PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1674 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo estabelecer os nexos entre a epistemologia marxista, a teoria pedagógica histórico-critica/PHC, e a historiografia do processo de ensino-aprendizagem inicial da leitura e da escrita, a partir dos quais abordaremos o objeto eleito – a alfabetização. Para isto, utilizou-se a metodologia histórico-crítica no levantamento bibliográfico, seleção de estudos, leitura histórico-crítica, fichamento, esquema e escrita. O resultado do levantamento inicial indica que ocorre no cenário brasileiro uma disputa sobre o método ideal e, encontramos três modelos explicativos, sendo um que parte de uma base biológica e dois de base biossocial, contudo os resultados desfavoráveis pedem compreender o processo de alfabetização, especialmente nas regiões norte e nordeste considerando a sala de aula, iluminada por uma filosofia, epistemologia e metodologia voltada para a classe trabalhadora e que instigou o presente problema de pesquisa: se há uma alternativa histórico-crítica de alfabetização nos anos iniciais (1 e 2) na escola pública? |
id |
UFOPA-1_2eb15fdae4497216e389b7b08e51ab03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1674 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEMAPS, PSICOLOGÍA HISTÓRICA CULTURAL, HISTORIOGRAFÍA DE LA ALFABETIZACIÓN BRASILEÑA Y NEXO PARA UN PROBLEMA DE INVESTIGACIÓNA PHC, A PSICOLOGIA-HISTÓRICO CULTURAL, A HISTORIOGRAFIA DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA E OS NEXOS PARA UM PROBLEMA DE PESQUISAPalabras clave: APS. Psicología histórico-cultural. Literatura. Historiografía.Keywords: PHC. Historical-Cultural Psychology. Literacy. Historiography.Palavras-chave: PHC. Psicologia Histórico-Cultural. Alfabetização. Historiografia.O artigo tem por objetivo estabelecer os nexos entre a epistemologia marxista, a teoria pedagógica histórico-critica/PHC, e a historiografia do processo de ensino-aprendizagem inicial da leitura e da escrita, a partir dos quais abordaremos o objeto eleito – a alfabetização. Para isto, utilizou-se a metodologia histórico-crítica no levantamento bibliográfico, seleção de estudos, leitura histórico-crítica, fichamento, esquema e escrita. O resultado do levantamento inicial indica que ocorre no cenário brasileiro uma disputa sobre o método ideal e, encontramos três modelos explicativos, sendo um que parte de uma base biológica e dois de base biossocial, contudo os resultados desfavoráveis pedem compreender o processo de alfabetização, especialmente nas regiões norte e nordeste considerando a sala de aula, iluminada por uma filosofia, epistemologia e metodologia voltada para a classe trabalhadora e que instigou o presente problema de pesquisa: se há uma alternativa histórico-crítica de alfabetização nos anos iniciais (1 e 2) na escola pública?Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2021-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionimagem application/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/167410.24065/2237-9460.2021v11n1ID1674Revista Exitus; v. 11 (2021); e0201952237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1674/1056Copyright (c) 2021 Rosângela Fernandes Torreshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess TORRES, Rosângela Fernandes MOURÃO, Arminda Rachel Botelho2021-10-28T18:22:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1674Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:28.150437Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM APS, PSICOLOGÍA HISTÓRICA CULTURAL, HISTORIOGRAFÍA DE LA ALFABETIZACIÓN BRASILEÑA Y NEXO PARA UN PROBLEMA DE INVESTIGACIÓN A PHC, A PSICOLOGIA-HISTÓRICO CULTURAL, A HISTORIOGRAFIA DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA E OS NEXOS PARA UM PROBLEMA DE PESQUISA |
title |
PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM |
spellingShingle |
PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM TORRES, Rosângela Fernandes Palabras clave: APS. Psicología histórico-cultural. Literatura. Historiografía. Keywords: PHC. Historical-Cultural Psychology. Literacy. Historiography. Palavras-chave: PHC. Psicologia Histórico-Cultural. Alfabetização. Historiografia. |
title_short |
PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM |
title_full |
PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM |
title_fullStr |
PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM |
title_full_unstemmed |
PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM |
title_sort |
PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM |
author |
TORRES, Rosângela Fernandes |
author_facet |
TORRES, Rosângela Fernandes MOURÃO, Arminda Rachel Botelho |
author_role |
author |
author2 |
MOURÃO, Arminda Rachel Botelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TORRES, Rosângela Fernandes MOURÃO, Arminda Rachel Botelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palabras clave: APS. Psicología histórico-cultural. Literatura. Historiografía. Keywords: PHC. Historical-Cultural Psychology. Literacy. Historiography. Palavras-chave: PHC. Psicologia Histórico-Cultural. Alfabetização. Historiografia. |
topic |
Palabras clave: APS. Psicología histórico-cultural. Literatura. Historiografía. Keywords: PHC. Historical-Cultural Psychology. Literacy. Historiography. Palavras-chave: PHC. Psicologia Histórico-Cultural. Alfabetização. Historiografia. |
description |
O artigo tem por objetivo estabelecer os nexos entre a epistemologia marxista, a teoria pedagógica histórico-critica/PHC, e a historiografia do processo de ensino-aprendizagem inicial da leitura e da escrita, a partir dos quais abordaremos o objeto eleito – a alfabetização. Para isto, utilizou-se a metodologia histórico-crítica no levantamento bibliográfico, seleção de estudos, leitura histórico-crítica, fichamento, esquema e escrita. O resultado do levantamento inicial indica que ocorre no cenário brasileiro uma disputa sobre o método ideal e, encontramos três modelos explicativos, sendo um que parte de uma base biológica e dois de base biossocial, contudo os resultados desfavoráveis pedem compreender o processo de alfabetização, especialmente nas regiões norte e nordeste considerando a sala de aula, iluminada por uma filosofia, epistemologia e metodologia voltada para a classe trabalhadora e que instigou o presente problema de pesquisa: se há uma alternativa histórico-crítica de alfabetização nos anos iniciais (1 e 2) na escola pública? |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion imagem |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1674 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1674 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1674 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1674/1056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rosângela Fernandes Torres https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rosângela Fernandes Torres https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 11 (2021); e020195 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711039552487424 |