Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Crislane Barbosa de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Perales, Heloisa Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/967
Resumo: Este trabalho se constitui em uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor de História de Ensino Médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo, em uma escola pública de Natal-RN. Analisa como o professor planeja suas aulas, estrutura suas práticas e produz e/ou utiliza materiais didáticos com atenção aos alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo à luz da metodologia colaborativa, pautada na abordagem de pesquisa qualitativa, que contribuiu para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática pedagógica e, por consequência, na produção de recursos didáticos.
id UFOPA-1_2c99a475a67b7cac914e35c1dcd72300
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/967
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo Fontes HistóricasEnsino de HistóriaFormação de ProfessoresEste trabalho se constitui em uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor de História de Ensino Médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo, em uma escola pública de Natal-RN. Analisa como o professor planeja suas aulas, estrutura suas práticas e produz e/ou utiliza materiais didáticos com atenção aos alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo à luz da metodologia colaborativa, pautada na abordagem de pesquisa qualitativa, que contribuiu para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática pedagógica e, por consequência, na produção de recursos didáticos.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/96710.24065/2237-9460.2020v10n1ID967Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200872237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/967/899Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Crislane Barbosa dePerales, Heloisa Lima2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/967Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:17.785499Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo
title Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo
spellingShingle Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo
Azevedo, Crislane Barbosa de
Fontes Históricas
Ensino de História
Formação de Professores
title_short Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo
title_full Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo
title_fullStr Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo
title_full_unstemmed Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo
title_sort Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo
author Azevedo, Crislane Barbosa de
author_facet Azevedo, Crislane Barbosa de
Perales, Heloisa Lima
author_role author
author2 Perales, Heloisa Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Crislane Barbosa de
Perales, Heloisa Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Fontes Históricas
Ensino de História
Formação de Professores
topic Fontes Históricas
Ensino de História
Formação de Professores
description Este trabalho se constitui em uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor de História de Ensino Médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo, em uma escola pública de Natal-RN. Analisa como o professor planeja suas aulas, estrutura suas práticas e produz e/ou utiliza materiais didáticos com atenção aos alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo à luz da metodologia colaborativa, pautada na abordagem de pesquisa qualitativa, que contribuiu para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática pedagógica e, por consequência, na produção de recursos didáticos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/967
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID967
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/967
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/967/899
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020087
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037882105856