Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/287 |
Resumo: | Nesse ensaio teórico propomos algumas reflexões sobre as tecnologias digitais e o modo como participam, histórica e culturalmente, do processo de produção de conhecimento. Do mesmo modo, apresentamos considerações sobre a resolução de problemas, na perspectiva da educação matemática, evidenciando aspectos históricos, políticos e epistemológicos no que se refere ao processo de apropriação de conhecimentos em matemática e a formação matemática dos estudantes. A partir dessa abordagem inicial buscamos deflagrar reflexões e entendimentos sobre as relações entre as tecnologias e a resolução de problemas, enfatizando as interfaces entre ambas e as possibilidades que emergem da articulação dessas na abordagem de conceitos matemáticos, sobretudo na educação básica. Dessa abordagem destacaram-se as interfaces política, pedagógica, epistemológica, histórica e social. |
id |
UFPA-6_6383a3f068600f113f48344ec4f9ee4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/287 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemáticaTecnologias DigitaisResolução de ProblemasEducação MatemáticaNesse ensaio teórico propomos algumas reflexões sobre as tecnologias digitais e o modo como participam, histórica e culturalmente, do processo de produção de conhecimento. Do mesmo modo, apresentamos considerações sobre a resolução de problemas, na perspectiva da educação matemática, evidenciando aspectos históricos, políticos e epistemológicos no que se refere ao processo de apropriação de conhecimentos em matemática e a formação matemática dos estudantes. A partir dessa abordagem inicial buscamos deflagrar reflexões e entendimentos sobre as relações entre as tecnologias e a resolução de problemas, enfatizando as interfaces entre ambas e as possibilidades que emergem da articulação dessas na abordagem de conceitos matemáticos, sobretudo na educação básica. Dessa abordagem destacaram-se as interfaces política, pedagógica, epistemológica, histórica e social. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/287REMATEC; v. 11 n. 21 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/287/288Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRichit, AdrianaNunes, Célia Barros2022-10-15T13:35:52Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/287Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:35:52Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática |
title |
Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática |
spellingShingle |
Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática Richit, Adriana Tecnologias Digitais Resolução de Problemas Educação Matemática |
title_short |
Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática |
title_full |
Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática |
title_fullStr |
Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática |
title_full_unstemmed |
Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática |
title_sort |
Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática |
author |
Richit, Adriana |
author_facet |
Richit, Adriana Nunes, Célia Barros |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Célia Barros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Richit, Adriana Nunes, Célia Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais Resolução de Problemas Educação Matemática |
topic |
Tecnologias Digitais Resolução de Problemas Educação Matemática |
description |
Nesse ensaio teórico propomos algumas reflexões sobre as tecnologias digitais e o modo como participam, histórica e culturalmente, do processo de produção de conhecimento. Do mesmo modo, apresentamos considerações sobre a resolução de problemas, na perspectiva da educação matemática, evidenciando aspectos históricos, políticos e epistemológicos no que se refere ao processo de apropriação de conhecimentos em matemática e a formação matemática dos estudantes. A partir dessa abordagem inicial buscamos deflagrar reflexões e entendimentos sobre as relações entre as tecnologias e a resolução de problemas, enfatizando as interfaces entre ambas e as possibilidades que emergem da articulação dessas na abordagem de conceitos matemáticos, sobretudo na educação básica. Dessa abordagem destacaram-se as interfaces política, pedagógica, epistemológica, histórica e social. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/287 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/287/288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 11 n. 21 (2016) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003622973440 |