Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/727 |
Resumo: | Nessa pesquisa tivemos como objetivos compreender como crianças elaboram sentidos acerca de seus pertencimentos étnico-raciais e como vivenciam e acionam noções como racismo, discriminação racial em suas relações com outras crianças e com os adultos. A pesquisa foi realizada com crianças da educação infantil, em uma escola pública localizada no município de Itapetinga, estado da Bahia. Utilizamos de uma abordagem de natureza qualitativa, de caráter descritivo e de natureza etnográfica (LÜDKE e ANDRÉ, 2013; AMADO, CRUSOÉ, VAZ-REBELO, 2017). Muitas crianças, ao indicarem os padrões de beleza hegemônicos em nossa sociedade, expressaram falas e atitudes de negação de seus pertencimentos étnico-raciais, especialmente as crianças negras. Contudo, esse processo de “captura” não ocorre de forma total, posto que as crianças reagem ao “privilégio simbólico da brancura” (BENTO, 2009). Palavras-chave: Crianças. Relações raciais. Sociologia da infância. |
id |
UFOPA-1_482df1db350ce9ee49ea0e42904023d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/727 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças?Nessa pesquisa tivemos como objetivos compreender como crianças elaboram sentidos acerca de seus pertencimentos étnico-raciais e como vivenciam e acionam noções como racismo, discriminação racial em suas relações com outras crianças e com os adultos. A pesquisa foi realizada com crianças da educação infantil, em uma escola pública localizada no município de Itapetinga, estado da Bahia. Utilizamos de uma abordagem de natureza qualitativa, de caráter descritivo e de natureza etnográfica (LÜDKE e ANDRÉ, 2013; AMADO, CRUSOÉ, VAZ-REBELO, 2017). Muitas crianças, ao indicarem os padrões de beleza hegemônicos em nossa sociedade, expressaram falas e atitudes de negação de seus pertencimentos étnico-raciais, especialmente as crianças negras. Contudo, esse processo de “captura” não ocorre de forma total, posto que as crianças reagem ao “privilégio simbólico da brancura” (BENTO, 2009). Palavras-chave: Crianças. Relações raciais. Sociologia da infância.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/72710.24065/2237-9460.2019v9n1ID727Revista Exitus; v. 9 n. 1 (2019); 367-3962237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/727/427Copyright (c) 2018 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, José Valdir Jesus deMenezes, Rainan Sena SantosPereira, Reginaldo Santos2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/727Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:15.390777Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças? |
title |
Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças? |
spellingShingle |
Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças? Santana, José Valdir Jesus de |
title_short |
Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças? |
title_full |
Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças? |
title_fullStr |
Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças? |
title_full_unstemmed |
Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças? |
title_sort |
Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças? |
author |
Santana, José Valdir Jesus de |
author_facet |
Santana, José Valdir Jesus de Menezes, Rainan Sena Santos Pereira, Reginaldo Santos |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Rainan Sena Santos Pereira, Reginaldo Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, José Valdir Jesus de Menezes, Rainan Sena Santos Pereira, Reginaldo Santos |
description |
Nessa pesquisa tivemos como objetivos compreender como crianças elaboram sentidos acerca de seus pertencimentos étnico-raciais e como vivenciam e acionam noções como racismo, discriminação racial em suas relações com outras crianças e com os adultos. A pesquisa foi realizada com crianças da educação infantil, em uma escola pública localizada no município de Itapetinga, estado da Bahia. Utilizamos de uma abordagem de natureza qualitativa, de caráter descritivo e de natureza etnográfica (LÜDKE e ANDRÉ, 2013; AMADO, CRUSOÉ, VAZ-REBELO, 2017). Muitas crianças, ao indicarem os padrões de beleza hegemônicos em nossa sociedade, expressaram falas e atitudes de negação de seus pertencimentos étnico-raciais, especialmente as crianças negras. Contudo, esse processo de “captura” não ocorre de forma total, posto que as crianças reagem ao “privilégio simbólico da brancura” (BENTO, 2009). Palavras-chave: Crianças. Relações raciais. Sociologia da infância. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/727 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID727 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/727 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2019v9n1ID727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/727/427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 9 n. 1 (2019); 367-396 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037460578304 |