Corpo : movimentos e (re)significações para uma pedagogia do sentir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Emiliana Wenceslau, 1986-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12882
Resumo: Orientador: André Luiz Correia Gonçalves de Oliveira
id UNICAMP-30_08f50d91d807c6936aae2e750a8b9e49
oai_identifier_str oai::1360931
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Corpo : movimentos e (re)significações para uma pedagogia do sentirBody : movements and (re)meanings for a pedagogy of sensingCorpoEducação infantilEducadores - FormaçãoBodyEarly childhood educationTeacher trainingOrientador: André Luiz Correia Gonçalves de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo se dedicou a investigar as conceituações acerca do corpo atribuídas pelas educadoras da Educação Infantil. Foram trazidas à reflexão as concepções que objetificavam o corpo e as implicações que essa referência origina no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Tendo delineado o contexto e as motivações que sustentam o ideário de corpo-objeto, verificou-se que a educação transmissiva encontra fundamentos para sua manutenção nessa perspectiva. Assim, o trabalho propõe uma revisão conceitual no intuito de recolocar o corpo na existência e, ao fazê-lo, reflete sobre práticas educativas que reconhecem o ser humano em sua integralidade. Para compreender o corpo que somos, a pesquisa se empenhou na revisão bibliográfica da obra "A fenomenologia da percepção" de Maurice Merleau-Ponty e para fundamentar as investigações no campo da pedagogia as obras de Paulo Freire foram o território por onde se caminhou no intuito de alcançar uma educação humanizadora e libertadoraAbstract: This study tries to investigate the conceptualizations of the body attributed by early childhood educators. The conceptions that objectified the body and the implications that this reference has on the development of pedagogical work were brought into reflection. Having outlined the context and motivations that support the ideology of the body as an object, it was found that transmissive education finds foundations for its maintenance in this perspective. Thus, the work proposes a conceptual revision with the aim of repositioning the body in existence and, in doing so, reflects on educational practices that recognize the human being in its entirety. In order to understand the body that we are, the research was engaged in a bibliographic review of Maurice Merleau-Ponty's work "Phenomenology of Perception" (2018), and to support the investigations in the field of pedagogy, the works of Paulo Freire (1967, 1987, 2022) served as the territory through which we walked in order to achieve a humanizing and liberating educationMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES001CNPQ[s.n.]Oliveira, André Luiz Correia Gonçalves de, 1973-Ferreira, Luciana HaddadDeffaci, Kátia SalibUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Emiliana Wenceslau, 1986-20232023-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/12882ALMEIDA, Emiliana Wenceslau. Corpo: movimentos e (re)significações para uma pedagogia do sentir. 2023. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12882. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360931Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T15:25:10Zoai::1360931Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-10-04T15:25:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo : movimentos e (re)significações para uma pedagogia do sentir
Body : movements and (re)meanings for a pedagogy of sensing
title Corpo : movimentos e (re)significações para uma pedagogia do sentir
spellingShingle Corpo : movimentos e (re)significações para uma pedagogia do sentir
Almeida, Emiliana Wenceslau, 1986-
Corpo
Educação infantil
Educadores - Formação
Body
Early childhood education
Teacher training
title_short Corpo : movimentos e (re)significações para uma pedagogia do sentir
title_full Corpo : movimentos e (re)significações para uma pedagogia do sentir
title_fullStr Corpo : movimentos e (re)significações para uma pedagogia do sentir
title_full_unstemmed Corpo : movimentos e (re)significações para uma pedagogia do sentir
title_sort Corpo : movimentos e (re)significações para uma pedagogia do sentir
author Almeida, Emiliana Wenceslau, 1986-
author_facet Almeida, Emiliana Wenceslau, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, André Luiz Correia Gonçalves de, 1973-
Ferreira, Luciana Haddad
Deffaci, Kátia Salib
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Emiliana Wenceslau, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Educação infantil
Educadores - Formação
Body
Early childhood education
Teacher training
topic Corpo
Educação infantil
Educadores - Formação
Body
Early childhood education
Teacher training
description Orientador: André Luiz Correia Gonçalves de Oliveira
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-07-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12882
ALMEIDA, Emiliana Wenceslau. Corpo: movimentos e (re)significações para uma pedagogia do sentir. 2023. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12882. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12882
identifier_str_mv ALMEIDA, Emiliana Wenceslau. Corpo: movimentos e (re)significações para uma pedagogia do sentir. 2023. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12882. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360931
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189192697118720