Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, José Valdir Jesus de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Menezes, Rainan Sena Santos, Pereira, Reginaldo Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/727
Resumo: Nessa pesquisa tivemos como objetivos compreender como crianças elaboram sentidos acerca de seus pertencimentos étnico-raciais e como vivenciam e acionam noções como racismo, discriminação racial em suas relações com outras crianças e com os adultos. A pesquisa foi realizada com crianças da educação infantil, em uma escola pública localizada no município de Itapetinga, estado da Bahia. Utilizamos de uma abordagem de natureza qualitativa, de caráter descritivo e de natureza etnográfica (LÜDKE e ANDRÉ, 2013; AMADO, CRUSOÉ, VAZ-REBELO, 2017). Muitas crianças, ao indicarem os padrões de beleza hegemônicos em nossa sociedade, expressaram falas e atitudes de negação de seus pertencimentos étnico-raciais, especialmente as crianças negras. Contudo, esse processo de “captura” não ocorre de forma total, posto que as crianças reagem ao “privilégio simbólico da brancura” (BENTO, 2009). Palavras-chave: Crianças. Relações raciais. Sociologia da infância.
id UFOPA-1_482df1db350ce9ee49ea0e42904023d6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/727
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças?Nessa pesquisa tivemos como objetivos compreender como crianças elaboram sentidos acerca de seus pertencimentos étnico-raciais e como vivenciam e acionam noções como racismo, discriminação racial em suas relações com outras crianças e com os adultos. A pesquisa foi realizada com crianças da educação infantil, em uma escola pública localizada no município de Itapetinga, estado da Bahia. Utilizamos de uma abordagem de natureza qualitativa, de caráter descritivo e de natureza etnográfica (LÜDKE e ANDRÉ, 2013; AMADO, CRUSOÉ, VAZ-REBELO, 2017). Muitas crianças, ao indicarem os padrões de beleza hegemônicos em nossa sociedade, expressaram falas e atitudes de negação de seus pertencimentos étnico-raciais, especialmente as crianças negras. Contudo, esse processo de “captura” não ocorre de forma total, posto que as crianças reagem ao “privilégio simbólico da brancura” (BENTO, 2009). Palavras-chave: Crianças. Relações raciais. Sociologia da infância.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/72710.24065/2237-9460.2019v9n1ID727Revista Exitus; v. 9 n. 1 (2019); 367-3962237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/727/427Copyright (c) 2018 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, José Valdir Jesus deMenezes, Rainan Sena SantosPereira, Reginaldo Santos2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/727Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:15.390777Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças?
title Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças?
spellingShingle Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças?
Santana, José Valdir Jesus de
title_short Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças?
title_full Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças?
title_fullStr Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças?
title_full_unstemmed Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças?
title_sort Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças?
author Santana, José Valdir Jesus de
author_facet Santana, José Valdir Jesus de
Menezes, Rainan Sena Santos
Pereira, Reginaldo Santos
author_role author
author2 Menezes, Rainan Sena Santos
Pereira, Reginaldo Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, José Valdir Jesus de
Menezes, Rainan Sena Santos
Pereira, Reginaldo Santos
description Nessa pesquisa tivemos como objetivos compreender como crianças elaboram sentidos acerca de seus pertencimentos étnico-raciais e como vivenciam e acionam noções como racismo, discriminação racial em suas relações com outras crianças e com os adultos. A pesquisa foi realizada com crianças da educação infantil, em uma escola pública localizada no município de Itapetinga, estado da Bahia. Utilizamos de uma abordagem de natureza qualitativa, de caráter descritivo e de natureza etnográfica (LÜDKE e ANDRÉ, 2013; AMADO, CRUSOÉ, VAZ-REBELO, 2017). Muitas crianças, ao indicarem os padrões de beleza hegemônicos em nossa sociedade, expressaram falas e atitudes de negação de seus pertencimentos étnico-raciais, especialmente as crianças negras. Contudo, esse processo de “captura” não ocorre de forma total, posto que as crianças reagem ao “privilégio simbólico da brancura” (BENTO, 2009). Palavras-chave: Crianças. Relações raciais. Sociologia da infância.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/727
10.24065/2237-9460.2019v9n1ID727
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/727
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/727/427
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 9 n. 1 (2019); 367-396
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037460578304