Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sydione
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/202
Resumo: No presente texto aborda-se a relação entre docência, saberes profissionais e formação de professores. O objetivo é refletir sobre o sentido da aprendizagem da docência em cursos de formação acadêmico?profissional e socializar uma experiência desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. Nesse sentido, inicialmente é discutida a importância dos saberes do professor, compreendendo-os numa articulação entre vida, profissionalização e contextos de atuação docente. Nessa ótica, aponta-se a necessidade de processos formativos que problematizem a prática docente, complexa e multifacetada, na relação com os saberes específicos da profissão, trabalhados no tempo-espaço da formação inicial. Nesse contexto, é apresentado um projeto de formação, realizado num curso de Pedagogia de uma Universidade Pública. Na referida proposta, a aprendizagem da docência é vivenciada e estudada pelo eixo da Alfabetização, em escolas de uma rede municipal de ensino. Além disso, compreende-se a formação docente numa perspectiva investigativa e reflexiva e espera-se que tais processos sejam interdependentes no percurso formativo. Pretende-se também abrir novos diálogos em torno dos processos formativos e da aprendizagem da docência, contribuindo para potencializar as pesquisas na área. Palavras-chave: Docência. Formação de professores. Saberes docentes.
id UFOPA-1_93b09d47d3f7a0aa3ca5341af5dfc2c5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/202
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissionalNo presente texto aborda-se a relação entre docência, saberes profissionais e formação de professores. O objetivo é refletir sobre o sentido da aprendizagem da docência em cursos de formação acadêmico?profissional e socializar uma experiência desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. Nesse sentido, inicialmente é discutida a importância dos saberes do professor, compreendendo-os numa articulação entre vida, profissionalização e contextos de atuação docente. Nessa ótica, aponta-se a necessidade de processos formativos que problematizem a prática docente, complexa e multifacetada, na relação com os saberes específicos da profissão, trabalhados no tempo-espaço da formação inicial. Nesse contexto, é apresentado um projeto de formação, realizado num curso de Pedagogia de uma Universidade Pública. Na referida proposta, a aprendizagem da docência é vivenciada e estudada pelo eixo da Alfabetização, em escolas de uma rede municipal de ensino. Além disso, compreende-se a formação docente numa perspectiva investigativa e reflexiva e espera-se que tais processos sejam interdependentes no percurso formativo. Pretende-se também abrir novos diálogos em torno dos processos formativos e da aprendizagem da docência, contribuindo para potencializar as pesquisas na área. Palavras-chave: Docência. Formação de professores. Saberes docentes.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/202Revista Exitus; v. 1 n. 1 (2011); 23-322237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/202/189Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sydione2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/202Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:09.841060Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional
title Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional
spellingShingle Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional
Santos, Sydione
title_short Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional
title_full Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional
title_fullStr Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional
title_full_unstemmed Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional
title_sort Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional
author Santos, Sydione
author_facet Santos, Sydione
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sydione
description No presente texto aborda-se a relação entre docência, saberes profissionais e formação de professores. O objetivo é refletir sobre o sentido da aprendizagem da docência em cursos de formação acadêmico?profissional e socializar uma experiência desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. Nesse sentido, inicialmente é discutida a importância dos saberes do professor, compreendendo-os numa articulação entre vida, profissionalização e contextos de atuação docente. Nessa ótica, aponta-se a necessidade de processos formativos que problematizem a prática docente, complexa e multifacetada, na relação com os saberes específicos da profissão, trabalhados no tempo-espaço da formação inicial. Nesse contexto, é apresentado um projeto de formação, realizado num curso de Pedagogia de uma Universidade Pública. Na referida proposta, a aprendizagem da docência é vivenciada e estudada pelo eixo da Alfabetização, em escolas de uma rede municipal de ensino. Além disso, compreende-se a formação docente numa perspectiva investigativa e reflexiva e espera-se que tais processos sejam interdependentes no percurso formativo. Pretende-se também abrir novos diálogos em torno dos processos formativos e da aprendizagem da docência, contribuindo para potencializar as pesquisas na área. Palavras-chave: Docência. Formação de professores. Saberes docentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/202
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/202/189
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 1 n. 1 (2011); 23-32
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036895395840