METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação Superior
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1766 |
Resumo: | Esta investigação apresenta uma análise em torno da metodologia de ensino participativa no contexto didático-pedagógico de cursos superiores presenciais ofertados por um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no estado do Rio Grande do Sul/BR. Diante da necessidade humana de participar, de compartilhar e de colaborar socialmente, a metodologia de ensino participativa (MEP) surge como possibilidade de fundamentação teórica para a construção e a práxis dos princípios metodológicos dos cursos superiores presenciais. Nesse viés, objetivou-se, evidenciar indícios da MEP no contexto dos princípios metodológicos dos cursos superiores presenciais. Para fins metodológicos, assumiu-se uma abordagem qualitativa. Foram envolvidos seis Coordenadores de Curso e duas Supervisoras Pedagógicas. Para produção dos dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os dados produzidos foram analisados seguindo-se a abordagem de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Na comparação entre as características da metodologia de ensino participativa e os princípios metodológicos extraídos dos Projetos Pedagógicos de Curso, foi possível evidenciar interlocuções, entre as quais, destaca-se a problematização da realidade. |
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METODOLOGIA DE ENSINO PARTICIPATIVA: uma proposição para a Educação SuperiorMetodologia de Ensino ParticipativaEducação SuperiorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.Esta investigação apresenta uma análise em torno da metodologia de ensino participativa no contexto didático-pedagógico de cursos superiores presenciais ofertados por um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no estado do Rio Grande do Sul/BR. Diante da necessidade humana de participar, de compartilhar e de colaborar socialmente, a metodologia de ensino participativa (MEP) surge como possibilidade de fundamentação teórica para a construção e a práxis dos princípios metodológicos dos cursos superiores presenciais. Nesse viés, objetivou-se, evidenciar indícios da MEP no contexto dos princípios metodológicos dos cursos superiores presenciais. Para fins metodológicos, assumiu-se uma abordagem qualitativa. Foram envolvidos seis Coordenadores de Curso e duas Supervisoras Pedagógicas. Para produção dos dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os dados produzidos foram analisados seguindo-se a abordagem de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Na comparação entre as características da metodologia de ensino participativa e os princípios metodológicos extraídos dos Projetos Pedagógicos de Curso, foi possível evidenciar interlocuções, entre as quais, destaca-se a problematização da realidade.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2022-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/176610.24065/2237-9460.2022v12n1ID1766Revista Exitus; v. 12 (2022); e0220452237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1766/1212Copyright (c) 2022 Michele Roos Marchesan, Silvana Neumann Martinshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRoos Marchesan, MicheleNeumann Martins, Silvana 2022-03-02T20:04:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1766Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:30.362687Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
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