A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1005 |
Resumo: | Pretendemos neste ensaio mostrar como o currículo eurocêntrico e as práticas pedagógicas eurocentradas perpetuam a colonialidade do saber e do ser, conduzindo o imaginário e as crenças de estudantes constantemente ao norte epistemológico. Ademais, de maneira breve, desvelar que, tanto a ciência hegemônica quanto as tecnologias, também foram construídas por cientistas africanas(os) e afrodiaspóricas(os) e, nesse sentido, buscando deixar um incentivo para que educadoras(es) de física e ciências possam trabalhar a superação da baixa autoestima e do sentimento de inferioridade que imobiliza estudantes negras(os) a partir dos exemplos que serão citados e de inúmeras referências que durante a roda viva da história tenham sido esquecidas, apagadas ou obliteradas. Palavras-chave: Ensino de física. Cientistas. Colonialidade. |
id |
UFOPA-1_ace241b8467aafff139d69b0690c2d70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1005 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentradaPretendemos neste ensaio mostrar como o currículo eurocêntrico e as práticas pedagógicas eurocentradas perpetuam a colonialidade do saber e do ser, conduzindo o imaginário e as crenças de estudantes constantemente ao norte epistemológico. Ademais, de maneira breve, desvelar que, tanto a ciência hegemônica quanto as tecnologias, também foram construídas por cientistas africanas(os) e afrodiaspóricas(os) e, nesse sentido, buscando deixar um incentivo para que educadoras(es) de física e ciências possam trabalhar a superação da baixa autoestima e do sentimento de inferioridade que imobiliza estudantes negras(os) a partir dos exemplos que serão citados e de inúmeras referências que durante a roda viva da história tenham sido esquecidas, apagadas ou obliteradas. Palavras-chave: Ensino de física. Cientistas. Colonialidade.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/100510.24065/2237-9460.2019v9n4ID1005Revista Exitus; v. 9 n. 4 (2019); 66 - 942237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1005/523Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Rodrigo FernandesSantos, Antonio Carlos Fontes dos2019-10-21T12:45:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1005Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:18.117716Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada |
title |
A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada |
spellingShingle |
A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada Morais, Rodrigo Fernandes |
title_short |
A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada |
title_full |
A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada |
title_fullStr |
A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada |
title_full_unstemmed |
A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada |
title_sort |
A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada |
author |
Morais, Rodrigo Fernandes |
author_facet |
Morais, Rodrigo Fernandes Santos, Antonio Carlos Fontes dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Antonio Carlos Fontes dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Rodrigo Fernandes Santos, Antonio Carlos Fontes dos |
description |
Pretendemos neste ensaio mostrar como o currículo eurocêntrico e as práticas pedagógicas eurocentradas perpetuam a colonialidade do saber e do ser, conduzindo o imaginário e as crenças de estudantes constantemente ao norte epistemológico. Ademais, de maneira breve, desvelar que, tanto a ciência hegemônica quanto as tecnologias, também foram construídas por cientistas africanas(os) e afrodiaspóricas(os) e, nesse sentido, buscando deixar um incentivo para que educadoras(es) de física e ciências possam trabalhar a superação da baixa autoestima e do sentimento de inferioridade que imobiliza estudantes negras(os) a partir dos exemplos que serão citados e de inúmeras referências que durante a roda viva da história tenham sido esquecidas, apagadas ou obliteradas. Palavras-chave: Ensino de física. Cientistas. Colonialidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1005 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1005 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1005 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1005/523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 9 n. 4 (2019); 66 - 94 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037893640192 |