Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richit, Adriana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nunes, Célia Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/287
Resumo: Nesse  ensaio teórico  propomos  algumas  reflexões  sobre  as  tecnologias  digitais  e  o  modo  como participam, histórica e culturalmente, do processo de produção de conhecimento. Do mesmo modo, apresentamos considerações sobre a resolução de problemas, na perspectiva da educação matemática, evidenciando aspectos históricos, políticos e epistemológicos no que se refere ao processo de apropriação de conhecimentos em matemática e a formação matemática dos estudantes. A partir dessa abordagem inicial buscamos deflagrar reflexões e entendimentos sobre as relações entre as tecnologias e a resolução de problemas, enfatizando as interfaces entre ambas e as possibilidades que emergem da articulação dessas na abordagem de conceitos matemáticos, sobretudo na educação básica. Dessa abordagem destacaram-se as interfaces política, pedagógica, epistemológica, histórica e social.  
id UFPA-6_6383a3f068600f113f48344ec4f9ee4d
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/287
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemáticaTecnologias DigitaisResolução de ProblemasEducação MatemáticaNesse  ensaio teórico  propomos  algumas  reflexões  sobre  as  tecnologias  digitais  e  o  modo  como participam, histórica e culturalmente, do processo de produção de conhecimento. Do mesmo modo, apresentamos considerações sobre a resolução de problemas, na perspectiva da educação matemática, evidenciando aspectos históricos, políticos e epistemológicos no que se refere ao processo de apropriação de conhecimentos em matemática e a formação matemática dos estudantes. A partir dessa abordagem inicial buscamos deflagrar reflexões e entendimentos sobre as relações entre as tecnologias e a resolução de problemas, enfatizando as interfaces entre ambas e as possibilidades que emergem da articulação dessas na abordagem de conceitos matemáticos, sobretudo na educação básica. Dessa abordagem destacaram-se as interfaces política, pedagógica, epistemológica, histórica e social.  Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/287REMATEC; v. 11 n. 21 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/287/288Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRichit, AdrianaNunes, Célia Barros2022-10-15T13:35:52Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/287Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:35:52Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática
title Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática
spellingShingle Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática
Richit, Adriana
Tecnologias Digitais
Resolução de Problemas
Educação Matemática
title_short Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática
title_full Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática
title_fullStr Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática
title_full_unstemmed Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática
title_sort Interfaces entre as tecnologias digitais e a resolução de problemas na perspectiva da educação matemática
author Richit, Adriana
author_facet Richit, Adriana
Nunes, Célia Barros
author_role author
author2 Nunes, Célia Barros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Richit, Adriana
Nunes, Célia Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais
Resolução de Problemas
Educação Matemática
topic Tecnologias Digitais
Resolução de Problemas
Educação Matemática
description Nesse  ensaio teórico  propomos  algumas  reflexões  sobre  as  tecnologias  digitais  e  o  modo  como participam, histórica e culturalmente, do processo de produção de conhecimento. Do mesmo modo, apresentamos considerações sobre a resolução de problemas, na perspectiva da educação matemática, evidenciando aspectos históricos, políticos e epistemológicos no que se refere ao processo de apropriação de conhecimentos em matemática e a formação matemática dos estudantes. A partir dessa abordagem inicial buscamos deflagrar reflexões e entendimentos sobre as relações entre as tecnologias e a resolução de problemas, enfatizando as interfaces entre ambas e as possibilidades que emergem da articulação dessas na abordagem de conceitos matemáticos, sobretudo na educação básica. Dessa abordagem destacaram-se as interfaces política, pedagógica, epistemológica, histórica e social.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/287
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/287/288
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 11 n. 21 (2016)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003622973440