição universidade como uma organização. Alias, sugiro a leitura de textos de Marilena Chaui nos quais ela aborda este tema com muita propriedade, fazendo a defesa da instituição e apontando todos os problemas decorrentes da crescente investida para que ela torne-se cada vez mais operacional, em detrimento do seu papel político e social enquanto instituição publica.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/40410.24065/2237-9460.2018v8n1ID404Revista Exitus; v. 8 n. 1 (2018); 17-332237-946010.24065/2237-9460.2018v8n1reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/404/315Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessColares, Anselmo Alencar2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/404Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:13.194907Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação superior e os desafios da prática docente
title A educação superior e os desafios da prática docente
spellingShingle A educação superior e os desafios da prática docente
Colares, Anselmo Alencar
title_short A educação superior e os desafios da prática docente
title_full A educação superior e os desafios da prática docente
title_fullStr A educação superior e os desafios da prática docente
title_full_unstemmed A educação superior e os desafios da prática docente
title_sort A educação superior e os desafios da prática docente
author Colares, Anselmo Alencar
author_facet Colares, Anselmo Alencar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colares, Anselmo Alencar
description Certa vez li uma narrativa sobre uma empresa do ramo de calçados, a qual pretendia estabelecer uma filial em outra cidade e para lá enviou seu vendedor mais experiente para que pudesse ter um termômetro do potencial de negócios. Na bagagem um número limitado de produtos para uma primeira venda. Ao chegar ao local o vendedor mediante observação atenta ficou abalado e enviou mensagem solicitando que seu retorno fosse abreviado argumentando “aqui ninguém usa sapatos”. Os dirigentes da empresa acolheram o pedido, porém, resolveram enviar um segundo emissário. Desta feita um jovem vendedor, sem a experiência do primeiro, todavia com o entusiasmo e a vontade de acertar que são típicos das pessoas determinadas. Este, ao chegar e também fazer a observação atenta, imediatamente enviou mensagem com o seguinte teor: “Mandem mais sapatos. Aqui ninguém usa!”.Uma mesma situação vista sob perspectivas diferentes. Um olhar “experiente” – colocada entre aspas por concordar com o entendimento de Larossa para o qual a experiência não pode ser confundida com o tempo. As vezes uma pessoa faz algo durante décadas, mas a experiência é mínima porque faz sempre da mesma forma irrefletida. Por outro lado, outro que faz a menos tempo, exercita a capacidade reflexiva e com isso reelabora o conhecimento sobre o que faz, ampliando o saber e, por conseguinte, a experiência.Como estou me dirigindo a professores que acabam de ingressar na Ufopa, faço uma analogia com a narrativa acima e convido-os a se perguntarem sobre qual olhar lançam sobre esta instituição e sobre as pessoas para as quais vão estar “vendendo” seus produtos. Estou utilizando os termos mercadológicos apenas como ilustração, mas é claro que não considero a educação mercadoria e muito menos as pessoas como clientes, nem tampouco a instituição universidade como uma organização. Alias, sugiro a leitura de textos de Marilena Chaui nos quais ela aborda este tema com muita propriedade, fazendo a defesa da instituição e apontando todos os problemas decorrentes da crescente investida para que ela torne-se cada vez mais operacional, em detrimento do seu papel político e social enquanto instituição publica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/404
10.24065/2237-9460.2018v8n1ID404
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/404
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2018v8n1ID404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/404/315
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 8 n. 1 (2018); 17-33
2237-9460
10.24065/2237-9460.2018v8n1
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037377740800