A influência das características do professor no ensino e na aprendizagem de ciências e matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.20027 |
Resumo: | O objetivo foi compreender a visão dos professores de Ciências e de Matemática quanto à influência das características dos professores nos processos de ensino e de aprendizagem. Os participantes foram 11 professores de Ciências e Matemática. O instrumento de coleta foi um questionário. O corpus foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva. Enquanto resultados, obteve-se quatro categorias finais: i) características de comportamento social, ii) características internas do indivíduo, iii) características pedagógicas, e iv) características da carreira docente. De posse desses dados, foi realizado um segundo processo de ATD, focando na busca das influências dessas características nos processos de ensino e de aprendizagem. Ao fim desse segundo processo emergiram as seguintes categorias: influência na relação professor-aluno, influência na qualidade do ensino e influência na evolução do professor. A análise parece indicar que essas influências são complexas, reflexo de suas interrelações. Ademais, cada característica pode exercer diferentes influências em diversos aspectos do trabalho escolar. |
id |
RCAP_5dad5a4d013cab70379aed9011d55b59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20027 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência das características do professor no ensino e na aprendizagem de ciências e matemáticaLa influencia de las características del docente en la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias y las matemáticasA influência das características do professor no ensino e na aprendizagem de ciências e matemáticaArtigosO objetivo foi compreender a visão dos professores de Ciências e de Matemática quanto à influência das características dos professores nos processos de ensino e de aprendizagem. Os participantes foram 11 professores de Ciências e Matemática. O instrumento de coleta foi um questionário. O corpus foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva. Enquanto resultados, obteve-se quatro categorias finais: i) características de comportamento social, ii) características internas do indivíduo, iii) características pedagógicas, e iv) características da carreira docente. De posse desses dados, foi realizado um segundo processo de ATD, focando na busca das influências dessas características nos processos de ensino e de aprendizagem. Ao fim desse segundo processo emergiram as seguintes categorias: influência na relação professor-aluno, influência na qualidade do ensino e influência na evolução do professor. A análise parece indicar que essas influências são complexas, reflexo de suas interrelações. Ademais, cada característica pode exercer diferentes influências em diversos aspectos do trabalho escolar.This article reports a research carried out with postgraduates in order to understand the view of Science and Mathematics teachers regarding the influence of teachers’ characteristics in the teaching and learning processes. The participants' answers to the questionnaires constituted the corpus of the research that was analyzed through the Discursive Textual Analysis (ATD). At first, an ATD was performed to categorize the different characteristics of the teacher present in the participants' speeches. The meaning units were organized into four final categories: characteristics of social behavior, internal characteristics of the individual, pedagogical characteristics and characteristics of the teaching career. With these data, a second ATD process was done, focusing on the search of the influences of these characteristics in the teaching and learning processes. At the end of the process, the following categories emerged: influence on teacher-student relationship, influence on teaching quality and influence on teacher evolution. Analysis seems to indicate that these influences are complex, reflecting their interrelationships. In addition, each characteristic may have different influences on various aspects of school work.El objetivo era comprender la opinión de los profesores de Ciencias y Matemáticas sobre la influencia de las características de los profesores en los procesos de enseñanza y aprendizaje. Los participantes fueron 11 profesores de ciencias y matemáticas. El instrumento de recolección fue un cuestionario. El corpus se analizó mediante análisis discursivo textual. Como resultado, se obtuvieron cuatro categorías finales: i) características del comportamiento social, ii) características internas del individuo, iii) características pedagógicas, y iv) características de la carrera docente. Con estos datos en mano, se llevó a cabo un segundo proceso de DTA, centrado en la búsqueda de las influencias de estas características en los procesos de enseñanza y aprendizaje. Al final de este segundo proceso, surgieron las siguientes categorías: influencia en la relación profesor-alumno, influencia en la calidad de la enseñanza e influencia en la evolución del profesor. El análisis parece indicar que estas influencias son complejas y reflejan sus interrelaciones. Además, cada característica puede tener diferentes influencias en diferentes aspectos del trabajo escolar.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.20027por1646-2335Santos Ortiz, Gabrieldo Carmo Rodrigues, LaércioGüntzel Ramos, MaurivanDenardin de Oliveira, LucianoPrado Amaral-Rosa, Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.782689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência das características do professor no ensino e na aprendizagem de ciências e matemática La influencia de las características del docente en la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias y las matemáticas A influência das características do professor no ensino e na aprendizagem de ciências e matemática |
title |
A influência das características do professor no ensino e na aprendizagem de ciências e matemática |
spellingShingle |
A influência das características do professor no ensino e na aprendizagem de ciências e matemática Santos Ortiz, Gabriel Artigos |
title_short |
A influência das características do professor no ensino e na aprendizagem de ciências e matemática |
title_full |
A influência das características do professor no ensino e na aprendizagem de ciências e matemática |
title_fullStr |
A influência das características do professor no ensino e na aprendizagem de ciências e matemática |
title_full_unstemmed |
A influência das características do professor no ensino e na aprendizagem de ciências e matemática |
title_sort |
A influência das características do professor no ensino e na aprendizagem de ciências e matemática |
author |
Santos Ortiz, Gabriel |
author_facet |
Santos Ortiz, Gabriel do Carmo Rodrigues, Laércio Güntzel Ramos, Maurivan Denardin de Oliveira, Luciano Prado Amaral-Rosa, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
do Carmo Rodrigues, Laércio Güntzel Ramos, Maurivan Denardin de Oliveira, Luciano Prado Amaral-Rosa, Marcelo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Ortiz, Gabriel do Carmo Rodrigues, Laércio Güntzel Ramos, Maurivan Denardin de Oliveira, Luciano Prado Amaral-Rosa, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O objetivo foi compreender a visão dos professores de Ciências e de Matemática quanto à influência das características dos professores nos processos de ensino e de aprendizagem. Os participantes foram 11 professores de Ciências e Matemática. O instrumento de coleta foi um questionário. O corpus foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva. Enquanto resultados, obteve-se quatro categorias finais: i) características de comportamento social, ii) características internas do indivíduo, iii) características pedagógicas, e iv) características da carreira docente. De posse desses dados, foi realizado um segundo processo de ATD, focando na busca das influências dessas características nos processos de ensino e de aprendizagem. Ao fim desse segundo processo emergiram as seguintes categorias: influência na relação professor-aluno, influência na qualidade do ensino e influência na evolução do professor. A análise parece indicar que essas influências são complexas, reflexo de suas interrelações. Ademais, cada característica pode exercer diferentes influências em diversos aspectos do trabalho escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.20027 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.20027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950796312576 |