A educação inclusiva no município de Itapetinga-BA: avanços e desafios de uma política em ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Geovania Fagundes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pires, Ennia Débora Passos Braga, Araújo, Silvânia Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1150
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1150
Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa realizada em 2018 que teve como objetivo geral analisar a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) no município de Itapetinga-BA. Este estudo visa apresentar uma análise comparativa entre o que está posto no Plano Municipal de Educação (PME), acerca da educação inclusiva, e o que, de fato, tem acontecido no “chão da escola” do referido município. Compreendida como uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho sócio-histórico, contou com o aporte teórico e metodológico da Teoria Histórico Cultural de Vygotsky e do Materialismo Histórico Dialético. Os resultados sinalizaram alguns avanços, como: o aumento de 214% nas matrículas de alunos com deficiência, do ano de 2015 a 2018; a criação do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) em 2017 e de cinco Salas de Recursos Multifuncionais em 2018, dentre outros. Entretanto, alguns desafios foram destacados, como: a formação dos professores, a ampliação do quadro de profissionais para o Atendimento Educacional Especializado e a montagem de novas salas de recursos multifuncionais, levando-nos à conclusão de que o município tem dado passos tímidos, porém expressivos, na efetivação da PNEEPEI, eles representam pequenas estratégias que precisam ser ampliadas para todas as escolas, a fim de que se transformem em espaços inclusivos. Palavras-chave: Educação Inclusiva. Plano Municipal de Educação. PNEEPEI. 
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