A docência e o ensino de história da educação : desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Klaus, Viviane, Almeida, Dóris Bittencourt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158153
Resumo: No ano de 2012, ingressou na universidade, lócus da pesquisa, a primeira turma do Curso de Pedagogia vinculada ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Esse programa tem, entre outros desafios, a profissionalização docente mediante uma relação escola/universidade que contribua com a qualificação da Educação Básica. O objetivo desse estudo foi problematizar e entender o processo de formação de alunas/professoras, tendo como base os significados atribuídos à disciplina de História da Educação a partir de uma metodologia de ensino que utiliza documentos e objetos escolares como mote para discutir os temas curriculares. A metodologia trabalhou com um questionário, relativo às atividades desenvolvidas em História da Educação, e filmagem de relatos, relacionados às trajetórias discentes. Os resultados sinalizaram para uma mobilização com relação à preservação e à construção de acervos documentais escolares, e, também, com a percepção do papel da História da Educação no currículo dos Cursos de Pedagogia.
id UFRGS-2_8bb7150a92de5e6fae41adc202a45b7b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158153
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Grazziotin, Luciane Sgarbi SantosKlaus, VivianeAlmeida, Dóris Bittencourt2017-05-18T02:40:57Z20151809-4031http://hdl.handle.net/10183/158153000980591No ano de 2012, ingressou na universidade, lócus da pesquisa, a primeira turma do Curso de Pedagogia vinculada ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Esse programa tem, entre outros desafios, a profissionalização docente mediante uma relação escola/universidade que contribua com a qualificação da Educação Básica. O objetivo desse estudo foi problematizar e entender o processo de formação de alunas/professoras, tendo como base os significados atribuídos à disciplina de História da Educação a partir de uma metodologia de ensino que utiliza documentos e objetos escolares como mote para discutir os temas curriculares. A metodologia trabalhou com um questionário, relativo às atividades desenvolvidas em História da Educação, e filmagem de relatos, relacionados às trajetórias discentes. Os resultados sinalizaram para uma mobilização com relação à preservação e à construção de acervos documentais escolares, e, também, com a percepção do papel da História da Educação no currículo dos Cursos de Pedagogia.In 2012, the first group of students in the Pedagogy Program linked to the National Basic Education Teacher Education Plan (PARFOR) entered university, locus of this research. Among other challenges, this program aims teacher professionalization through a school/university relationship that contributes to the qualification of basic education. The goal of this study was to discuss and understand the process of student/teacher education, based on the meanings attributed to the discipline History of Education, from a teaching methodology that uses school documents and objects as theme to discuss curriculum issues. The methodology employed a questionnaire, relative to the activities developed in History of Education, and filmed statements, related to the students’ trajectories. The results point to mobilization with regard to the preservation and construction of school document archives, as well as the perception of the role of the History of Education in the curriculum of Pedagogy Courses.El locus de esta investigación ingresó a la universidad en el año de 2012. Se trata del primer grupo del Curso de Pedagogía vinculado al Plan Nacional de Formación de Profesores de la Educación Básica - PARFOR. Este programa tiene, además de otros desafíos, la profesionalización docente mediante una relación escuela/universidad que contribuya con la cualificación de la educación básica. El objetivo de este estudio fue problematizar y entender el proceso de formación de alumnas /profesoras, teniendo como base los significados atribuidos a la disciplina de Historia de la Educación a partir de una actividad pedagógica y se utilizaron documentos escolares para discutir los temas curriculares. En la metodología se trabajó con un cuestionario, relativo a las actividades desarrolladas en la Historia de la Educación y filmaciones de relatos, relacionados a las trayectorias discentes. Los resultados señalaron una movilización en relación a la preservación y construcción de acervos documentales escolares, así como, la percepción del papel de la Historia de la Educación en el currículum de los Cursos de Pedagogía.application/pdfporPráxis educativa. Vol. 10, n. 2, (jul./dez. 2011), p. 489-509Formação de professoresHistória da educaçãoPARFORTeacher educationHistory of educationPARFORHistoria de la educaciónFormación de profesoresA docência e o ensino de história da educação : desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012-2015)Teaching History of Education : challenges of initial education in classes of PARFOR (2012/2015)La enseñanza de Historia de la Educación : los desafíos de las clases de formación inicial de PARFOR (2012/2015)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980591.pdf000980591.pdfTexto completoapplication/pdf759190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158153/1/000980591.pdf9af4388d14338f923fd8e81d25a917e2MD51TEXT000980591.pdf.txt000980591.pdf.txtExtracted Texttext/plain62786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158153/2/000980591.pdf.txte6fdf745d380570fca096b4f556d34ddMD52THUMBNAIL000980591.pdf.jpg000980591.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158153/3/000980591.pdf.jpgf4161acd647fd1e3a246eca14ec6a334MD5310183/1581532018-10-30 08:07:17.882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158153Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:07:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A docência e o ensino de história da educação : desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012-2015)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching History of Education : challenges of initial education in classes of PARFOR (2012/2015)
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La enseñanza de Historia de la Educación : los desafíos de las clases de formación inicial de PARFOR (2012/2015)
title A docência e o ensino de história da educação : desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012-2015)
spellingShingle A docência e o ensino de história da educação : desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012-2015)
Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos
Formação de professores
História da educação
PARFOR
Teacher education
History of education
PARFOR
Historia de la educación
Formación de profesores
title_short A docência e o ensino de história da educação : desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012-2015)
title_full A docência e o ensino de história da educação : desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012-2015)
title_fullStr A docência e o ensino de história da educação : desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012-2015)
title_full_unstemmed A docência e o ensino de história da educação : desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012-2015)
title_sort A docência e o ensino de história da educação : desafios da formação inicial em turmas do PARFOR (2012-2015)
author Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos
author_facet Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos
Klaus, Viviane
Almeida, Dóris Bittencourt
author_role author
author2 Klaus, Viviane
Almeida, Dóris Bittencourt
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos
Klaus, Viviane
Almeida, Dóris Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
História da educação
topic Formação de professores
História da educação
PARFOR
Teacher education
History of education
PARFOR
Historia de la educación
Formación de profesores
dc.subject.eng.fl_str_mv PARFOR
Teacher education
History of education
dc.subject.spa.fl_str_mv PARFOR
Historia de la educación
Formación de profesores
description No ano de 2012, ingressou na universidade, lócus da pesquisa, a primeira turma do Curso de Pedagogia vinculada ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Esse programa tem, entre outros desafios, a profissionalização docente mediante uma relação escola/universidade que contribua com a qualificação da Educação Básica. O objetivo desse estudo foi problematizar e entender o processo de formação de alunas/professoras, tendo como base os significados atribuídos à disciplina de História da Educação a partir de uma metodologia de ensino que utiliza documentos e objetos escolares como mote para discutir os temas curriculares. A metodologia trabalhou com um questionário, relativo às atividades desenvolvidas em História da Educação, e filmagem de relatos, relacionados às trajetórias discentes. Os resultados sinalizaram para uma mobilização com relação à preservação e à construção de acervos documentais escolares, e, também, com a percepção do papel da História da Educação no currículo dos Cursos de Pedagogia.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-18T02:40:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158153
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-4031
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000980591
identifier_str_mv 1809-4031
000980591
url http://hdl.handle.net/10183/158153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Práxis educativa. Vol. 10, n. 2, (jul./dez. 2011), p. 489-509
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158153/1/000980591.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158153/2/000980591.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158153/3/000980591.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9af4388d14338f923fd8e81d25a917e2
e6fdf745d380570fca096b4f556d34dd
f4161acd647fd1e3a246eca14ec6a334
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224915597131776