Um olhar para as relações entre as modelagens matemática e científica a partir de um estudo bibliográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Halberstadt, Fabrício Fernando
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santarosa, Maria Cecília Pereira, Garcia, Isabel Krey
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1224
Resumo: O presente trabalho debruça-se sobre como a relação entre as modelagens científica e matemática tem sido abordada em trabalhos publicados em anais de eventos nas áreas de Educação Matemática e Educação em Ciências. Tem-se por pressuposto de que a construção de modelos científicos geralmente requer algum nível de matematização. Descrevem-se os fundamentos, percursos e resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo e do tipo bibliográfica, na qual se buscou investigar o seguinte problema de pesquisa: como são tratados os temas Modelagem Científica e Modelagem Matemática e suas relações em eventos nas áreas da Educação Matemática e Educação em Ciências? Foram analisados os anais das duas últimas edições do Encontro Paranaense de Modelagem Matemática – EPMEM, do último Encontro Paraense de Modelagem Matemática – EPAMM, da última Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática – CNMEM e das duas mais recentes edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Verifica-se que os trabalhos sobre modelagem na Educação Matemática analisados, de uma forma geral, não objetivam construir um modelo científico propriamente dito, buscam exclusivamente a construção de um modelo matemático. As modelagens descritas nos trabalhos publicados nas duas edições do ENPEC analisadas visam unicamente à construção dos modelos científicos. Esse resultado mostra a necessidade de pesquisas que possam caracterizar e diferenciar cada um dos processos, e buscar ações interdisciplinares que possam evidenciar as relações conceituais entre a matemática e as ciências, promovendo o avanço da aprendizagem em todos os níveis de ensino.
id UFOPA-1_262e7e6ea2aa4206c1d901494a524581
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1224
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Um olhar para as relações entre as modelagens matemática e científica a partir de um estudo bibliográficoModelagem MatemáticaModelagem CientíficaPesquisa BibliográficaO presente trabalho debruça-se sobre como a relação entre as modelagens científica e matemática tem sido abordada em trabalhos publicados em anais de eventos nas áreas de Educação Matemática e Educação em Ciências. Tem-se por pressuposto de que a construção de modelos científicos geralmente requer algum nível de matematização. Descrevem-se os fundamentos, percursos e resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo e do tipo bibliográfica, na qual se buscou investigar o seguinte problema de pesquisa: como são tratados os temas Modelagem Científica e Modelagem Matemática e suas relações em eventos nas áreas da Educação Matemática e Educação em Ciências? Foram analisados os anais das duas últimas edições do Encontro Paranaense de Modelagem Matemática – EPMEM, do último Encontro Paraense de Modelagem Matemática – EPAMM, da última Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática – CNMEM e das duas mais recentes edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Verifica-se que os trabalhos sobre modelagem na Educação Matemática analisados, de uma forma geral, não objetivam construir um modelo científico propriamente dito, buscam exclusivamente a construção de um modelo matemático. As modelagens descritas nos trabalhos publicados nas duas edições do ENPEC analisadas visam unicamente à construção dos modelos científicos. Esse resultado mostra a necessidade de pesquisas que possam caracterizar e diferenciar cada um dos processos, e buscar ações interdisciplinares que possam evidenciar as relações conceituais entre a matemática e as ciências, promovendo o avanço da aprendizagem em todos os níveis de ensino.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/122410.24065/2237-9460.2020v10n1ID1224Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200672237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1224/863Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHalberstadt, Fabrício FernandoSantarosa, Maria Cecília Pereira Garcia, Isabel Krey 2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1224Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:21.575117Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar para as relações entre as modelagens matemática e científica a partir de um estudo bibliográfico
title Um olhar para as relações entre as modelagens matemática e científica a partir de um estudo bibliográfico
spellingShingle Um olhar para as relações entre as modelagens matemática e científica a partir de um estudo bibliográfico
Halberstadt, Fabrício Fernando
Modelagem Matemática
Modelagem Científica
Pesquisa Bibliográfica
title_short Um olhar para as relações entre as modelagens matemática e científica a partir de um estudo bibliográfico
title_full Um olhar para as relações entre as modelagens matemática e científica a partir de um estudo bibliográfico
title_fullStr Um olhar para as relações entre as modelagens matemática e científica a partir de um estudo bibliográfico
title_full_unstemmed Um olhar para as relações entre as modelagens matemática e científica a partir de um estudo bibliográfico
title_sort Um olhar para as relações entre as modelagens matemática e científica a partir de um estudo bibliográfico
author Halberstadt, Fabrício Fernando
author_facet Halberstadt, Fabrício Fernando
Santarosa, Maria Cecília Pereira
Garcia, Isabel Krey
author_role author
author2 Santarosa, Maria Cecília Pereira
Garcia, Isabel Krey
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Halberstadt, Fabrício Fernando
Santarosa, Maria Cecília Pereira
Garcia, Isabel Krey
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática
Modelagem Científica
Pesquisa Bibliográfica
topic Modelagem Matemática
Modelagem Científica
Pesquisa Bibliográfica
description O presente trabalho debruça-se sobre como a relação entre as modelagens científica e matemática tem sido abordada em trabalhos publicados em anais de eventos nas áreas de Educação Matemática e Educação em Ciências. Tem-se por pressuposto de que a construção de modelos científicos geralmente requer algum nível de matematização. Descrevem-se os fundamentos, percursos e resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo e do tipo bibliográfica, na qual se buscou investigar o seguinte problema de pesquisa: como são tratados os temas Modelagem Científica e Modelagem Matemática e suas relações em eventos nas áreas da Educação Matemática e Educação em Ciências? Foram analisados os anais das duas últimas edições do Encontro Paranaense de Modelagem Matemática – EPMEM, do último Encontro Paraense de Modelagem Matemática – EPAMM, da última Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática – CNMEM e das duas mais recentes edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Verifica-se que os trabalhos sobre modelagem na Educação Matemática analisados, de uma forma geral, não objetivam construir um modelo científico propriamente dito, buscam exclusivamente a construção de um modelo matemático. As modelagens descritas nos trabalhos publicados nas duas edições do ENPEC analisadas visam unicamente à construção dos modelos científicos. Esse resultado mostra a necessidade de pesquisas que possam caracterizar e diferenciar cada um dos processos, e buscar ações interdisciplinares que possam evidenciar as relações conceituais entre a matemática e as ciências, promovendo o avanço da aprendizagem em todos os níveis de ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1224
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1224
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1224
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1224/863
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020067
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711038352916480