A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reisdoefer, Deise Nivia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Teixeira, Eliana Maria Mallmann, Ramos, Maurivan Güntzel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/349
Resumo: Este artigo tem por objetivo identificar e compreender as concepções de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática acerca da influência da relação entre professor e estudantes sobre a aprendizagem. Foram coletados depoimentos de 17 professores integrantes de um Programa de Pós-Graduação na referida área. A Análise Textual Discursiva originou três resultados: a relação entre professor e estudante influencia na aprendizagem discente; as atitudes dos estudantes influenciam na sua aprendizagem; a atitudes do professor contribuem para a aprendizagem dos estudantes. Foi possível constatar que os participantes da investigação entendem que a afetividade e a boa relação entre professor e estudantes favorecem significativamente a aprendizagem dos estudantes. Os professores enfatizam a necessidade de atitudes dos estudantes como a confiança, a autodisciplina intelectual e o compromisso como favorecedoras da aprendizagem. Palavras-chave: Relação professor-estudante. Afetividade. Aprendizagem em Ciências e Matemática.
id UFOPA-1_89369df7b5664bcc1a689848f7056706
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/349
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemáticaEste artigo tem por objetivo identificar e compreender as concepções de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática acerca da influência da relação entre professor e estudantes sobre a aprendizagem. Foram coletados depoimentos de 17 professores integrantes de um Programa de Pós-Graduação na referida área. A Análise Textual Discursiva originou três resultados: a relação entre professor e estudante influencia na aprendizagem discente; as atitudes dos estudantes influenciam na sua aprendizagem; a atitudes do professor contribuem para a aprendizagem dos estudantes. Foi possível constatar que os participantes da investigação entendem que a afetividade e a boa relação entre professor e estudantes favorecem significativamente a aprendizagem dos estudantes. Os professores enfatizam a necessidade de atitudes dos estudantes como a confiança, a autodisciplina intelectual e o compromisso como favorecedoras da aprendizagem. Palavras-chave: Relação professor-estudante. Afetividade. Aprendizagem em Ciências e Matemática.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/34910.24065/2237-9460.2017v7n3ID349Revista Exitus; v. 7 n. 3 (2017); 64-872237-946010.24065/2237-9460.2017v7n3reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/349/272Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessReisdoefer, Deise NiviaTeixeira, Eliana Maria MallmannRamos, Maurivan Güntzel2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/349Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:11.935906Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática
title A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática
spellingShingle A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática
Reisdoefer, Deise Nivia
title_short A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática
title_full A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática
title_fullStr A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática
title_full_unstemmed A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática
title_sort A influência da relação professor-estudante na aprendizagem discente: percepções de professores de ciências e matemática
author Reisdoefer, Deise Nivia
author_facet Reisdoefer, Deise Nivia
Teixeira, Eliana Maria Mallmann
Ramos, Maurivan Güntzel
author_role author
author2 Teixeira, Eliana Maria Mallmann
Ramos, Maurivan Güntzel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reisdoefer, Deise Nivia
Teixeira, Eliana Maria Mallmann
Ramos, Maurivan Güntzel
description Este artigo tem por objetivo identificar e compreender as concepções de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática acerca da influência da relação entre professor e estudantes sobre a aprendizagem. Foram coletados depoimentos de 17 professores integrantes de um Programa de Pós-Graduação na referida área. A Análise Textual Discursiva originou três resultados: a relação entre professor e estudante influencia na aprendizagem discente; as atitudes dos estudantes influenciam na sua aprendizagem; a atitudes do professor contribuem para a aprendizagem dos estudantes. Foi possível constatar que os participantes da investigação entendem que a afetividade e a boa relação entre professor e estudantes favorecem significativamente a aprendizagem dos estudantes. Os professores enfatizam a necessidade de atitudes dos estudantes como a confiança, a autodisciplina intelectual e o compromisso como favorecedoras da aprendizagem. Palavras-chave: Relação professor-estudante. Afetividade. Aprendizagem em Ciências e Matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/349
10.24065/2237-9460.2017v7n3ID349
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/349
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2017v7n3ID349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/349/272
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 7 n. 3 (2017); 64-87
2237-9460
10.24065/2237-9460.2017v7n3
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037331603456