Significações do corpo na escola de aplicação da UFPA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/540 |
Resumo: | Ao nos lançarmos neste processo investigativo com o objetivo de compreender as significações construídas sobre e pelo corpo junto aos alunos da escola básica, colocamo-nos ao mesmo tempo o compromisso de refletir sobre a forma como as práticas escolares, como extensões de nossas atividades humanas vem incidindo nas atribuições de sentido que os alunos fazem do corpo. Ancoramos nossa metodologia em uma abordagem qualitativa e para a coleta e a análise dos dados, no que diz respeito ao discurso dos alunos, utilizamos a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado proposta por Moreira, Simões e Porto (2005). A partir da pergunta geradora: o que significa a palavra corpo para você? Identificamos quatro unidades de significado: 1) corpo biológico; 2) corpo reprodutor; 3) movimento; 4) morada da alma. A análise dos resultados nos levaram a inferir que as significações atribuídas pelos doze sujeitos da pesquisa ainda permanecem fortemente atreladas a uma visão utilitarista, instrumental e fragmentada do corpo. Ao nos depararmos com este cenário, defendemos a corporeidade como o elo fundamental a ser trabalhado dentro da escola com o intuito de restituir a concepção de unidade corpórea e a noção de corpo como a manifestação de nossa própria existência. Palavras-chave: Corpo. Significação. Escola. |
id |
UFOPA-1_3615d0f7e42fdaebfe290e7a54a898e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/540 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Significações do corpo na escola de aplicação da UFPAAo nos lançarmos neste processo investigativo com o objetivo de compreender as significações construídas sobre e pelo corpo junto aos alunos da escola básica, colocamo-nos ao mesmo tempo o compromisso de refletir sobre a forma como as práticas escolares, como extensões de nossas atividades humanas vem incidindo nas atribuições de sentido que os alunos fazem do corpo. Ancoramos nossa metodologia em uma abordagem qualitativa e para a coleta e a análise dos dados, no que diz respeito ao discurso dos alunos, utilizamos a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado proposta por Moreira, Simões e Porto (2005). A partir da pergunta geradora: o que significa a palavra corpo para você? Identificamos quatro unidades de significado: 1) corpo biológico; 2) corpo reprodutor; 3) movimento; 4) morada da alma. A análise dos resultados nos levaram a inferir que as significações atribuídas pelos doze sujeitos da pesquisa ainda permanecem fortemente atreladas a uma visão utilitarista, instrumental e fragmentada do corpo. Ao nos depararmos com este cenário, defendemos a corporeidade como o elo fundamental a ser trabalhado dentro da escola com o intuito de restituir a concepção de unidade corpórea e a noção de corpo como a manifestação de nossa própria existência. Palavras-chave: Corpo. Significação. Escola.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/54010.24065/2237-9460.2018v8n2ID540Revista Exitus; v. 8 n. 2 (2018); 329-3572237-946010.24065/2237-9460.2018v8n2reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/540/351Copyright (c) 2018 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessGordo, Margarida do Espírito Santo CunhaBentes, Lívia Maria NevesAlameida, Raiana de Oliveira2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/540Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:13.830117Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Significações do corpo na escola de aplicação da UFPA |
title |
Significações do corpo na escola de aplicação da UFPA |
spellingShingle |
Significações do corpo na escola de aplicação da UFPA Gordo, Margarida do Espírito Santo Cunha |
title_short |
Significações do corpo na escola de aplicação da UFPA |
title_full |
Significações do corpo na escola de aplicação da UFPA |
title_fullStr |
Significações do corpo na escola de aplicação da UFPA |
title_full_unstemmed |
Significações do corpo na escola de aplicação da UFPA |
title_sort |
Significações do corpo na escola de aplicação da UFPA |
author |
Gordo, Margarida do Espírito Santo Cunha |
author_facet |
Gordo, Margarida do Espírito Santo Cunha Bentes, Lívia Maria Neves Alameida, Raiana de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Bentes, Lívia Maria Neves Alameida, Raiana de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gordo, Margarida do Espírito Santo Cunha Bentes, Lívia Maria Neves Alameida, Raiana de Oliveira |
description |
Ao nos lançarmos neste processo investigativo com o objetivo de compreender as significações construídas sobre e pelo corpo junto aos alunos da escola básica, colocamo-nos ao mesmo tempo o compromisso de refletir sobre a forma como as práticas escolares, como extensões de nossas atividades humanas vem incidindo nas atribuições de sentido que os alunos fazem do corpo. Ancoramos nossa metodologia em uma abordagem qualitativa e para a coleta e a análise dos dados, no que diz respeito ao discurso dos alunos, utilizamos a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado proposta por Moreira, Simões e Porto (2005). A partir da pergunta geradora: o que significa a palavra corpo para você? Identificamos quatro unidades de significado: 1) corpo biológico; 2) corpo reprodutor; 3) movimento; 4) morada da alma. A análise dos resultados nos levaram a inferir que as significações atribuídas pelos doze sujeitos da pesquisa ainda permanecem fortemente atreladas a uma visão utilitarista, instrumental e fragmentada do corpo. Ao nos depararmos com este cenário, defendemos a corporeidade como o elo fundamental a ser trabalhado dentro da escola com o intuito de restituir a concepção de unidade corpórea e a noção de corpo como a manifestação de nossa própria existência. Palavras-chave: Corpo. Significação. Escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/540 10.24065/2237-9460.2018v8n2ID540 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/540 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2018v8n2ID540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/540/351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 8 n. 2 (2018); 329-357 2237-9460 10.24065/2237-9460.2018v8n2 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037400809472 |