A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Willian Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferrete, Anne Alilma Silva Souza, Alves, Manoel Messias Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1255
Resumo: Com os avanços decorrentes da web 2.0, as interfaces que permitem interação e compartilhamento de conteúdos ganham novas funcionalidades que vão além do entretenimento. Nessa perspectiva, o Facebook, como rede social de maior destaque no mundo, pode estar alinhado a uma proposta pedagógica e servir como recurso didático, independentemente da modalidade de ensino. Nesse contexto, este estudo tem como principal objetivo refletir sobre o uso da plataforma do Facebook como recurso didático-pedagógico com foco na aprendizagem colaborativa. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico de natureza qualitativa, caracterizado pela construção de um estado da arte, em que serviram como fonte de pesquisa os artigos científicos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES publicados entre janeiro de 2014 e dezembro de 2018. Por meio das análises das produções acadêmicas, foi possível verificar um maior engajamento por parte dos docentes em relação à inserção de novas metodologias de ensino voltadas para o uso das TDIC na educação, aprimorando a comunicação e a interação entre discentes e docentes e, consequentemente, o aperfeiçoamento de um cenário virtual de aprendizagem e compartilhamento de dados. Palavras-chave: Facebook. Educação. Recurso didático-pedagógico.
id UFOPA-1_96b9cf3580a1e8626dcc4257b43b5cb8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1255
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentesCom os avanços decorrentes da web 2.0, as interfaces que permitem interação e compartilhamento de conteúdos ganham novas funcionalidades que vão além do entretenimento. Nessa perspectiva, o Facebook, como rede social de maior destaque no mundo, pode estar alinhado a uma proposta pedagógica e servir como recurso didático, independentemente da modalidade de ensino. Nesse contexto, este estudo tem como principal objetivo refletir sobre o uso da plataforma do Facebook como recurso didático-pedagógico com foco na aprendizagem colaborativa. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico de natureza qualitativa, caracterizado pela construção de um estado da arte, em que serviram como fonte de pesquisa os artigos científicos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES publicados entre janeiro de 2014 e dezembro de 2018. Por meio das análises das produções acadêmicas, foi possível verificar um maior engajamento por parte dos docentes em relação à inserção de novas metodologias de ensino voltadas para o uso das TDIC na educação, aprimorando a comunicação e a interação entre discentes e docentes e, consequentemente, o aperfeiçoamento de um cenário virtual de aprendizagem e compartilhamento de dados. Palavras-chave: Facebook. Educação. Recurso didático-pedagógico.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/125510.24065/2237-9460.2020v10n0ID1255Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200312237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1255/691Copyright (c) 2020 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Willian LimaFerrete, Anne Alilma Silva SouzaAlves, Manoel Messias Santos2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1255Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:22.216232Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes
title A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes
spellingShingle A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes
Santos, Willian Lima
title_short A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes
title_full A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes
title_fullStr A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes
title_full_unstemmed A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes
title_sort A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes
author Santos, Willian Lima
author_facet Santos, Willian Lima
Ferrete, Anne Alilma Silva Souza
Alves, Manoel Messias Santos
author_role author
author2 Ferrete, Anne Alilma Silva Souza
Alves, Manoel Messias Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Willian Lima
Ferrete, Anne Alilma Silva Souza
Alves, Manoel Messias Santos
description Com os avanços decorrentes da web 2.0, as interfaces que permitem interação e compartilhamento de conteúdos ganham novas funcionalidades que vão além do entretenimento. Nessa perspectiva, o Facebook, como rede social de maior destaque no mundo, pode estar alinhado a uma proposta pedagógica e servir como recurso didático, independentemente da modalidade de ensino. Nesse contexto, este estudo tem como principal objetivo refletir sobre o uso da plataforma do Facebook como recurso didático-pedagógico com foco na aprendizagem colaborativa. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico de natureza qualitativa, caracterizado pela construção de um estado da arte, em que serviram como fonte de pesquisa os artigos científicos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES publicados entre janeiro de 2014 e dezembro de 2018. Por meio das análises das produções acadêmicas, foi possível verificar um maior engajamento por parte dos docentes em relação à inserção de novas metodologias de ensino voltadas para o uso das TDIC na educação, aprimorando a comunicação e a interação entre discentes e docentes e, consequentemente, o aperfeiçoamento de um cenário virtual de aprendizagem e compartilhamento de dados. Palavras-chave: Facebook. Educação. Recurso didático-pedagógico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1255
10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1255
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1255
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1255/691
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020031
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711038378082304