Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Michele Gomes Noé da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cardoso, Adriana Gustavo, Silva, Analton Alves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1193
Resumo:    Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre currículo e inclusão escolar. Apresenta conceitos baseados na definição de currículo formal e informal, além de abordar sua significação no contexto social, baseada em autores como Sacritán, Mantoan, Mazzota e legislações específicas. A discussão perpassa também em acolher a diversidade na construção de um currículo inclusivo, pois o currículo, na importância de seu contexto no processo pedagógico, merece ser pensado de forma particular pelos atores que o vivenciará. Dizemos isso, em função justamente de seu papel social, pois aqui engloba aspectos tanto culturais como pedagógicos no seu fazer.
id UNIR-3_0fc1db38e0de876ca149aeb9c5c66c67
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1193
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolarCurrículo. Escola. Inclusão. Diversidade.Educação   Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre currículo e inclusão escolar. Apresenta conceitos baseados na definição de currículo formal e informal, além de abordar sua significação no contexto social, baseada em autores como Sacritán, Mantoan, Mazzota e legislações específicas. A discussão perpassa também em acolher a diversidade na construção de um currículo inclusivo, pois o currículo, na importância de seu contexto no processo pedagógico, merece ser pensado de forma particular pelos atores que o vivenciará. Dizemos isso, em função justamente de seu papel social, pois aqui engloba aspectos tanto culturais como pedagógicos no seu fazer.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/119310.26568/2359-2087.2014.1193EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 88-982359-20872359-208710.26568/educa.v1i2reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1193/1274Costa, Michele Gomes Noé daCardoso, Adriana GustavoSilva, Analton Alves dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T00:07:36Zoai:periodicos.unir.br:article/1193Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2015-04-08T00:07:36Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar
title Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar
spellingShingle Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar
Costa, Michele Gomes Noé da
Currículo. Escola. Inclusão. Diversidade.
Educação
title_short Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar
title_full Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar
title_fullStr Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar
title_full_unstemmed Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar
title_sort Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar
author Costa, Michele Gomes Noé da
author_facet Costa, Michele Gomes Noé da
Cardoso, Adriana Gustavo
Silva, Analton Alves da
author_role author
author2 Cardoso, Adriana Gustavo
Silva, Analton Alves da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Michele Gomes Noé da
Cardoso, Adriana Gustavo
Silva, Analton Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Escola. Inclusão. Diversidade.
Educação
topic Currículo. Escola. Inclusão. Diversidade.
Educação
description    Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre currículo e inclusão escolar. Apresenta conceitos baseados na definição de currículo formal e informal, além de abordar sua significação no contexto social, baseada em autores como Sacritán, Mantoan, Mazzota e legislações específicas. A discussão perpassa também em acolher a diversidade na construção de um currículo inclusivo, pois o currículo, na importância de seu contexto no processo pedagógico, merece ser pensado de forma particular pelos atores que o vivenciará. Dizemos isso, em função justamente de seu papel social, pois aqui engloba aspectos tanto culturais como pedagógicos no seu fazer.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1193
10.26568/2359-2087.2014.1193
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1193
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2014.1193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1193/1274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 88-98
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v1i2
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541545373696