A constituição do gerencialismo na educação brasileira: implicações na valorização dos profissionais da educação
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/103 |
Resumo: | A constituição do gerencialismo na educação brasileira tem se configurado, desde os anos de 1990, no país. Como se caracteriza por um processo no qual o setor público tem incorporado aspectos da cultura empresarial competitiva, o artigo tem o intuito de analisar os elementos que a configuraram e legitimaram desde a reforma educacional, ocorrida nos anos de 1990 e suas implicações na valorização dos profissionais da educação. Evidenciou-se que embora os profissionais da educação, nos últimos vinte anos tenham obtido uma conquista significativa para a categoria, com o estabelecimento do Piso Salarial dos Profissionais da Educação, desde o ano de 2008, a performatividade tem sido determinante para o estabelecimento da valorização desses profissionais, diante da legitimidade conferida pela responsabilização dos sujeitos. Palavras-Chave: Gerencialismo. Reforma educacional. Profissionais da educação. |
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A constituição do gerencialismo na educação brasileira: implicações na valorização dos profissionais da educaçãoA constituição do gerencialismo na educação brasileira tem se configurado, desde os anos de 1990, no país. Como se caracteriza por um processo no qual o setor público tem incorporado aspectos da cultura empresarial competitiva, o artigo tem o intuito de analisar os elementos que a configuraram e legitimaram desde a reforma educacional, ocorrida nos anos de 1990 e suas implicações na valorização dos profissionais da educação. Evidenciou-se que embora os profissionais da educação, nos últimos vinte anos tenham obtido uma conquista significativa para a categoria, com o estabelecimento do Piso Salarial dos Profissionais da Educação, desde o ano de 2008, a performatividade tem sido determinante para o estabelecimento da valorização desses profissionais, diante da legitimidade conferida pela responsabilização dos sujeitos. Palavras-Chave: Gerencialismo. Reforma educacional. Profissionais da educação.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/103Revista Exitus; v. 2 n. 2 (2012); 51-602237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/103/103Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessJeffrey, Debora Cristina2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/103Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:07.402769Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
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