O bioma pampa nos anos iniciais: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Luiza Frigo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Baccin, Bruna Ambros, Pessano, Edward Frederico Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1479
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que investigou a abordagem do bioma Pampa em suas aulas. A metodologia deste estudo foi de cunho qualitativo, realizado em três escolas públicas estaduais do RS. Os dados foram coletados a partir de um questionário semiestruturado, e para a análise utilizou-se a Análise de Conteúdo e a Técnica de Nuvens de Palavras. Posteriormente, realizou-se um estudo sobre a abordagem do bioma Pampa nos livros didáticos, indicados no PNLD 2016 dos anos iniciais. Quanto à análise dos questionários, os resultados inferem que os professores realizam uma abordagem simplificada e pouco contextualizada sobre o bioma Pampa em suas aulas. As justificativas apresentadas nas respostas remetem ao fato desta temática não estar contemplada no plano de estudos das escolas. Com relação à análise realizada nos livros didáticos do PNLD 2016, observou-se a existência de várias coleções disponíveis para a escolha dos professores, porém apenas cinco coleções apresentaram a contextualização da temática bioma Pampa. Destaca-se ainda, a utilização de diferentes recursos metodológicos por parte dos professores, objetivando a melhoria dos processos de ensino. Neste sentido, acredita-se que discussões voltadas aos conteúdos relacionados ao bioma Pampa podem contribuir de maneira significativa para que os estudantes aprendam, ainda nos anos iniciais, a importância desses ecossistemas e desenvolvam atitudes voltadas para a preservação e manutenção da biodiversidade do Pampa.
id UFOPA-1_772b727d6ac4f5276aa8bc6b3597b03d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1479
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling O bioma pampa nos anos iniciais: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLDAnos iniciaisLivros DidáticosBioma PampaProfessoresO presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que investigou a abordagem do bioma Pampa em suas aulas. A metodologia deste estudo foi de cunho qualitativo, realizado em três escolas públicas estaduais do RS. Os dados foram coletados a partir de um questionário semiestruturado, e para a análise utilizou-se a Análise de Conteúdo e a Técnica de Nuvens de Palavras. Posteriormente, realizou-se um estudo sobre a abordagem do bioma Pampa nos livros didáticos, indicados no PNLD 2016 dos anos iniciais. Quanto à análise dos questionários, os resultados inferem que os professores realizam uma abordagem simplificada e pouco contextualizada sobre o bioma Pampa em suas aulas. As justificativas apresentadas nas respostas remetem ao fato desta temática não estar contemplada no plano de estudos das escolas. Com relação à análise realizada nos livros didáticos do PNLD 2016, observou-se a existência de várias coleções disponíveis para a escolha dos professores, porém apenas cinco coleções apresentaram a contextualização da temática bioma Pampa. Destaca-se ainda, a utilização de diferentes recursos metodológicos por parte dos professores, objetivando a melhoria dos processos de ensino. Neste sentido, acredita-se que discussões voltadas aos conteúdos relacionados ao bioma Pampa podem contribuir de maneira significativa para que os estudantes aprendam, ainda nos anos iniciais, a importância desses ecossistemas e desenvolvam atitudes voltadas para a preservação e manutenção da biodiversidade do Pampa.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/147910.24065/2237-9460.2020v10n1ID1479Revista Exitus; v. 10 (2020); e0201192237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1479/963Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Luiza Frigo Baccin, Bruna AmbrosPessano, Edward Frederico Castro2020-09-01T20:20:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1479Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:24.264181Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O bioma pampa nos anos iniciais: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLD
title O bioma pampa nos anos iniciais: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLD
spellingShingle O bioma pampa nos anos iniciais: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLD
Pinto, Luiza Frigo
Anos iniciais
Livros Didáticos
Bioma Pampa
Professores
title_short O bioma pampa nos anos iniciais: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLD
title_full O bioma pampa nos anos iniciais: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLD
title_fullStr O bioma pampa nos anos iniciais: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLD
title_full_unstemmed O bioma pampa nos anos iniciais: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLD
title_sort O bioma pampa nos anos iniciais: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLD
author Pinto, Luiza Frigo
author_facet Pinto, Luiza Frigo
Baccin, Bruna Ambros
Pessano, Edward Frederico Castro
author_role author
author2 Baccin, Bruna Ambros
Pessano, Edward Frederico Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Luiza Frigo
Baccin, Bruna Ambros
Pessano, Edward Frederico Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Anos iniciais
Livros Didáticos
Bioma Pampa
Professores
topic Anos iniciais
Livros Didáticos
Bioma Pampa
Professores
description O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que investigou a abordagem do bioma Pampa em suas aulas. A metodologia deste estudo foi de cunho qualitativo, realizado em três escolas públicas estaduais do RS. Os dados foram coletados a partir de um questionário semiestruturado, e para a análise utilizou-se a Análise de Conteúdo e a Técnica de Nuvens de Palavras. Posteriormente, realizou-se um estudo sobre a abordagem do bioma Pampa nos livros didáticos, indicados no PNLD 2016 dos anos iniciais. Quanto à análise dos questionários, os resultados inferem que os professores realizam uma abordagem simplificada e pouco contextualizada sobre o bioma Pampa em suas aulas. As justificativas apresentadas nas respostas remetem ao fato desta temática não estar contemplada no plano de estudos das escolas. Com relação à análise realizada nos livros didáticos do PNLD 2016, observou-se a existência de várias coleções disponíveis para a escolha dos professores, porém apenas cinco coleções apresentaram a contextualização da temática bioma Pampa. Destaca-se ainda, a utilização de diferentes recursos metodológicos por parte dos professores, objetivando a melhoria dos processos de ensino. Neste sentido, acredita-se que discussões voltadas aos conteúdos relacionados ao bioma Pampa podem contribuir de maneira significativa para que os estudantes aprendam, ainda nos anos iniciais, a importância desses ecossistemas e desenvolvam atitudes voltadas para a preservação e manutenção da biodiversidade do Pampa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1479
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1479
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1479
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1479/963
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020119
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711038918098944