Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/80 |
Resumo: | Nestes tempos de rápidas e profundas transformações sociais que repercutem, por vezes de maneira dramática nas escolas, acaba obrigando os professores a fundamentarem-se teoricamente para justificar à comunidade escolar e à própria sociedade o que já sabem fazer: transmitir saberes universais construídos historicamente, estreitando assim as relações entre o seu próprio discurso, o da legislação e o de sua prática pedagógica. Em tempos de inclusão, nunca fez-se tão necessária a busca por qualificação na formação profissional, objetivando transformar a sociedade excludente em uma sociedade para todos. Uma sociedade onde todos possam, por meio da educação, refletir criticamente sobre as suas potencialidades e limitações, bem como sobre as de outras pessoas, independente se estas pessoas/alunos apresentam ou não Necessidade Educacionais Especiais. E, mesmo talvez com uma visão utópica, não se pode deixar de acreditar que todo ser humano é indispensável e importante para a construção de uma sociedade mais justa, e como o alunado também adquire valores através da educação, que estes valores estejam atrelados ao reconhecimento de que cada ser humano é único e especial, tendo muito a contribuir com suas diferenças. Palavras-chave: Inclusão. Práticas pedagógicas. Formação profissional. |
id |
UFOPA-1_1fbc7a2d041fc4290e132350dca074fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/80 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas consideraçõesNestes tempos de rápidas e profundas transformações sociais que repercutem, por vezes de maneira dramática nas escolas, acaba obrigando os professores a fundamentarem-se teoricamente para justificar à comunidade escolar e à própria sociedade o que já sabem fazer: transmitir saberes universais construídos historicamente, estreitando assim as relações entre o seu próprio discurso, o da legislação e o de sua prática pedagógica. Em tempos de inclusão, nunca fez-se tão necessária a busca por qualificação na formação profissional, objetivando transformar a sociedade excludente em uma sociedade para todos. Uma sociedade onde todos possam, por meio da educação, refletir criticamente sobre as suas potencialidades e limitações, bem como sobre as de outras pessoas, independente se estas pessoas/alunos apresentam ou não Necessidade Educacionais Especiais. E, mesmo talvez com uma visão utópica, não se pode deixar de acreditar que todo ser humano é indispensável e importante para a construção de uma sociedade mais justa, e como o alunado também adquire valores através da educação, que estes valores estejam atrelados ao reconhecimento de que cada ser humano é único e especial, tendo muito a contribuir com suas diferenças. Palavras-chave: Inclusão. Práticas pedagógicas. Formação profissional.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/80Revista Exitus; v. 2 n. 1 (2012); 157-1662237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/80/80Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMahl, ElianeDenari, Fátima ElisabethBorella, Douglas RobertoStoch, Jalusa AndréaRocha, Fabiano da Guia2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/80Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:06.572666Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações |
title |
Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações |
spellingShingle |
Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações Mahl, Eliane |
title_short |
Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações |
title_full |
Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações |
title_fullStr |
Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações |
title_full_unstemmed |
Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações |
title_sort |
Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações |
author |
Mahl, Eliane |
author_facet |
Mahl, Eliane Denari, Fátima Elisabeth Borella, Douglas Roberto Stoch, Jalusa Andréa Rocha, Fabiano da Guia |
author_role |
author |
author2 |
Denari, Fátima Elisabeth Borella, Douglas Roberto Stoch, Jalusa Andréa Rocha, Fabiano da Guia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mahl, Eliane Denari, Fátima Elisabeth Borella, Douglas Roberto Stoch, Jalusa Andréa Rocha, Fabiano da Guia |
description |
Nestes tempos de rápidas e profundas transformações sociais que repercutem, por vezes de maneira dramática nas escolas, acaba obrigando os professores a fundamentarem-se teoricamente para justificar à comunidade escolar e à própria sociedade o que já sabem fazer: transmitir saberes universais construídos historicamente, estreitando assim as relações entre o seu próprio discurso, o da legislação e o de sua prática pedagógica. Em tempos de inclusão, nunca fez-se tão necessária a busca por qualificação na formação profissional, objetivando transformar a sociedade excludente em uma sociedade para todos. Uma sociedade onde todos possam, por meio da educação, refletir criticamente sobre as suas potencialidades e limitações, bem como sobre as de outras pessoas, independente se estas pessoas/alunos apresentam ou não Necessidade Educacionais Especiais. E, mesmo talvez com uma visão utópica, não se pode deixar de acreditar que todo ser humano é indispensável e importante para a construção de uma sociedade mais justa, e como o alunado também adquire valores através da educação, que estes valores estejam atrelados ao reconhecimento de que cada ser humano é único e especial, tendo muito a contribuir com suas diferenças. Palavras-chave: Inclusão. Práticas pedagógicas. Formação profissional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/80 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/80/80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 2 n. 1 (2012); 157-166 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036330213376 |