Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/967 |
Resumo: | Este trabalho se constitui em uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor de História de Ensino Médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo, em uma escola pública de Natal-RN. Analisa como o professor planeja suas aulas, estrutura suas práticas e produz e/ou utiliza materiais didáticos com atenção aos alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo à luz da metodologia colaborativa, pautada na abordagem de pesquisa qualitativa, que contribuiu para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática pedagógica e, por consequência, na produção de recursos didáticos. |
id |
UFOPA-1_2c99a475a67b7cac914e35c1dcd72300 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/967 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo Fontes HistóricasEnsino de HistóriaFormação de ProfessoresEste trabalho se constitui em uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor de História de Ensino Médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo, em uma escola pública de Natal-RN. Analisa como o professor planeja suas aulas, estrutura suas práticas e produz e/ou utiliza materiais didáticos com atenção aos alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo à luz da metodologia colaborativa, pautada na abordagem de pesquisa qualitativa, que contribuiu para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática pedagógica e, por consequência, na produção de recursos didáticos.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/96710.24065/2237-9460.2020v10n1ID967Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200872237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/967/899Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Crislane Barbosa dePerales, Heloisa Lima2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/967Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:17.785499Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo |
title |
Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo |
spellingShingle |
Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo Azevedo, Crislane Barbosa de Fontes Históricas Ensino de História Formação de Professores |
title_short |
Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo |
title_full |
Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo |
title_fullStr |
Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo |
title_full_unstemmed |
Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo |
title_sort |
Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo |
author |
Azevedo, Crislane Barbosa de |
author_facet |
Azevedo, Crislane Barbosa de Perales, Heloisa Lima |
author_role |
author |
author2 |
Perales, Heloisa Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Crislane Barbosa de Perales, Heloisa Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fontes Históricas Ensino de História Formação de Professores |
topic |
Fontes Históricas Ensino de História Formação de Professores |
description |
Este trabalho se constitui em uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor de História de Ensino Médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo, em uma escola pública de Natal-RN. Analisa como o professor planeja suas aulas, estrutura suas práticas e produz e/ou utiliza materiais didáticos com atenção aos alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo à luz da metodologia colaborativa, pautada na abordagem de pesquisa qualitativa, que contribuiu para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática pedagógica e, por consequência, na produção de recursos didáticos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/967 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID967 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/967 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/967/899 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 10 (2020); e020087 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037882105856 |