INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1661 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo fazer a retomada de alguns texto bem como narrar os acontecimentos em nossa experiência vivenciada dentro da disciplina de Inovações Curriculares e Didática, disciplina esta que é componente obrigatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf./UNIR) ofertada no período de 17 de fevereiro a 21 de fevereiro de 2020 no semestre 2020-1. O método que foi utilizado para subsidiar a discussão consistiu em revisão de literatura, análise das teorias mostradas dentro dos textos abordados, bem como uma singela reflexão sobre nossas concepções após a imersão na literatura. A base teórica empregada advém dos estudos da área de ensino, especialmente das bases conceituais nas concepções de currículo e didática, tendo como conceitos chave o currículo pós estruturalista. O principal resultado que a discussão indicou reside em mudanças propiciadas nos autores, pelas teorias abordadas, em especial, pelo fato dos autores não possuírem licenciatura, e mesmo sendo importante as teorias para todos os educadores, foi a primeira vez que abordamos os temas elencados na disciplina. |
id |
UFOPA-1_af6c506dbd925bdb44643af31b1289bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1661 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionaisInovações curricularesComponente CurricularEducação menorEste artigo tem como objetivo fazer a retomada de alguns texto bem como narrar os acontecimentos em nossa experiência vivenciada dentro da disciplina de Inovações Curriculares e Didática, disciplina esta que é componente obrigatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf./UNIR) ofertada no período de 17 de fevereiro a 21 de fevereiro de 2020 no semestre 2020-1. O método que foi utilizado para subsidiar a discussão consistiu em revisão de literatura, análise das teorias mostradas dentro dos textos abordados, bem como uma singela reflexão sobre nossas concepções após a imersão na literatura. A base teórica empregada advém dos estudos da área de ensino, especialmente das bases conceituais nas concepções de currículo e didática, tendo como conceitos chave o currículo pós estruturalista. O principal resultado que a discussão indicou reside em mudanças propiciadas nos autores, pelas teorias abordadas, em especial, pelo fato dos autores não possuírem licenciatura, e mesmo sendo importante as teorias para todos os educadores, foi a primeira vez que abordamos os temas elencados na disciplina. Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2021-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/166110.24065/2237-9460.2021v11n1ID1661Revista Exitus; v. 11 (2021); e0201872237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1661/1050Copyright (c) 2021 Cledenilson Souza Martins, Marlene Rodrigues, Silas Jader Pereira Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Martins, CledenilsonRodrigues, MarleneJader Pereira Silva, Silas 2021-10-27T18:25:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1661Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:27.880500Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais |
title |
INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais |
spellingShingle |
INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais Souza Martins, Cledenilson Inovações curriculares Componente Curricular Educação menor |
title_short |
INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais |
title_full |
INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais |
title_fullStr |
INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais |
title_full_unstemmed |
INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais |
title_sort |
INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais |
author |
Souza Martins, Cledenilson |
author_facet |
Souza Martins, Cledenilson Rodrigues, Marlene Jader Pereira Silva, Silas |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Marlene Jader Pereira Silva, Silas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Martins, Cledenilson Rodrigues, Marlene Jader Pereira Silva, Silas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovações curriculares Componente Curricular Educação menor |
topic |
Inovações curriculares Componente Curricular Educação menor |
description |
Este artigo tem como objetivo fazer a retomada de alguns texto bem como narrar os acontecimentos em nossa experiência vivenciada dentro da disciplina de Inovações Curriculares e Didática, disciplina esta que é componente obrigatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf./UNIR) ofertada no período de 17 de fevereiro a 21 de fevereiro de 2020 no semestre 2020-1. O método que foi utilizado para subsidiar a discussão consistiu em revisão de literatura, análise das teorias mostradas dentro dos textos abordados, bem como uma singela reflexão sobre nossas concepções após a imersão na literatura. A base teórica empregada advém dos estudos da área de ensino, especialmente das bases conceituais nas concepções de currículo e didática, tendo como conceitos chave o currículo pós estruturalista. O principal resultado que a discussão indicou reside em mudanças propiciadas nos autores, pelas teorias abordadas, em especial, pelo fato dos autores não possuírem licenciatura, e mesmo sendo importante as teorias para todos os educadores, foi a primeira vez que abordamos os temas elencados na disciplina. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1661 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1661 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1661 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1661/1050 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cledenilson Souza Martins, Marlene Rodrigues, Silas Jader Pereira Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cledenilson Souza Martins, Marlene Rodrigues, Silas Jader Pereira Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 11 (2021); e020187 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711039143542784 |