A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? quais problemas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/67 |
Resumo: | O presente artigo busca refletir sobre o início da docência, assumido como um processo contínuo de aprendizagem a partir dos resultados de pesquisas produzidas no âmbito dos programas de pós-graduação em educação do Brasil. Para tanto, recorre a um universo de 14 pesquisas (dissertações e teses), tentando elucidar as principais características desse período de iniciação profissional e como a política de inserção na carreira se faz presente nesse momento. O texto finaliza advogando que a política existente no início de carreira é a do aprender sozinho, responsabilizar-se sozinho pelo seu desenvolvimento profissional. No que tange a isso, afirma não haver uma política de inserção desse profissional na carreira, uma vez que não há, ainda, uma compreensão do processo de aprender a ser professor como algo contínuo e, como corolário disso, uma política que assuma o estabelecimento de elos entre a formação inicial, o início de carreira e a formação continuada. Palavras-chave: Professor iniciante. Aprendizagem profissional da docência. Política de formação de professores. |
id |
UFOPA-1_4b3fdf7516c4cd00cab6fdc0cd452fb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/67 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? quais problemas?O presente artigo busca refletir sobre o início da docência, assumido como um processo contínuo de aprendizagem a partir dos resultados de pesquisas produzidas no âmbito dos programas de pós-graduação em educação do Brasil. Para tanto, recorre a um universo de 14 pesquisas (dissertações e teses), tentando elucidar as principais características desse período de iniciação profissional e como a política de inserção na carreira se faz presente nesse momento. O texto finaliza advogando que a política existente no início de carreira é a do aprender sozinho, responsabilizar-se sozinho pelo seu desenvolvimento profissional. No que tange a isso, afirma não haver uma política de inserção desse profissional na carreira, uma vez que não há, ainda, uma compreensão do processo de aprender a ser professor como algo contínuo e, como corolário disso, uma política que assuma o estabelecimento de elos entre a formação inicial, o início de carreira e a formação continuada. Palavras-chave: Professor iniciante. Aprendizagem profissional da docência. Política de formação de professores.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/67Revista Exitus; v. 2 n. 1 (2012); 79-942237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/67/67Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMariano, André Luiz Sena2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/67Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:06.115490Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? quais problemas? |
title |
A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? quais problemas? |
spellingShingle |
A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? quais problemas? Mariano, André Luiz Sena |
title_short |
A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? quais problemas? |
title_full |
A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? quais problemas? |
title_fullStr |
A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? quais problemas? |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? quais problemas? |
title_sort |
A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? quais problemas? |
author |
Mariano, André Luiz Sena |
author_facet |
Mariano, André Luiz Sena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariano, André Luiz Sena |
description |
O presente artigo busca refletir sobre o início da docência, assumido como um processo contínuo de aprendizagem a partir dos resultados de pesquisas produzidas no âmbito dos programas de pós-graduação em educação do Brasil. Para tanto, recorre a um universo de 14 pesquisas (dissertações e teses), tentando elucidar as principais características desse período de iniciação profissional e como a política de inserção na carreira se faz presente nesse momento. O texto finaliza advogando que a política existente no início de carreira é a do aprender sozinho, responsabilizar-se sozinho pelo seu desenvolvimento profissional. No que tange a isso, afirma não haver uma política de inserção desse profissional na carreira, uma vez que não há, ainda, uma compreensão do processo de aprender a ser professor como algo contínuo e, como corolário disso, uma política que assuma o estabelecimento de elos entre a formação inicial, o início de carreira e a formação continuada. Palavras-chave: Professor iniciante. Aprendizagem profissional da docência. Política de formação de professores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/67 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/67 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/67/67 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 2 n. 1 (2012); 79-94 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036313436160 |