Permanência e êxito acadêmico: contribuição da Política de assistência estudantil na UFPA, Campus de Altamira
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/931 |
Resumo: | Nesse artigo é apresentado um estudo bibliográfico, realizado no ano de 2017, com o principal objetivo de analisar a relação entre a assistência estudantil na Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira e a permanência e êxito acadêmico dos estudantes benefiários dos auxílios disponibilizados ao estudante desse Campus. A análise dos dados foi realizada à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo. A assistência estudantil foi marcada por ações esparsas e pontuais, assumindo caráter assistencialista. Especificamente no Campus de Altamira os estudantes enfrentam dificuldades em receber os auxílios por falta de compreensão dos editais, insuficiência de vagas para atender as demandas e burocracias que envolvem o processo de inscrição. Esses fatores combinados ou isolados ocasionam um baixo número de estudantes atendidos no Campus de Altamira e contribuem para aumentar os índices de retenção e evasão nesse Campus. Palavras-chave: PNAES. Ensino Superior. Permanência. |
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Permanência e êxito acadêmico: contribuição da Política de assistência estudantil na UFPA, Campus de AltamiraNesse artigo é apresentado um estudo bibliográfico, realizado no ano de 2017, com o principal objetivo de analisar a relação entre a assistência estudantil na Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira e a permanência e êxito acadêmico dos estudantes benefiários dos auxílios disponibilizados ao estudante desse Campus. A análise dos dados foi realizada à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo. A assistência estudantil foi marcada por ações esparsas e pontuais, assumindo caráter assistencialista. Especificamente no Campus de Altamira os estudantes enfrentam dificuldades em receber os auxílios por falta de compreensão dos editais, insuficiência de vagas para atender as demandas e burocracias que envolvem o processo de inscrição. Esses fatores combinados ou isolados ocasionam um baixo número de estudantes atendidos no Campus de Altamira e contribuem para aumentar os índices de retenção e evasão nesse Campus. Palavras-chave: PNAES. Ensino Superior. Permanência.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/93110.24065/2237-9460.2019v9n3ID931Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 87-1152237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/931/491Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Pricila LysikCastro, Regina Celi Alvarenga de Moura2019-09-26T18:36:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/931Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:17.245295Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
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Nesse artigo é apresentado um estudo bibliográfico, realizado no ano de 2017, com o principal objetivo de analisar a relação entre a assistência estudantil na Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira e a permanência e êxito acadêmico dos estudantes benefiários dos auxílios disponibilizados ao estudante desse Campus. A análise dos dados foi realizada à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo. A assistência estudantil foi marcada por ações esparsas e pontuais, assumindo caráter assistencialista. Especificamente no Campus de Altamira os estudantes enfrentam dificuldades em receber os auxílios por falta de compreensão dos editais, insuficiência de vagas para atender as demandas e burocracias que envolvem o processo de inscrição. Esses fatores combinados ou isolados ocasionam um baixo número de estudantes atendidos no Campus de Altamira e contribuem para aumentar os índices de retenção e evasão nesse Campus. Palavras-chave: PNAES. Ensino Superior. Permanência. |
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