Educação sexual na infância: pesquisando concepções de professores da cidade de Jataí, Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Kênia Eliane de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Elis Regina da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/208
Resumo: A sexualidade infantil ainda se caracteriza como uma temática bastante complexa de ser abordada. Observa-se uma escassez de estudos voltados para educação sexual das crianças. O objetivo geral da presente pesquisa foi investigar junto aos professores da educação infantil e das series iniciais, das escolas da rede municipal e particular de Jataí – GO suas concepções e práticas a respeito das manifestações da sexualidade infantil em sala de aula. Os participantes foram 20 professores da rede pública e particular da cidade de Jataí – GO. Os dados foram coletados por meio de um questionário. A maioria dos participantes da amostra relatou um conceito de sexualidade adequado ao que é apontado pela literatura. Confirmou-se o despreparo que o professor possui para aceitar e trabalhar a sexualidade de seus alunos. Os educadores que participaram da pesquisa declararam-se conhecedores da proposta de trabalho dos PCNs sobre Orientação Sexual, contudo afirmaram a necessidade e a disponibilidade para estarem participando de novos cursos voltados para a temática. Pouco mais da metade dos professores afirmaram sentirem-se aptos e seguros para esclarecer as dúvidas e trabalhar este tema. Sugestões breves sobre como intervir de maneira prática junto aos alunos sobre sexualidade são tecidas no final. Palavras-chave: Educação sexual. Criança. Escola.
id UFOPA-1_ad1f65ec5646d066703f9706c6a61dba
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/208
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Educação sexual na infância: pesquisando concepções de professores da cidade de Jataí, GoiásA sexualidade infantil ainda se caracteriza como uma temática bastante complexa de ser abordada. Observa-se uma escassez de estudos voltados para educação sexual das crianças. O objetivo geral da presente pesquisa foi investigar junto aos professores da educação infantil e das series iniciais, das escolas da rede municipal e particular de Jataí – GO suas concepções e práticas a respeito das manifestações da sexualidade infantil em sala de aula. Os participantes foram 20 professores da rede pública e particular da cidade de Jataí – GO. Os dados foram coletados por meio de um questionário. A maioria dos participantes da amostra relatou um conceito de sexualidade adequado ao que é apontado pela literatura. Confirmou-se o despreparo que o professor possui para aceitar e trabalhar a sexualidade de seus alunos. Os educadores que participaram da pesquisa declararam-se conhecedores da proposta de trabalho dos PCNs sobre Orientação Sexual, contudo afirmaram a necessidade e a disponibilidade para estarem participando de novos cursos voltados para a temática. Pouco mais da metade dos professores afirmaram sentirem-se aptos e seguros para esclarecer as dúvidas e trabalhar este tema. Sugestões breves sobre como intervir de maneira prática junto aos alunos sobre sexualidade são tecidas no final. Palavras-chave: Educação sexual. Criança. Escola.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/208Revista Exitus; v. 1 n. 1 (2011); 81-902237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/208/195Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Kênia Eliane deCosta, Elis Regina da2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/208Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:10.075816Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação sexual na infância: pesquisando concepções de professores da cidade de Jataí, Goiás
title Educação sexual na infância: pesquisando concepções de professores da cidade de Jataí, Goiás
spellingShingle Educação sexual na infância: pesquisando concepções de professores da cidade de Jataí, Goiás
Oliveira, Kênia Eliane de
title_short Educação sexual na infância: pesquisando concepções de professores da cidade de Jataí, Goiás
title_full Educação sexual na infância: pesquisando concepções de professores da cidade de Jataí, Goiás
title_fullStr Educação sexual na infância: pesquisando concepções de professores da cidade de Jataí, Goiás
title_full_unstemmed Educação sexual na infância: pesquisando concepções de professores da cidade de Jataí, Goiás
title_sort Educação sexual na infância: pesquisando concepções de professores da cidade de Jataí, Goiás
author Oliveira, Kênia Eliane de
author_facet Oliveira, Kênia Eliane de
Costa, Elis Regina da
author_role author
author2 Costa, Elis Regina da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Kênia Eliane de
Costa, Elis Regina da
description A sexualidade infantil ainda se caracteriza como uma temática bastante complexa de ser abordada. Observa-se uma escassez de estudos voltados para educação sexual das crianças. O objetivo geral da presente pesquisa foi investigar junto aos professores da educação infantil e das series iniciais, das escolas da rede municipal e particular de Jataí – GO suas concepções e práticas a respeito das manifestações da sexualidade infantil em sala de aula. Os participantes foram 20 professores da rede pública e particular da cidade de Jataí – GO. Os dados foram coletados por meio de um questionário. A maioria dos participantes da amostra relatou um conceito de sexualidade adequado ao que é apontado pela literatura. Confirmou-se o despreparo que o professor possui para aceitar e trabalhar a sexualidade de seus alunos. Os educadores que participaram da pesquisa declararam-se conhecedores da proposta de trabalho dos PCNs sobre Orientação Sexual, contudo afirmaram a necessidade e a disponibilidade para estarem participando de novos cursos voltados para a temática. Pouco mais da metade dos professores afirmaram sentirem-se aptos e seguros para esclarecer as dúvidas e trabalhar este tema. Sugestões breves sobre como intervir de maneira prática junto aos alunos sobre sexualidade são tecidas no final. Palavras-chave: Educação sexual. Criança. Escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/208
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/208/195
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 1 n. 1 (2011); 81-90
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036905881600