INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Martins, Cledenilson
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues, Marlene, Jader Pereira Silva, Silas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1661
Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer a retomada de alguns texto bem como narrar os acontecimentos em nossa experiência vivenciada dentro da disciplina de Inovações Curriculares e Didática, disciplina esta que é componente obrigatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf./UNIR) ofertada no período de 17 de fevereiro a 21 de fevereiro de 2020 no semestre 2020-1. O método que foi utilizado para subsidiar a discussão consistiu em revisão de literatura, análise das teorias mostradas dentro dos textos abordados, bem como uma singela reflexão sobre nossas concepções após a imersão na literatura. A base teórica empregada advém dos estudos da área de ensino, especialmente das bases conceituais nas concepções de currículo e didática, tendo como conceitos chave o currículo pós estruturalista. O principal resultado que a discussão indicou reside em mudanças propiciadas nos autores, pelas teorias abordadas, em especial, pelo fato dos autores não possuírem licenciatura, e mesmo sendo importante as teorias para todos os educadores, foi a primeira vez que abordamos os temas elencados na disciplina. 
id UFOPA-1_af6c506dbd925bdb44643af31b1289bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1661
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionaisInovações curricularesComponente CurricularEducação menorEste artigo tem como objetivo fazer a retomada de alguns texto bem como narrar os acontecimentos em nossa experiência vivenciada dentro da disciplina de Inovações Curriculares e Didática, disciplina esta que é componente obrigatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf./UNIR) ofertada no período de 17 de fevereiro a 21 de fevereiro de 2020 no semestre 2020-1. O método que foi utilizado para subsidiar a discussão consistiu em revisão de literatura, análise das teorias mostradas dentro dos textos abordados, bem como uma singela reflexão sobre nossas concepções após a imersão na literatura. A base teórica empregada advém dos estudos da área de ensino, especialmente das bases conceituais nas concepções de currículo e didática, tendo como conceitos chave o currículo pós estruturalista. O principal resultado que a discussão indicou reside em mudanças propiciadas nos autores, pelas teorias abordadas, em especial, pelo fato dos autores não possuírem licenciatura, e mesmo sendo importante as teorias para todos os educadores, foi a primeira vez que abordamos os temas elencados na disciplina. Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2021-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/166110.24065/2237-9460.2021v11n1ID1661Revista Exitus; v. 11 (2021); e0201872237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1661/1050Copyright (c) 2021 Cledenilson Souza Martins, Marlene Rodrigues, Silas Jader Pereira Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Martins, CledenilsonRodrigues, MarleneJader Pereira Silva, Silas 2021-10-27T18:25:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1661Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:27.880500Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais
title INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais
spellingShingle INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais
Souza Martins, Cledenilson
Inovações curriculares
Componente Curricular
Educação menor
title_short INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais
title_full INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais
title_fullStr INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais
title_full_unstemmed INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais
title_sort INOVAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS: primeiras reflexões sobre conceitos educacionais
author Souza Martins, Cledenilson
author_facet Souza Martins, Cledenilson
Rodrigues, Marlene
Jader Pereira Silva, Silas
author_role author
author2 Rodrigues, Marlene
Jader Pereira Silva, Silas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Martins, Cledenilson
Rodrigues, Marlene
Jader Pereira Silva, Silas
dc.subject.por.fl_str_mv Inovações curriculares
Componente Curricular
Educação menor
topic Inovações curriculares
Componente Curricular
Educação menor
description Este artigo tem como objetivo fazer a retomada de alguns texto bem como narrar os acontecimentos em nossa experiência vivenciada dentro da disciplina de Inovações Curriculares e Didática, disciplina esta que é componente obrigatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf./UNIR) ofertada no período de 17 de fevereiro a 21 de fevereiro de 2020 no semestre 2020-1. O método que foi utilizado para subsidiar a discussão consistiu em revisão de literatura, análise das teorias mostradas dentro dos textos abordados, bem como uma singela reflexão sobre nossas concepções após a imersão na literatura. A base teórica empregada advém dos estudos da área de ensino, especialmente das bases conceituais nas concepções de currículo e didática, tendo como conceitos chave o currículo pós estruturalista. O principal resultado que a discussão indicou reside em mudanças propiciadas nos autores, pelas teorias abordadas, em especial, pelo fato dos autores não possuírem licenciatura, e mesmo sendo importante as teorias para todos os educadores, foi a primeira vez que abordamos os temas elencados na disciplina. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1661
10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1661
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1661
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1661/1050
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cledenilson Souza Martins, Marlene Rodrigues, Silas Jader Pereira Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cledenilson Souza Martins, Marlene Rodrigues, Silas Jader Pereira Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 11 (2021); e020187
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711039143542784