A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1255 |
Resumo: | Com os avanços decorrentes da web 2.0, as interfaces que permitem interação e compartilhamento de conteúdos ganham novas funcionalidades que vão além do entretenimento. Nessa perspectiva, o Facebook, como rede social de maior destaque no mundo, pode estar alinhado a uma proposta pedagógica e servir como recurso didático, independentemente da modalidade de ensino. Nesse contexto, este estudo tem como principal objetivo refletir sobre o uso da plataforma do Facebook como recurso didático-pedagógico com foco na aprendizagem colaborativa. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico de natureza qualitativa, caracterizado pela construção de um estado da arte, em que serviram como fonte de pesquisa os artigos científicos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES publicados entre janeiro de 2014 e dezembro de 2018. Por meio das análises das produções acadêmicas, foi possível verificar um maior engajamento por parte dos docentes em relação à inserção de novas metodologias de ensino voltadas para o uso das TDIC na educação, aprimorando a comunicação e a interação entre discentes e docentes e, consequentemente, o aperfeiçoamento de um cenário virtual de aprendizagem e compartilhamento de dados. Palavras-chave: Facebook. Educação. Recurso didático-pedagógico. |
id |
UFOPA-1_96b9cf3580a1e8626dcc4257b43b5cb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1255 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentesCom os avanços decorrentes da web 2.0, as interfaces que permitem interação e compartilhamento de conteúdos ganham novas funcionalidades que vão além do entretenimento. Nessa perspectiva, o Facebook, como rede social de maior destaque no mundo, pode estar alinhado a uma proposta pedagógica e servir como recurso didático, independentemente da modalidade de ensino. Nesse contexto, este estudo tem como principal objetivo refletir sobre o uso da plataforma do Facebook como recurso didático-pedagógico com foco na aprendizagem colaborativa. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico de natureza qualitativa, caracterizado pela construção de um estado da arte, em que serviram como fonte de pesquisa os artigos científicos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES publicados entre janeiro de 2014 e dezembro de 2018. Por meio das análises das produções acadêmicas, foi possível verificar um maior engajamento por parte dos docentes em relação à inserção de novas metodologias de ensino voltadas para o uso das TDIC na educação, aprimorando a comunicação e a interação entre discentes e docentes e, consequentemente, o aperfeiçoamento de um cenário virtual de aprendizagem e compartilhamento de dados. Palavras-chave: Facebook. Educação. Recurso didático-pedagógico.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/125510.24065/2237-9460.2020v10n0ID1255Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200312237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1255/691Copyright (c) 2020 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Willian LimaFerrete, Anne Alilma Silva SouzaAlves, Manoel Messias Santos2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1255Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:22.216232Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes |
title |
A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes |
spellingShingle |
A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes Santos, Willian Lima |
title_short |
A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes |
title_full |
A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes |
title_fullStr |
A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes |
title_full_unstemmed |
A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes |
title_sort |
A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da CAPES: relatos de experiências docentes |
author |
Santos, Willian Lima |
author_facet |
Santos, Willian Lima Ferrete, Anne Alilma Silva Souza Alves, Manoel Messias Santos |
author_role |
author |
author2 |
Ferrete, Anne Alilma Silva Souza Alves, Manoel Messias Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Willian Lima Ferrete, Anne Alilma Silva Souza Alves, Manoel Messias Santos |
description |
Com os avanços decorrentes da web 2.0, as interfaces que permitem interação e compartilhamento de conteúdos ganham novas funcionalidades que vão além do entretenimento. Nessa perspectiva, o Facebook, como rede social de maior destaque no mundo, pode estar alinhado a uma proposta pedagógica e servir como recurso didático, independentemente da modalidade de ensino. Nesse contexto, este estudo tem como principal objetivo refletir sobre o uso da plataforma do Facebook como recurso didático-pedagógico com foco na aprendizagem colaborativa. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico de natureza qualitativa, caracterizado pela construção de um estado da arte, em que serviram como fonte de pesquisa os artigos científicos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES publicados entre janeiro de 2014 e dezembro de 2018. Por meio das análises das produções acadêmicas, foi possível verificar um maior engajamento por parte dos docentes em relação à inserção de novas metodologias de ensino voltadas para o uso das TDIC na educação, aprimorando a comunicação e a interação entre discentes e docentes e, consequentemente, o aperfeiçoamento de um cenário virtual de aprendizagem e compartilhamento de dados. Palavras-chave: Facebook. Educação. Recurso didático-pedagógico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1255 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1255 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1255 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1255/691 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 10 (2020); e020031 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711038378082304 |