A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/349 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo identificar e compreender as concepções de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática acerca da influência da relação entre professor e estudantes sobre a aprendizagem. Foram coletados depoimentos de 17 professores integrantes de um Programa de Pós-Graduação na referida área. A Análise Textual Discursiva originou três resultados: a relação entre professor e estudante influencia na aprendizagem discente; as atitudes dos estudantes influenciam na sua aprendizagem; a atitudes do professor contribuem para a aprendizagem dos estudantes. Foi possível constatar que os participantes da investigação entendem que a afetividade e a boa relação entre professor e estudantes favorecem significativamente a aprendizagem dos estudantes. Os professores enfatizam a necessidade de atitudes dos estudantes como a confiança, a autodisciplina intelectual e o compromisso como favorecedoras da aprendizagem. Palavras-chave: Relação professor-estudante. Afetividade. Aprendizagem em Ciências e Matemática. |
id |
UFOPA-1_89369df7b5664bcc1a689848f7056706 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/349 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemáticaEste artigo tem por objetivo identificar e compreender as concepções de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática acerca da influência da relação entre professor e estudantes sobre a aprendizagem. Foram coletados depoimentos de 17 professores integrantes de um Programa de Pós-Graduação na referida área. A Análise Textual Discursiva originou três resultados: a relação entre professor e estudante influencia na aprendizagem discente; as atitudes dos estudantes influenciam na sua aprendizagem; a atitudes do professor contribuem para a aprendizagem dos estudantes. Foi possível constatar que os participantes da investigação entendem que a afetividade e a boa relação entre professor e estudantes favorecem significativamente a aprendizagem dos estudantes. Os professores enfatizam a necessidade de atitudes dos estudantes como a confiança, a autodisciplina intelectual e o compromisso como favorecedoras da aprendizagem. Palavras-chave: Relação professor-estudante. Afetividade. Aprendizagem em Ciências e Matemática.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/34910.24065/2237-9460.2017v7n3ID349Revista Exitus; v. 7 n. 3 (2017); 64-872237-946010.24065/2237-9460.2017v7n3reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/349/272Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessReisdoefer, Deise NiviaTeixeira, Eliana Maria MallmannRamos, Maurivan Güntzel2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/349Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:11.935906Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática |
title |
A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática |
spellingShingle |
A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática Reisdoefer, Deise Nivia |
title_short |
A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática |
title_full |
A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática |
title_fullStr |
A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática |
title_full_unstemmed |
A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática |
title_sort |
A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática |
author |
Reisdoefer, Deise Nivia |
author_facet |
Reisdoefer, Deise Nivia Teixeira, Eliana Maria Mallmann Ramos, Maurivan Güntzel |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Eliana Maria Mallmann Ramos, Maurivan Güntzel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reisdoefer, Deise Nivia Teixeira, Eliana Maria Mallmann Ramos, Maurivan Güntzel |
description |
Este artigo tem por objetivo identificar e compreender as concepções de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática acerca da influência da relação entre professor e estudantes sobre a aprendizagem. Foram coletados depoimentos de 17 professores integrantes de um Programa de Pós-Graduação na referida área. A Análise Textual Discursiva originou três resultados: a relação entre professor e estudante influencia na aprendizagem discente; as atitudes dos estudantes influenciam na sua aprendizagem; a atitudes do professor contribuem para a aprendizagem dos estudantes. Foi possível constatar que os participantes da investigação entendem que a afetividade e a boa relação entre professor e estudantes favorecem significativamente a aprendizagem dos estudantes. Os professores enfatizam a necessidade de atitudes dos estudantes como a confiança, a autodisciplina intelectual e o compromisso como favorecedoras da aprendizagem. Palavras-chave: Relação professor-estudante. Afetividade. Aprendizagem em Ciências e Matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/349 10.24065/2237-9460.2017v7n3ID349 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/349 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2017v7n3ID349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/349/272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 7 n. 3 (2017); 64-87 2237-9460 10.24065/2237-9460.2017v7n3 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037331603456 |