(Des)encontros para um currículo afrocentrado no ensino de língua portuguesa na educação profissional técnica de nível médio integrada ao Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Fernandes dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Valadares, Flavio Biasutti, Macedo, Yuri Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1010
Resumo: Os processos de construção dos currículos na educação brasileira, historicamente, têm como referência o centralismo epistemológico eurocêntrico e ocidental institucionalizado e naturalizado desconsiderando as diferenças culturais. No que concerne ao currículo da língua portuguesa nos diversos níveis de ensino, predomina o monolinguismo, monoculturalismo, referência literária colonialista, protagonismo de apenas uma etnia, purismo linguístico, entre outros aspectos que ocasionaram o racismo cultural, instaurando a normatização e limitação de sentidos e significados das práticas linguageiras no ensino de língua portuguesa na educação básica. Diante disso, vemos a importância de problematizações em torno dessa realidade, em especial, quando se trata da educação básica profissional (Ensino Médio Integrado ao Técnico), considerando a necessidade do enfrentamento que há contra as práticas educativas tecnicistas, consolidadas em muitas das instituições que ofertam esses cursos. Nessa perspectiva, neste artigo, nos ocupamos do objetivo de analisar como se constitui o currículo de Língua portuguesa (LP) no curso Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Eunápolis, em relação à promoção da igualdade racial, tendo como referenciais teórico-metodológicos os estudos de base intercultural e de(s) colonial. Os resultados demonstram que o currículo de LP estudado não contempla nem mesmo o marco legal para promoção da igualdade racial. Nesse aspecto, ressaltamos a necessidade constante de problematizar os currículos escolares, considerando o paradigma da afrocentricidade como um caminho para via intercultural, de descolonização epistemológica, de descentralidade colonial e, ao mesmo tempo, a proposição de outras formas de vivências com as diferenças culturais. Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa. Descolonialidades. Afrocentricidade.
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