Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/944 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o currículo na educação profissional técnica de nível médio, entre o período de 2008 e 2018. A partir do depositário nacional da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, foi possível identificar trinta e cinco produções acadêmico-científicas que investigam a temática educação profissional e currículo. A partir da leitura criteriosa dos resumos foram selecionados nove trabalhos que abordam especificamente o currículo na educação profissional técnica de nível médio. Com base em autores como Frigotto, Romanelli, Ramos, Ferreira, entre outros, contextualiza-se historicamente a Educação Profissional no Brasil. Em seguida, apresentam-se as teses e dissertações que abordam o Currículo na Educação Profissional de Nível Técnico. Constata-se que, a maioria das produções investiga a integração curricular decorrente da orientação do Decreto nº 5.154/04 e das leis nº 11.741/ 2008 e nº 13.415/2017, que permitiram a flexibilização curricular e a proposição de processos formativos variados, além de abordarem os desafios, limites e dificuldades na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Parecer CNE/CEB n. 11/2012 e Resolução CNE/CEB n. 06/2012). |
id |
UNICID_35507de8ccf6a2639ecccf04bf701350 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/944 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médioPOLÍTICAS P? BLICASEDUCA? ? O PROFISSIONALCURRÍCULOREVIS? O DE LITERATURA.Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o currículo na educação profissional técnica de nível médio, entre o período de 2008 e 2018. A partir do depositário nacional da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, foi possível identificar trinta e cinco produções acadêmico-científicas que investigam a temática educação profissional e currículo. A partir da leitura criteriosa dos resumos foram selecionados nove trabalhos que abordam especificamente o currículo na educação profissional técnica de nível médio. Com base em autores como Frigotto, Romanelli, Ramos, Ferreira, entre outros, contextualiza-se historicamente a Educação Profissional no Brasil. Em seguida, apresentam-se as teses e dissertações que abordam o Currículo na Educação Profissional de Nível Técnico. Constata-se que, a maioria das produções investiga a integração curricular decorrente da orientação do Decreto nº 5.154/04 e das leis nº 11.741/ 2008 e nº 13.415/2017, que permitiram a flexibilização curricular e a proposição de processos formativos variados, além de abordarem os desafios, limites e dificuldades na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Parecer CNE/CEB n. 11/2012 e Resolução CNE/CEB n. 06/2012). Universidade Cidade de São Paulo2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/94410.26843/v13.n2.2020.944.p232-252Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 2 (2020): Mai. / Ago. - 2020; 232-2521982-863210.26843/ae.v13.n2.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/944/755https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/944/924Copyright (c) 2020 Alexandre Marchiori de Almeida, Eric Passoneinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Alexandre MarchioriPassone, Eric2020-10-20T15:20:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/944Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2020-10-20T15:20:15Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio |
title |
Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio |
spellingShingle |
Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio de Almeida, Alexandre Marchiori POLÍTICAS P? BLICAS EDUCA? ? O PROFISSIONAL CURRÍCULO REVIS? O DE LITERATURA. |
title_short |
Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio |
title_full |
Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio |
title_fullStr |
Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio |
title_full_unstemmed |
Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio |
title_sort |
Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio |
author |
de Almeida, Alexandre Marchiori |
author_facet |
de Almeida, Alexandre Marchiori Passone, Eric |
author_role |
author |
author2 |
Passone, Eric |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida, Alexandre Marchiori Passone, Eric |
dc.subject.por.fl_str_mv |
POLÍTICAS P? BLICAS EDUCA? ? O PROFISSIONAL CURRÍCULO REVIS? O DE LITERATURA. |
topic |
POLÍTICAS P? BLICAS EDUCA? ? O PROFISSIONAL CURRÍCULO REVIS? O DE LITERATURA. |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o currículo na educação profissional técnica de nível médio, entre o período de 2008 e 2018. A partir do depositário nacional da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, foi possível identificar trinta e cinco produções acadêmico-científicas que investigam a temática educação profissional e currículo. A partir da leitura criteriosa dos resumos foram selecionados nove trabalhos que abordam especificamente o currículo na educação profissional técnica de nível médio. Com base em autores como Frigotto, Romanelli, Ramos, Ferreira, entre outros, contextualiza-se historicamente a Educação Profissional no Brasil. Em seguida, apresentam-se as teses e dissertações que abordam o Currículo na Educação Profissional de Nível Técnico. Constata-se que, a maioria das produções investiga a integração curricular decorrente da orientação do Decreto nº 5.154/04 e das leis nº 11.741/ 2008 e nº 13.415/2017, que permitiram a flexibilização curricular e a proposição de processos formativos variados, além de abordarem os desafios, limites e dificuldades na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Parecer CNE/CEB n. 11/2012 e Resolução CNE/CEB n. 06/2012). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/944 10.26843/v13.n2.2020.944.p232-252 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/944 |
identifier_str_mv |
10.26843/v13.n2.2020.944.p232-252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/944/755 https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/944/924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Alexandre Marchiori de Almeida, Eric Passone info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Alexandre Marchiori de Almeida, Eric Passone |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 2 (2020): Mai. / Ago. - 2020; 232-252 1982-8632 10.26843/ae.v13.n2.2020 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315142313672704 |