Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/202 |
Resumo: | No presente texto aborda-se a relação entre docência, saberes profissionais e formação de professores. O objetivo é refletir sobre o sentido da aprendizagem da docência em cursos de formação acadêmico?profissional e socializar uma experiência desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. Nesse sentido, inicialmente é discutida a importância dos saberes do professor, compreendendo-os numa articulação entre vida, profissionalização e contextos de atuação docente. Nessa ótica, aponta-se a necessidade de processos formativos que problematizem a prática docente, complexa e multifacetada, na relação com os saberes específicos da profissão, trabalhados no tempo-espaço da formação inicial. Nesse contexto, é apresentado um projeto de formação, realizado num curso de Pedagogia de uma Universidade Pública. Na referida proposta, a aprendizagem da docência é vivenciada e estudada pelo eixo da Alfabetização, em escolas de uma rede municipal de ensino. Além disso, compreende-se a formação docente numa perspectiva investigativa e reflexiva e espera-se que tais processos sejam interdependentes no percurso formativo. Pretende-se também abrir novos diálogos em torno dos processos formativos e da aprendizagem da docência, contribuindo para potencializar as pesquisas na área. Palavras-chave: Docência. Formação de professores. Saberes docentes. |
id |
UFOPA-1_93b09d47d3f7a0aa3ca5341af5dfc2c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/202 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissionalNo presente texto aborda-se a relação entre docência, saberes profissionais e formação de professores. O objetivo é refletir sobre o sentido da aprendizagem da docência em cursos de formação acadêmico?profissional e socializar uma experiência desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. Nesse sentido, inicialmente é discutida a importância dos saberes do professor, compreendendo-os numa articulação entre vida, profissionalização e contextos de atuação docente. Nessa ótica, aponta-se a necessidade de processos formativos que problematizem a prática docente, complexa e multifacetada, na relação com os saberes específicos da profissão, trabalhados no tempo-espaço da formação inicial. Nesse contexto, é apresentado um projeto de formação, realizado num curso de Pedagogia de uma Universidade Pública. Na referida proposta, a aprendizagem da docência é vivenciada e estudada pelo eixo da Alfabetização, em escolas de uma rede municipal de ensino. Além disso, compreende-se a formação docente numa perspectiva investigativa e reflexiva e espera-se que tais processos sejam interdependentes no percurso formativo. Pretende-se também abrir novos diálogos em torno dos processos formativos e da aprendizagem da docência, contribuindo para potencializar as pesquisas na área. Palavras-chave: Docência. Formação de professores. Saberes docentes.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/202Revista Exitus; v. 1 n. 1 (2011); 23-322237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/202/189Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sydione2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/202Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:09.841060Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional |
title |
Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional |
spellingShingle |
Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional Santos, Sydione |
title_short |
Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional |
title_full |
Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional |
title_fullStr |
Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional |
title_full_unstemmed |
Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional |
title_sort |
Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional |
author |
Santos, Sydione |
author_facet |
Santos, Sydione |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sydione |
description |
No presente texto aborda-se a relação entre docência, saberes profissionais e formação de professores. O objetivo é refletir sobre o sentido da aprendizagem da docência em cursos de formação acadêmico?profissional e socializar uma experiência desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. Nesse sentido, inicialmente é discutida a importância dos saberes do professor, compreendendo-os numa articulação entre vida, profissionalização e contextos de atuação docente. Nessa ótica, aponta-se a necessidade de processos formativos que problematizem a prática docente, complexa e multifacetada, na relação com os saberes específicos da profissão, trabalhados no tempo-espaço da formação inicial. Nesse contexto, é apresentado um projeto de formação, realizado num curso de Pedagogia de uma Universidade Pública. Na referida proposta, a aprendizagem da docência é vivenciada e estudada pelo eixo da Alfabetização, em escolas de uma rede municipal de ensino. Além disso, compreende-se a formação docente numa perspectiva investigativa e reflexiva e espera-se que tais processos sejam interdependentes no percurso formativo. Pretende-se também abrir novos diálogos em torno dos processos formativos e da aprendizagem da docência, contribuindo para potencializar as pesquisas na área. Palavras-chave: Docência. Formação de professores. Saberes docentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/202 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/202/189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 1 n. 1 (2011); 23-32 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036895395840 |