O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alessandra de Sousa dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos Neto, José Leite dos, Lima, Rhaysa Moraes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/32
Resumo: No livro “As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita”, as autoras Lígia Márcia Martins, professora Livre-docente da UNESP e Ana Carolina Galvão Marsiglia, professora da UFES, estabelecem uma comparação entre o processo de ensino e aprendizagem da linguagem escrita nas perspectivas construtivista e histórico-crítica, consideram a importância desta prática social e entendem que há um problema referente a esta questão que perpassa pela escola, uma vez que a alfabetização deve visar à humanização dos sujeitos e ultrapassar a ideia de apenas troca de experiências por entender que a educação de qualidade deve atender às lutas da classe trabalhadora envolvendo a qualidade da formação dos alunos.  A obra está organizada em dois capítulos: Marcos referenciais da perspectiva construtivista e da psicologia histórico-cultural e A alfabetização para o construtivismo e para a psicologia histórico-cultural/pedagogia histórico-crítica (PHC).
id UFOPA-1_6bb1f055f67606d73c51e1f5f48f3c7b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e ConstrutivismoNo livro “As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita”, as autoras Lígia Márcia Martins, professora Livre-docente da UNESP e Ana Carolina Galvão Marsiglia, professora da UFES, estabelecem uma comparação entre o processo de ensino e aprendizagem da linguagem escrita nas perspectivas construtivista e histórico-crítica, consideram a importância desta prática social e entendem que há um problema referente a esta questão que perpassa pela escola, uma vez que a alfabetização deve visar à humanização dos sujeitos e ultrapassar a ideia de apenas troca de experiências por entender que a educação de qualidade deve atender às lutas da classe trabalhadora envolvendo a qualidade da formação dos alunos.  A obra está organizada em dois capítulos: Marcos referenciais da perspectiva construtivista e da psicologia histórico-cultural e A alfabetização para o construtivismo e para a psicologia histórico-cultural/pedagogia histórico-crítica (PHC).Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/32Revista Exitus; v. 6 n. 2 (2016); 255-2592237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/32/32Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alessandra de Sousa dosSantos Neto, José Leite dosLima, Rhaysa Moraes de2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:04.918078Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo
title O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo
spellingShingle O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo
Santos, Alessandra de Sousa dos
title_short O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo
title_full O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo
title_fullStr O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo
title_full_unstemmed O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo
title_sort O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo
author Santos, Alessandra de Sousa dos
author_facet Santos, Alessandra de Sousa dos
Santos Neto, José Leite dos
Lima, Rhaysa Moraes de
author_role author
author2 Santos Neto, José Leite dos
Lima, Rhaysa Moraes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alessandra de Sousa dos
Santos Neto, José Leite dos
Lima, Rhaysa Moraes de
description No livro “As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita”, as autoras Lígia Márcia Martins, professora Livre-docente da UNESP e Ana Carolina Galvão Marsiglia, professora da UFES, estabelecem uma comparação entre o processo de ensino e aprendizagem da linguagem escrita nas perspectivas construtivista e histórico-crítica, consideram a importância desta prática social e entendem que há um problema referente a esta questão que perpassa pela escola, uma vez que a alfabetização deve visar à humanização dos sujeitos e ultrapassar a ideia de apenas troca de experiências por entender que a educação de qualidade deve atender às lutas da classe trabalhadora envolvendo a qualidade da formação dos alunos.  A obra está organizada em dois capítulos: Marcos referenciais da perspectiva construtivista e da psicologia histórico-cultural e A alfabetização para o construtivismo e para a psicologia histórico-cultural/pedagogia histórico-crítica (PHC).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/32
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/32/32
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 6 n. 2 (2016); 255-259
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036274638848