O ensino da teoria da evolução em escolas da rede pública de Senhor do Bonfim: análise da percepção dos professores de ciências do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Camila Laranjeira Costa de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Menezes, Maria Cilene Freire de, Duarte, Olívia Maria Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/353
Resumo: Embora a Teoria da Evolução seja um tema de grande importância para a compreensão de assuntos relacionados às diversas áreas das ciências biológicas, é notória a dificuldade de compreensão do tema, principalmente no âmbito escolar. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em investigar a abordagem do ensino dessa teoria por professores de ciências dos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental da rede pública do município de Senhor do Bonfim – Bahia. Também se buscou identificar as concepções dos professores sobre a temática e levantar os possíveis obstáculos ao ensino da Teoria da Evolução no ensino fundamental. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados questionários compostos por perguntas fechadas e abertas. Os resultados demonstraram limitações no ensino da teoria evolutiva, relacionadas à formação inicial dos docentes; à existência de barreiras para o entendimento da teoria da evolução diante de concepções criacionistas e à falta de entendimento acerca do sistema de teorias evolutivas por parte dos docentes. Essas observações indicam que o ensino da Teoria da Evolução no ensino fundamental é deficiente e pode contribuir para a formação de concepções equivocadas acerca do tema. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Concepções. Teoria da Evolução.
id UFOPA-1_2a04e516ecb5236eff4e95ab47ba3109
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/353
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling O ensino da teoria da evolução em escolas da rede pública de Senhor do Bonfim: análise da percepção dos professores de ciências do ensino fundamental IIEmbora a Teoria da Evolução seja um tema de grande importância para a compreensão de assuntos relacionados às diversas áreas das ciências biológicas, é notória a dificuldade de compreensão do tema, principalmente no âmbito escolar. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em investigar a abordagem do ensino dessa teoria por professores de ciências dos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental da rede pública do município de Senhor do Bonfim – Bahia. Também se buscou identificar as concepções dos professores sobre a temática e levantar os possíveis obstáculos ao ensino da Teoria da Evolução no ensino fundamental. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados questionários compostos por perguntas fechadas e abertas. Os resultados demonstraram limitações no ensino da teoria evolutiva, relacionadas à formação inicial dos docentes; à existência de barreiras para o entendimento da teoria da evolução diante de concepções criacionistas e à falta de entendimento acerca do sistema de teorias evolutivas por parte dos docentes. Essas observações indicam que o ensino da Teoria da Evolução no ensino fundamental é deficiente e pode contribuir para a formação de concepções equivocadas acerca do tema. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Concepções. Teoria da Evolução.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/35310.24065/2237-9460.2017v7n3ID353Revista Exitus; v. 7 n. 3 (2017); 172-1962237-946010.24065/2237-9460.2017v7n3reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/353/276Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Camila Laranjeira Costa deMenezes, Maria Cilene Freire deDuarte, Olívia Maria Pereira2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/353Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:12.104286Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da teoria da evolução em escolas da rede pública de Senhor do Bonfim: análise da percepção dos professores de ciências do ensino fundamental II
title O ensino da teoria da evolução em escolas da rede pública de Senhor do Bonfim: análise da percepção dos professores de ciências do ensino fundamental II
spellingShingle O ensino da teoria da evolução em escolas da rede pública de Senhor do Bonfim: análise da percepção dos professores de ciências do ensino fundamental II
Oliveira, Camila Laranjeira Costa de
title_short O ensino da teoria da evolução em escolas da rede pública de Senhor do Bonfim: análise da percepção dos professores de ciências do ensino fundamental II
title_full O ensino da teoria da evolução em escolas da rede pública de Senhor do Bonfim: análise da percepção dos professores de ciências do ensino fundamental II
title_fullStr O ensino da teoria da evolução em escolas da rede pública de Senhor do Bonfim: análise da percepção dos professores de ciências do ensino fundamental II
title_full_unstemmed O ensino da teoria da evolução em escolas da rede pública de Senhor do Bonfim: análise da percepção dos professores de ciências do ensino fundamental II
title_sort O ensino da teoria da evolução em escolas da rede pública de Senhor do Bonfim: análise da percepção dos professores de ciências do ensino fundamental II
author Oliveira, Camila Laranjeira Costa de
author_facet Oliveira, Camila Laranjeira Costa de
Menezes, Maria Cilene Freire de
Duarte, Olívia Maria Pereira
author_role author
author2 Menezes, Maria Cilene Freire de
Duarte, Olívia Maria Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Camila Laranjeira Costa de
Menezes, Maria Cilene Freire de
Duarte, Olívia Maria Pereira
description Embora a Teoria da Evolução seja um tema de grande importância para a compreensão de assuntos relacionados às diversas áreas das ciências biológicas, é notória a dificuldade de compreensão do tema, principalmente no âmbito escolar. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em investigar a abordagem do ensino dessa teoria por professores de ciências dos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental da rede pública do município de Senhor do Bonfim – Bahia. Também se buscou identificar as concepções dos professores sobre a temática e levantar os possíveis obstáculos ao ensino da Teoria da Evolução no ensino fundamental. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados questionários compostos por perguntas fechadas e abertas. Os resultados demonstraram limitações no ensino da teoria evolutiva, relacionadas à formação inicial dos docentes; à existência de barreiras para o entendimento da teoria da evolução diante de concepções criacionistas e à falta de entendimento acerca do sistema de teorias evolutivas por parte dos docentes. Essas observações indicam que o ensino da Teoria da Evolução no ensino fundamental é deficiente e pode contribuir para a formação de concepções equivocadas acerca do tema. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Concepções. Teoria da Evolução.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/353
10.24065/2237-9460.2017v7n3ID353
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/353
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2017v7n3ID353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/353/276
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 7 n. 3 (2017); 172-196
2237-9460
10.24065/2237-9460.2017v7n3
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037337894912