PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TORRES, Rosângela Fernandes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: MOURÃO, Arminda Rachel Botelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1674
Resumo: O artigo tem por objetivo estabelecer os nexos entre a epistemologia marxista, a teoria pedagógica histórico-critica/PHC, e a historiografia do processo de ensino-aprendizagem inicial da leitura e da escrita, a partir dos quais abordaremos o objeto eleito – a alfabetização. Para isto, utilizou-se a metodologia histórico-crítica no levantamento bibliográfico, seleção de estudos, leitura histórico-crítica, fichamento, esquema e escrita. O resultado do levantamento inicial indica que ocorre no cenário brasileiro uma disputa sobre o método ideal e, encontramos três modelos explicativos, sendo um que parte de uma base biológica e dois de base biossocial, contudo os resultados desfavoráveis pedem compreender o processo de alfabetização, especialmente nas regiões norte e nordeste considerando a sala de aula, iluminada por uma filosofia, epistemologia e metodologia voltada para a classe trabalhadora e que instigou o presente problema de pesquisa: se há uma alternativa histórico-crítica de alfabetização nos anos iniciais (1 e 2) na escola pública?
id UFOPA-1_2eb15fdae4497216e389b7b08e51ab03
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1674
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEMAPS, PSICOLOGÍA HISTÓRICA CULTURAL, HISTORIOGRAFÍA DE LA ALFABETIZACIÓN BRASILEÑA Y NEXO PARA UN PROBLEMA DE INVESTIGACIÓNA PHC, A PSICOLOGIA-HISTÓRICO CULTURAL, A HISTORIOGRAFIA DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA E OS NEXOS PARA UM PROBLEMA DE PESQUISAPalabras clave: APS. Psicología histórico-cultural. Literatura. Historiografía.Keywords: PHC. Historical-Cultural Psychology. Literacy. Historiography.Palavras-chave: PHC. Psicologia Histórico-Cultural. Alfabetização. Historiografia.O artigo tem por objetivo estabelecer os nexos entre a epistemologia marxista, a teoria pedagógica histórico-critica/PHC, e a historiografia do processo de ensino-aprendizagem inicial da leitura e da escrita, a partir dos quais abordaremos o objeto eleito – a alfabetização. Para isto, utilizou-se a metodologia histórico-crítica no levantamento bibliográfico, seleção de estudos, leitura histórico-crítica, fichamento, esquema e escrita. O resultado do levantamento inicial indica que ocorre no cenário brasileiro uma disputa sobre o método ideal e, encontramos três modelos explicativos, sendo um que parte de uma base biológica e dois de base biossocial, contudo os resultados desfavoráveis pedem compreender o processo de alfabetização, especialmente nas regiões norte e nordeste considerando a sala de aula, iluminada por uma filosofia, epistemologia e metodologia voltada para a classe trabalhadora e que instigou o presente problema de pesquisa: se há uma alternativa histórico-crítica de alfabetização nos anos iniciais (1 e 2) na escola pública?Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2021-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionimagem application/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/167410.24065/2237-9460.2021v11n1ID1674Revista Exitus; v. 11 (2021); e0201952237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1674/1056Copyright (c) 2021 Rosângela Fernandes Torreshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess TORRES, Rosângela Fernandes MOURÃO, Arminda Rachel Botelho2021-10-28T18:22:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1674Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:28.150437Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM
APS, PSICOLOGÍA HISTÓRICA CULTURAL, HISTORIOGRAFÍA DE LA ALFABETIZACIÓN BRASILEÑA Y NEXO PARA UN PROBLEMA DE INVESTIGACIÓN
A PHC, A PSICOLOGIA-HISTÓRICO CULTURAL, A HISTORIOGRAFIA DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA E OS NEXOS PARA UM PROBLEMA DE PESQUISA
title PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM
spellingShingle PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM
TORRES, Rosângela Fernandes
Palabras clave: APS. Psicología histórico-cultural. Literatura. Historiografía.
Keywords: PHC. Historical-Cultural Psychology. Literacy. Historiography.
Palavras-chave: PHC. Psicologia Histórico-Cultural. Alfabetização. Historiografia.
title_short PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM
title_full PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM
title_fullStr PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM
title_full_unstemmed PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM
title_sort PHC, CULTURAL HISTORICAL PSYCHOLOGY, THE HISTORIOGRAPHY OF BRAZILIAN LITERACY AND THE NEXUS FOR A RESEARCH PROBLEM
author TORRES, Rosângela Fernandes
author_facet TORRES, Rosângela Fernandes
MOURÃO, Arminda Rachel Botelho
author_role author
author2 MOURÃO, Arminda Rachel Botelho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TORRES, Rosângela Fernandes
MOURÃO, Arminda Rachel Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv Palabras clave: APS. Psicología histórico-cultural. Literatura. Historiografía.
Keywords: PHC. Historical-Cultural Psychology. Literacy. Historiography.
Palavras-chave: PHC. Psicologia Histórico-Cultural. Alfabetização. Historiografia.
topic Palabras clave: APS. Psicología histórico-cultural. Literatura. Historiografía.
Keywords: PHC. Historical-Cultural Psychology. Literacy. Historiography.
Palavras-chave: PHC. Psicologia Histórico-Cultural. Alfabetização. Historiografia.
description O artigo tem por objetivo estabelecer os nexos entre a epistemologia marxista, a teoria pedagógica histórico-critica/PHC, e a historiografia do processo de ensino-aprendizagem inicial da leitura e da escrita, a partir dos quais abordaremos o objeto eleito – a alfabetização. Para isto, utilizou-se a metodologia histórico-crítica no levantamento bibliográfico, seleção de estudos, leitura histórico-crítica, fichamento, esquema e escrita. O resultado do levantamento inicial indica que ocorre no cenário brasileiro uma disputa sobre o método ideal e, encontramos três modelos explicativos, sendo um que parte de uma base biológica e dois de base biossocial, contudo os resultados desfavoráveis pedem compreender o processo de alfabetização, especialmente nas regiões norte e nordeste considerando a sala de aula, iluminada por uma filosofia, epistemologia e metodologia voltada para a classe trabalhadora e que instigou o presente problema de pesquisa: se há uma alternativa histórico-crítica de alfabetização nos anos iniciais (1 e 2) na escola pública?
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
imagem
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1674
10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1674
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1674
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1674/1056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Rosângela Fernandes Torres
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Rosângela Fernandes Torres
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 11 (2021); e020195
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711039552487424