O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1276 |
Resumo: | Nas aulas de Matemática, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o professor pode se deparar com alunos que possuem deficiência intelectual, o que lhe exigirá o (re)planejamento das práticas pedagógicas, de modo que proporcionem o seu desenvolvimento e aprendizagem. Entre as perspectivas metodológicas, que podem vir ao encontro dessa necessidade, está o Design de enunciados de problemas com o uso de tecnologias digitais em que são projetados, desenvolvidos e implementados os enunciados e esses avaliados para a proposta de resolução. Desse modo, apresentam-se os resultados de uma investigação realizada sob o paradigma qualitativo e como um estudo de caso, cujo objetivo geral foi investigar como os Designs de enunciados realizados pelo professor e a resolução dos problemas, por parte de uma aluna com deficiência intelectual, com o uso de tecnologias digitais contribui para que produza conhecimentos matemáticos, tecnológicos e acerca de temas de relevância social. Para atingi-lo, foi executado, em etapas, os Designs de quatro enunciados de problemas fechados e abertos, utilizando os documentos do Microsoft Office Excel e imagens de um site, que contextualizaram os problemas. Esses foram produzidos para serem propostos e resolvidos por uma aluna com deficiência intelectual, de um 6º ano do Ensino Fundamental, e contribuíram para que aprendesse os conhecimentos matemáticos relativos à Contagem, Representação no Sistema Decimal e de Valores Monetários, em Tabelas, e Adição, Subtração e Multiplicação de Números Naturais, associando-os ao uso do computador e aos recursos do Excel e aos temas abordados, ligados às práticas do cotidiano. |
id |
UFOPA-1_783a7be625fe2275f5dfe0c48c6b45be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1276 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual Educação MatemáticaDeficiência intelectualDesign de enunciadosResolução de problemasTecnologias digitaisAnos Finais do Ensino FundamentalNas aulas de Matemática, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o professor pode se deparar com alunos que possuem deficiência intelectual, o que lhe exigirá o (re)planejamento das práticas pedagógicas, de modo que proporcionem o seu desenvolvimento e aprendizagem. Entre as perspectivas metodológicas, que podem vir ao encontro dessa necessidade, está o Design de enunciados de problemas com o uso de tecnologias digitais em que são projetados, desenvolvidos e implementados os enunciados e esses avaliados para a proposta de resolução. Desse modo, apresentam-se os resultados de uma investigação realizada sob o paradigma qualitativo e como um estudo de caso, cujo objetivo geral foi investigar como os Designs de enunciados realizados pelo professor e a resolução dos problemas, por parte de uma aluna com deficiência intelectual, com o uso de tecnologias digitais contribui para que produza conhecimentos matemáticos, tecnológicos e acerca de temas de relevância social. Para atingi-lo, foi executado, em etapas, os Designs de quatro enunciados de problemas fechados e abertos, utilizando os documentos do Microsoft Office Excel e imagens de um site, que contextualizaram os problemas. Esses foram produzidos para serem propostos e resolvidos por uma aluna com deficiência intelectual, de um 6º ano do Ensino Fundamental, e contribuíram para que aprendesse os conhecimentos matemáticos relativos à Contagem, Representação no Sistema Decimal e de Valores Monetários, em Tabelas, e Adição, Subtração e Multiplicação de Números Naturais, associando-os ao uso do computador e aos recursos do Excel e aos temas abordados, ligados às práticas do cotidiano.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/127610.24065/2237-9460.2020v10n1ID1276Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200972237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1276/929Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Fabiane Fischer2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1276Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:22.763466Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual |
title |
O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual |
spellingShingle |
O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual Figueiredo, Fabiane Fischer Educação Matemática Deficiência intelectual Design de enunciados Resolução de problemas Tecnologias digitais Anos Finais do Ensino Fundamental |
title_short |
O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual |
title_full |
O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual |
title_fullStr |
O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual |
title_full_unstemmed |
O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual |
title_sort |
O design de enunciados e a resolução de problemas com o uso de tecnologias digitais na Educação Matemática de alunos com deficiência intelectual |
author |
Figueiredo, Fabiane Fischer |
author_facet |
Figueiredo, Fabiane Fischer |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Fabiane Fischer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Deficiência intelectual Design de enunciados Resolução de problemas Tecnologias digitais Anos Finais do Ensino Fundamental |
topic |
Educação Matemática Deficiência intelectual Design de enunciados Resolução de problemas Tecnologias digitais Anos Finais do Ensino Fundamental |
description |
Nas aulas de Matemática, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o professor pode se deparar com alunos que possuem deficiência intelectual, o que lhe exigirá o (re)planejamento das práticas pedagógicas, de modo que proporcionem o seu desenvolvimento e aprendizagem. Entre as perspectivas metodológicas, que podem vir ao encontro dessa necessidade, está o Design de enunciados de problemas com o uso de tecnologias digitais em que são projetados, desenvolvidos e implementados os enunciados e esses avaliados para a proposta de resolução. Desse modo, apresentam-se os resultados de uma investigação realizada sob o paradigma qualitativo e como um estudo de caso, cujo objetivo geral foi investigar como os Designs de enunciados realizados pelo professor e a resolução dos problemas, por parte de uma aluna com deficiência intelectual, com o uso de tecnologias digitais contribui para que produza conhecimentos matemáticos, tecnológicos e acerca de temas de relevância social. Para atingi-lo, foi executado, em etapas, os Designs de quatro enunciados de problemas fechados e abertos, utilizando os documentos do Microsoft Office Excel e imagens de um site, que contextualizaram os problemas. Esses foram produzidos para serem propostos e resolvidos por uma aluna com deficiência intelectual, de um 6º ano do Ensino Fundamental, e contribuíram para que aprendesse os conhecimentos matemáticos relativos à Contagem, Representação no Sistema Decimal e de Valores Monetários, em Tabelas, e Adição, Subtração e Multiplicação de Números Naturais, associando-os ao uso do computador e aos recursos do Excel e aos temas abordados, ligados às práticas do cotidiano. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1276 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1276 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1276 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1276/929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460 https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460 https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 10 (2020); e020097 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711038398005248 |