Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mahl, Eliane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Denari, Fátima Elisabeth, Borella, Douglas Roberto, Stoch, Jalusa Andréa, Rocha, Fabiano da Guia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/80
Resumo: Nestes tempos de rápidas e profundas transformações sociais que repercutem, por vezes de maneira dramática nas escolas, acaba obrigando os professores a fundamentarem-se teoricamente para justificar à comunidade escolar e à própria sociedade o que já sabem fazer: transmitir saberes universais construídos historicamente, estreitando assim as relações entre o seu próprio discurso, o da legislação e o de sua prática pedagógica. Em tempos de inclusão, nunca fez-se tão necessária a busca por qualificação na formação profissional, objetivando transformar a sociedade excludente em uma sociedade para todos. Uma sociedade onde todos possam, por meio da educação, refletir criticamente sobre as suas potencialidades e limitações, bem como sobre as de outras pessoas, independente se estas pessoas/alunos apresentam ou não Necessidade Educacionais Especiais. E, mesmo talvez com uma visão utópica, não se pode deixar de acreditar que todo ser humano é indispensável e importante para a construção de uma sociedade mais justa, e como o alunado também adquire valores através da educação, que estes valores estejam atrelados ao reconhecimento de que cada ser humano é único e especial, tendo muito a contribuir com suas diferenças. Palavras-chave: Inclusão. Práticas pedagógicas. Formação profissional.
id UFOPA-1_1fbc7a2d041fc4290e132350dca074fe
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/80
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas consideraçõesNestes tempos de rápidas e profundas transformações sociais que repercutem, por vezes de maneira dramática nas escolas, acaba obrigando os professores a fundamentarem-se teoricamente para justificar à comunidade escolar e à própria sociedade o que já sabem fazer: transmitir saberes universais construídos historicamente, estreitando assim as relações entre o seu próprio discurso, o da legislação e o de sua prática pedagógica. Em tempos de inclusão, nunca fez-se tão necessária a busca por qualificação na formação profissional, objetivando transformar a sociedade excludente em uma sociedade para todos. Uma sociedade onde todos possam, por meio da educação, refletir criticamente sobre as suas potencialidades e limitações, bem como sobre as de outras pessoas, independente se estas pessoas/alunos apresentam ou não Necessidade Educacionais Especiais. E, mesmo talvez com uma visão utópica, não se pode deixar de acreditar que todo ser humano é indispensável e importante para a construção de uma sociedade mais justa, e como o alunado também adquire valores através da educação, que estes valores estejam atrelados ao reconhecimento de que cada ser humano é único e especial, tendo muito a contribuir com suas diferenças. Palavras-chave: Inclusão. Práticas pedagógicas. Formação profissional.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/80Revista Exitus; v. 2 n. 1 (2012); 157-1662237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/80/80Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMahl, ElianeDenari, Fátima ElisabethBorella, Douglas RobertoStoch, Jalusa AndréaRocha, Fabiano da Guia2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/80Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:06.572666Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações
title Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações
spellingShingle Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações
Mahl, Eliane
title_short Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações
title_full Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações
title_fullStr Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações
title_full_unstemmed Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações
title_sort Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações
author Mahl, Eliane
author_facet Mahl, Eliane
Denari, Fátima Elisabeth
Borella, Douglas Roberto
Stoch, Jalusa Andréa
Rocha, Fabiano da Guia
author_role author
author2 Denari, Fátima Elisabeth
Borella, Douglas Roberto
Stoch, Jalusa Andréa
Rocha, Fabiano da Guia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mahl, Eliane
Denari, Fátima Elisabeth
Borella, Douglas Roberto
Stoch, Jalusa Andréa
Rocha, Fabiano da Guia
description Nestes tempos de rápidas e profundas transformações sociais que repercutem, por vezes de maneira dramática nas escolas, acaba obrigando os professores a fundamentarem-se teoricamente para justificar à comunidade escolar e à própria sociedade o que já sabem fazer: transmitir saberes universais construídos historicamente, estreitando assim as relações entre o seu próprio discurso, o da legislação e o de sua prática pedagógica. Em tempos de inclusão, nunca fez-se tão necessária a busca por qualificação na formação profissional, objetivando transformar a sociedade excludente em uma sociedade para todos. Uma sociedade onde todos possam, por meio da educação, refletir criticamente sobre as suas potencialidades e limitações, bem como sobre as de outras pessoas, independente se estas pessoas/alunos apresentam ou não Necessidade Educacionais Especiais. E, mesmo talvez com uma visão utópica, não se pode deixar de acreditar que todo ser humano é indispensável e importante para a construção de uma sociedade mais justa, e como o alunado também adquire valores através da educação, que estes valores estejam atrelados ao reconhecimento de que cada ser humano é único e especial, tendo muito a contribuir com suas diferenças. Palavras-chave: Inclusão. Práticas pedagógicas. Formação profissional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/80
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/80/80
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 2 n. 1 (2012); 157-166
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036330213376