Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1193 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre currículo e inclusão escolar. Apresenta conceitos baseados na definição de currículo formal e informal, além de abordar sua significação no contexto social, baseada em autores como Sacritán, Mantoan, Mazzota e legislações específicas. A discussão perpassa também em acolher a diversidade na construção de um currículo inclusivo, pois o currículo, na importância de seu contexto no processo pedagógico, merece ser pensado de forma particular pelos atores que o vivenciará. Dizemos isso, em função justamente de seu papel social, pois aqui engloba aspectos tanto culturais como pedagógicos no seu fazer. |
id |
UNIR-3_0fc1db38e0de876ca149aeb9c5c66c67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1193 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolarCurrículo. Escola. Inclusão. Diversidade.Educação Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre currículo e inclusão escolar. Apresenta conceitos baseados na definição de currículo formal e informal, além de abordar sua significação no contexto social, baseada em autores como Sacritán, Mantoan, Mazzota e legislações específicas. A discussão perpassa também em acolher a diversidade na construção de um currículo inclusivo, pois o currículo, na importância de seu contexto no processo pedagógico, merece ser pensado de forma particular pelos atores que o vivenciará. Dizemos isso, em função justamente de seu papel social, pois aqui engloba aspectos tanto culturais como pedagógicos no seu fazer.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/119310.26568/2359-2087.2014.1193EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 88-982359-20872359-208710.26568/educa.v1i2reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1193/1274Costa, Michele Gomes Noé daCardoso, Adriana GustavoSilva, Analton Alves dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T00:07:36Zoai:periodicos.unir.br:article/1193Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2015-04-08T00:07:36Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar |
title |
Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar |
spellingShingle |
Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar Costa, Michele Gomes Noé da Currículo. Escola. Inclusão. Diversidade. Educação |
title_short |
Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar |
title_full |
Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar |
title_fullStr |
Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar |
title_full_unstemmed |
Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar |
title_sort |
Algumas considerações sobre currículo e inclusão escolar |
author |
Costa, Michele Gomes Noé da |
author_facet |
Costa, Michele Gomes Noé da Cardoso, Adriana Gustavo Silva, Analton Alves da |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Adriana Gustavo Silva, Analton Alves da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Michele Gomes Noé da Cardoso, Adriana Gustavo Silva, Analton Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo. Escola. Inclusão. Diversidade. Educação |
topic |
Currículo. Escola. Inclusão. Diversidade. Educação |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre currículo e inclusão escolar. Apresenta conceitos baseados na definição de currículo formal e informal, além de abordar sua significação no contexto social, baseada em autores como Sacritán, Mantoan, Mazzota e legislações específicas. A discussão perpassa também em acolher a diversidade na construção de um currículo inclusivo, pois o currículo, na importância de seu contexto no processo pedagógico, merece ser pensado de forma particular pelos atores que o vivenciará. Dizemos isso, em função justamente de seu papel social, pois aqui engloba aspectos tanto culturais como pedagógicos no seu fazer. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1193 10.26568/2359-2087.2014.1193 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1193 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2014.1193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/1193/1274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 1 n. 2 (2014); 88-98 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v1i2 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174541545373696 |