METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roos Marchesan, Michele
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Neumann Martins, Silvana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1766
Resumo: Esta investigação apresenta uma análise em torno da metodologia de ensino participativa no contexto didático-pedagógico de cursos superiores presenciais ofertados por um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no estado do Rio Grande do Sul/BR. Diante da necessidade humana de participar, de compartilhar e de colaborar socialmente, a metodologia de ensino participativa (MEP) surge como possibilidade de fundamentação teórica para a construção e a práxis dos princípios metodológicos dos cursos superiores presenciais. Nesse viés, objetivou-se, evidenciar indícios da MEP no contexto dos princípios metodológicos dos cursos superiores presenciais. Para fins metodológicos, assumiu-se uma abordagem qualitativa. Foram envolvidos seis Coordenadores de Curso e duas Supervisoras Pedagógicas. Para produção dos dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os dados produzidos foram analisados seguindo-se a abordagem de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Na comparação entre as características da metodologia de ensino participativa e os princípios metodológicos extraídos dos Projetos Pedagógicos de Curso, foi possível evidenciar interlocuções, entre as quais, destaca-se a problematização da realidade.
id UFOPA-1_520aa4b6ce5d6bde282edafedad0e553
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1766
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação SuperiorMetodologia de Ensino ParticipativaEducação SuperiorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.Esta investigação apresenta uma análise em torno da metodologia de ensino participativa no contexto didático-pedagógico de cursos superiores presenciais ofertados por um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no estado do Rio Grande do Sul/BR. Diante da necessidade humana de participar, de compartilhar e de colaborar socialmente, a metodologia de ensino participativa (MEP) surge como possibilidade de fundamentação teórica para a construção e a práxis dos princípios metodológicos dos cursos superiores presenciais. Nesse viés, objetivou-se, evidenciar indícios da MEP no contexto dos princípios metodológicos dos cursos superiores presenciais. Para fins metodológicos, assumiu-se uma abordagem qualitativa. Foram envolvidos seis Coordenadores de Curso e duas Supervisoras Pedagógicas. Para produção dos dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os dados produzidos foram analisados seguindo-se a abordagem de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Na comparação entre as características da metodologia de ensino participativa e os princípios metodológicos extraídos dos Projetos Pedagógicos de Curso, foi possível evidenciar interlocuções, entre as quais, destaca-se a problematização da realidade.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2022-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/176610.24065/2237-9460.2022v12n1ID1766Revista Exitus; v. 12 (2022); e0220452237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1766/1212Copyright (c) 2022 Michele Roos Marchesan, Silvana Neumann Martinshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRoos Marchesan, MicheleNeumann Martins, Silvana 2022-03-02T20:04:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1766Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:30.362687Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação Superior
title METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação Superior
spellingShingle METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação Superior
Roos Marchesan, Michele
Metodologia de Ensino Participativa
Educação Superior
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
title_short METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação Superior
title_full METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação Superior
title_fullStr METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação Superior
title_full_unstemmed METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação Superior
title_sort METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação Superior
author Roos Marchesan, Michele
author_facet Roos Marchesan, Michele
Neumann Martins, Silvana
author_role author
author2 Neumann Martins, Silvana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roos Marchesan, Michele
Neumann Martins, Silvana
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de Ensino Participativa
Educação Superior
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
topic Metodologia de Ensino Participativa
Educação Superior
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
description Esta investigação apresenta uma análise em torno da metodologia de ensino participativa no contexto didático-pedagógico de cursos superiores presenciais ofertados por um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no estado do Rio Grande do Sul/BR. Diante da necessidade humana de participar, de compartilhar e de colaborar socialmente, a metodologia de ensino participativa (MEP) surge como possibilidade de fundamentação teórica para a construção e a práxis dos princípios metodológicos dos cursos superiores presenciais. Nesse viés, objetivou-se, evidenciar indícios da MEP no contexto dos princípios metodológicos dos cursos superiores presenciais. Para fins metodológicos, assumiu-se uma abordagem qualitativa. Foram envolvidos seis Coordenadores de Curso e duas Supervisoras Pedagógicas. Para produção dos dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os dados produzidos foram analisados seguindo-se a abordagem de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Na comparação entre as características da metodologia de ensino participativa e os princípios metodológicos extraídos dos Projetos Pedagógicos de Curso, foi possível evidenciar interlocuções, entre as quais, destaca-se a problematização da realidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1766
10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1766
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1766
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1766/1212
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Michele Roos Marchesan, Silvana Neumann Martins
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Michele Roos Marchesan, Silvana Neumann Martins
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 12 (2022); e022045
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711039674122240