Metodologias participativas no ensino superior : análise da prática docente de bacharéis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Mayrla Pereira Sena
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43217
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
id UNB_471909c422fa8b7b5a8181837ffa13e5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43217
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Metodologias participativas no ensino superior : análise da prática docente de bacharéisEducaçãoMetodologias participativasPrática docenteEnsino superiorDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.A presente pesquisa adotou como objeto de estudo a prática docente dos professores bacharéis, dando ênfase à aplicação de metodologias participativas no ensino superior, norteada pela questão de pesquisa: Como os professores bacharéis, no contexto do ensino superior, utilizam as metodologias participativas na sua prática docente? Para isso, adotamos como objetivo geral, pesquisar como os professores bacharéis, no contexto do ensino superior, utilizam metodologias participativas em sua prática docente. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e que tem como base epistemológica uma perspectiva crítica. A coleta das informações/dados deu-se por meio de questionário e observação participante nas aulas dos docentes que atuam em cursos de graduação na modalidade de bacharelado, de modo que os sujeitos da pesquisa foram docentes do Ensino Superior, ministrantes de disciplinas em cursos de bacharelado, de uma Instituições de Ensino Superior do DF. Para sustentar teoricamente essa pesquisa, foram utilizadas obras dos seguintes autores, Saviani (2009; 2013), Sánchez Gamboa (2006), Veiga (2017), Vianna (2007), Imbernón (2006; 2012), Silva (2017), Cabrera e Jaén (1991), Piaget (1975), Reis (2011), Cruz (2017), Masetto (2012), entre outros. Com isso, constatamos que os docentes participantes desta pesquisa, apesar de utilizar algumas metodologias participativas em sua prática docente, algumas etapas ficaram para outro momento. Na observação participante, os docentes deixaram para realizar a avaliação após a adoção das metodologias e, em decorrência disso, o feedback aos discentes ficou para outro momento e, consequentemente, avaliar se as metodologias aplicadas cumpriram seus objetivos, ficou para depois. Os dados apontam para a busca de um esclarecimento contínuo pelos docentes quanto ao uso de novas metodologias que proporcionem um melhor processo de ensino-aprendizagem dos discentes e se articulem aos seus objetivos educacionais.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The present research adopted as its object of study the teaching practice of professors with bachelor's degrees, emphasizing the application of participatory methodologies in higher education, guided by the research question: How do professors with bachelor's degrees, in the context of higher education, use participatory methodologies in their practice teacher? For this, we have adopted as a general objective, to research how do bachelor professors, in the context of higher education, use participatory methodologies in their teaching practice. It is a research with a qualitative approach, and which has a critical perspective as its epistemological base. The collection of information/data took place through a questionnaire and participant observation in the classes of professors who work in undergraduate courses in the bachelor's degree modality, so that the research subjects were professors of Higher Education, lecturers of disciplines in courses of Bachelor's Degree from a Higher Education Institutions in the Federal District. To theoretically support this research, works by the following authors were used, Saviani (2009; 2013), Sánchez Gamboa (2006), Veiga (2017), Vianna (2007), Imbernón (2006; 2012), Silva (2017), Cabrera and Jaén (1991), Piaget (1975), Reis (2011), Cruz (2017), Masetto (2012), among others. Thus, we found that the teachers participating in this research, despite using some participatory methodologies in their teaching practice, left a few steps for another time. In the participant observation, the professors performed the assessment after the adoption of the methodologies and, as a result, the students’ feedback was left to be given at another moment, as well as the assessment of whether the applied methodologies met their objectives. The data point to a search for a continuous clarification by the professors regarding the use of new methodologies that provide a better teaching-learning process for students and that are linked to their educational objectives.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMachado, Liliane CamposCordeiro, Mayrla Pereira Sena2022-03-30T21:41:16Z2022-03-30T21:41:16Z2022-03-302021-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORDEIRO, Mayrla Pereira Sena. Metodologias participativas no ensino superior: análise da prática docente de bacharéis. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43217A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T17:27:08Zoai:repositorio.unb.br:10482/43217Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T17:27:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias participativas no ensino superior : análise da prática docente de bacharéis
title Metodologias participativas no ensino superior : análise da prática docente de bacharéis
spellingShingle Metodologias participativas no ensino superior : análise da prática docente de bacharéis
Cordeiro, Mayrla Pereira Sena
Educação
Metodologias participativas
Prática docente
Ensino superior
title_short Metodologias participativas no ensino superior : análise da prática docente de bacharéis
title_full Metodologias participativas no ensino superior : análise da prática docente de bacharéis
title_fullStr Metodologias participativas no ensino superior : análise da prática docente de bacharéis
title_full_unstemmed Metodologias participativas no ensino superior : análise da prática docente de bacharéis
title_sort Metodologias participativas no ensino superior : análise da prática docente de bacharéis
author Cordeiro, Mayrla Pereira Sena
author_facet Cordeiro, Mayrla Pereira Sena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Liliane Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Mayrla Pereira Sena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Metodologias participativas
Prática docente
Ensino superior
topic Educação
Metodologias participativas
Prática docente
Ensino superior
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-08
2022-03-30T21:41:16Z
2022-03-30T21:41:16Z
2022-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORDEIRO, Mayrla Pereira Sena. Metodologias participativas no ensino superior: análise da prática docente de bacharéis. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43217
identifier_str_mv CORDEIRO, Mayrla Pereira Sena. Metodologias participativas no ensino superior: análise da prática docente de bacharéis. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508268235522048