Dificuldades de escritas diagnosticadas em alunos do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dangela Maria Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/160
Resumo: Este artigo apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem da escrita, pois muitos alunos cursam o ensino fundamental, médio e superior e apresentam grandes dificuldades de aprendizagem no desenvolvimento da escrita, pois acabam passando pela escola sem desenvolver de forma significativa essa habilidade. A escolha de trabalhar essa temática surgiu da observação que a escrita é de fundamental importância para a aprendizagem dos alunos e que os educadores precisam desenvolver estratégias diversificadas para promover a aprendizagem dos educandos. Com o tema definido surgiram as seguintes problematizações: Como os professores trabalham com a escrita em sala de aula? Qual a importância da escrita para o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos? Que estratégias diversificadas os educadores utilizam para desenvolver a aprendizagem dos seus alunos? O objetivo da pesquisa é verificar como se dá a aquisição da escrita, bem como analisar o que é a escrita e observar como a escrita é desenvolvida. O trabalho sobre as dificuldades de escrita foi desenvolvido através de uma pesquisa feita com três professores, de maneira tanto qualitativa quanto quantitativa, para analisar as dificuldades de escrita por uma turma de alunos da Escola Amélia Pessoa, na localidade de Ingá dos Cardoso no município de Canindé-Ce. A presente pesquisa fundamentou-se nos estudos de CAGLIARI (1992), FERREIRO (1998), FREIRE (1991), SMITH (1991), ZILBERMAN (1991) entre outros. Palavras-chave: Aprendizagem. Escrita. Escola. Pesquisa.
id UFOPA-1_2c012f9c485c4752033442190297d75f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/160
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Dificuldades de escritas diagnosticadas em alunos do Ensino FundamentalEste artigo apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem da escrita, pois muitos alunos cursam o ensino fundamental, médio e superior e apresentam grandes dificuldades de aprendizagem no desenvolvimento da escrita, pois acabam passando pela escola sem desenvolver de forma significativa essa habilidade. A escolha de trabalhar essa temática surgiu da observação que a escrita é de fundamental importância para a aprendizagem dos alunos e que os educadores precisam desenvolver estratégias diversificadas para promover a aprendizagem dos educandos. Com o tema definido surgiram as seguintes problematizações: Como os professores trabalham com a escrita em sala de aula? Qual a importância da escrita para o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos? Que estratégias diversificadas os educadores utilizam para desenvolver a aprendizagem dos seus alunos? O objetivo da pesquisa é verificar como se dá a aquisição da escrita, bem como analisar o que é a escrita e observar como a escrita é desenvolvida. O trabalho sobre as dificuldades de escrita foi desenvolvido através de uma pesquisa feita com três professores, de maneira tanto qualitativa quanto quantitativa, para analisar as dificuldades de escrita por uma turma de alunos da Escola Amélia Pessoa, na localidade de Ingá dos Cardoso no município de Canindé-Ce. A presente pesquisa fundamentou-se nos estudos de CAGLIARI (1992), FERREIRO (1998), FREIRE (1991), SMITH (1991), ZILBERMAN (1991) entre outros. Palavras-chave: Aprendizagem. Escrita. Escola. Pesquisa.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/160Revista Exitus; v. 3 n. 2 (2013); 195-2052237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/160/160Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Dangela Maria PereiraCarneiro, Stânia Nágila Vasconcelos2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/160Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:08.982480Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de escritas diagnosticadas em alunos do Ensino Fundamental
title Dificuldades de escritas diagnosticadas em alunos do Ensino Fundamental
spellingShingle Dificuldades de escritas diagnosticadas em alunos do Ensino Fundamental
Santos, Dangela Maria Pereira
title_short Dificuldades de escritas diagnosticadas em alunos do Ensino Fundamental
title_full Dificuldades de escritas diagnosticadas em alunos do Ensino Fundamental
title_fullStr Dificuldades de escritas diagnosticadas em alunos do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Dificuldades de escritas diagnosticadas em alunos do Ensino Fundamental
title_sort Dificuldades de escritas diagnosticadas em alunos do Ensino Fundamental
author Santos, Dangela Maria Pereira
author_facet Santos, Dangela Maria Pereira
Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos
author_role author
author2 Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dangela Maria Pereira
Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos
description Este artigo apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem da escrita, pois muitos alunos cursam o ensino fundamental, médio e superior e apresentam grandes dificuldades de aprendizagem no desenvolvimento da escrita, pois acabam passando pela escola sem desenvolver de forma significativa essa habilidade. A escolha de trabalhar essa temática surgiu da observação que a escrita é de fundamental importância para a aprendizagem dos alunos e que os educadores precisam desenvolver estratégias diversificadas para promover a aprendizagem dos educandos. Com o tema definido surgiram as seguintes problematizações: Como os professores trabalham com a escrita em sala de aula? Qual a importância da escrita para o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos? Que estratégias diversificadas os educadores utilizam para desenvolver a aprendizagem dos seus alunos? O objetivo da pesquisa é verificar como se dá a aquisição da escrita, bem como analisar o que é a escrita e observar como a escrita é desenvolvida. O trabalho sobre as dificuldades de escrita foi desenvolvido através de uma pesquisa feita com três professores, de maneira tanto qualitativa quanto quantitativa, para analisar as dificuldades de escrita por uma turma de alunos da Escola Amélia Pessoa, na localidade de Ingá dos Cardoso no município de Canindé-Ce. A presente pesquisa fundamentou-se nos estudos de CAGLIARI (1992), FERREIRO (1998), FREIRE (1991), SMITH (1991), ZILBERMAN (1991) entre outros. Palavras-chave: Aprendizagem. Escrita. Escola. Pesquisa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/160
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/160/160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 3 n. 2 (2013); 195-205
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036852404224