O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/32 |
Resumo: | No livro “As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita”, as autoras Lígia Márcia Martins, professora Livre-docente da UNESP e Ana Carolina Galvão Marsiglia, professora da UFES, estabelecem uma comparação entre o processo de ensino e aprendizagem da linguagem escrita nas perspectivas construtivista e histórico-crítica, consideram a importância desta prática social e entendem que há um problema referente a esta questão que perpassa pela escola, uma vez que a alfabetização deve visar à humanização dos sujeitos e ultrapassar a ideia de apenas troca de experiências por entender que a educação de qualidade deve atender às lutas da classe trabalhadora envolvendo a qualidade da formação dos alunos. A obra está organizada em dois capítulos: Marcos referenciais da perspectiva construtivista e da psicologia histórico-cultural e A alfabetização para o construtivismo e para a psicologia histórico-cultural/pedagogia histórico-crítica (PHC). |
id |
UFOPA-1_6bb1f055f67606d73c51e1f5f48f3c7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e ConstrutivismoNo livro “As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita”, as autoras Lígia Márcia Martins, professora Livre-docente da UNESP e Ana Carolina Galvão Marsiglia, professora da UFES, estabelecem uma comparação entre o processo de ensino e aprendizagem da linguagem escrita nas perspectivas construtivista e histórico-crítica, consideram a importância desta prática social e entendem que há um problema referente a esta questão que perpassa pela escola, uma vez que a alfabetização deve visar à humanização dos sujeitos e ultrapassar a ideia de apenas troca de experiências por entender que a educação de qualidade deve atender às lutas da classe trabalhadora envolvendo a qualidade da formação dos alunos. A obra está organizada em dois capítulos: Marcos referenciais da perspectiva construtivista e da psicologia histórico-cultural e A alfabetização para o construtivismo e para a psicologia histórico-cultural/pedagogia histórico-crítica (PHC).Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/32Revista Exitus; v. 6 n. 2 (2016); 255-2592237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/32/32Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alessandra de Sousa dosSantos Neto, José Leite dosLima, Rhaysa Moraes de2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:04.918078Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo |
title |
O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo |
spellingShingle |
O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo Santos, Alessandra de Sousa dos |
title_short |
O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo |
title_full |
O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo |
title_fullStr |
O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo |
title_full_unstemmed |
O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo |
title_sort |
O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo |
author |
Santos, Alessandra de Sousa dos |
author_facet |
Santos, Alessandra de Sousa dos Santos Neto, José Leite dos Lima, Rhaysa Moraes de |
author_role |
author |
author2 |
Santos Neto, José Leite dos Lima, Rhaysa Moraes de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Alessandra de Sousa dos Santos Neto, José Leite dos Lima, Rhaysa Moraes de |
description |
No livro “As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita”, as autoras Lígia Márcia Martins, professora Livre-docente da UNESP e Ana Carolina Galvão Marsiglia, professora da UFES, estabelecem uma comparação entre o processo de ensino e aprendizagem da linguagem escrita nas perspectivas construtivista e histórico-crítica, consideram a importância desta prática social e entendem que há um problema referente a esta questão que perpassa pela escola, uma vez que a alfabetização deve visar à humanização dos sujeitos e ultrapassar a ideia de apenas troca de experiências por entender que a educação de qualidade deve atender às lutas da classe trabalhadora envolvendo a qualidade da formação dos alunos. A obra está organizada em dois capítulos: Marcos referenciais da perspectiva construtivista e da psicologia histórico-cultural e A alfabetização para o construtivismo e para a psicologia histórico-cultural/pedagogia histórico-crítica (PHC). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/32 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/32 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/32/32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 6 n. 2 (2016); 255-259 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036274638848 |