Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Alexandre Marchiori
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Passone, Eric
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/944
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o currículo na educação profissional técnica de nível médio, entre o período de 2008 e 2018. A partir do depositário nacional da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, foi possível identificar trinta e cinco produções acadêmico-científicas que investigam a temática educação profissional e currículo. A partir da leitura criteriosa dos resumos foram selecionados nove trabalhos que abordam especificamente o currículo na educação profissional técnica de nível médio. Com base em autores como Frigotto, Romanelli, Ramos, Ferreira, entre outros, contextualiza-se historicamente a Educação Profissional no Brasil. Em seguida, apresentam-se as teses e dissertações que abordam o Currículo na Educação Profissional de Nível Técnico. Constata-se que, a maioria das produções investiga a integração curricular decorrente da orientação do Decreto nº 5.154/04 e das leis nº 11.741/ 2008 e nº 13.415/2017, que permitiram a flexibilização curricular e a proposição de processos formativos variados, além de abordarem os desafios, limites e dificuldades na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Parecer CNE/CEB n. 11/2012 e Resolução CNE/CEB n. 06/2012).   
id UNICID_35507de8ccf6a2639ecccf04bf701350
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/944
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médioPOLÍTICAS P? BLICASEDUCA? ? O PROFISSIONALCURRÍCULOREVIS? O DE LITERATURA.Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o currículo na educação profissional técnica de nível médio, entre o período de 2008 e 2018. A partir do depositário nacional da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, foi possível identificar trinta e cinco produções acadêmico-científicas que investigam a temática educação profissional e currículo. A partir da leitura criteriosa dos resumos foram selecionados nove trabalhos que abordam especificamente o currículo na educação profissional técnica de nível médio. Com base em autores como Frigotto, Romanelli, Ramos, Ferreira, entre outros, contextualiza-se historicamente a Educação Profissional no Brasil. Em seguida, apresentam-se as teses e dissertações que abordam o Currículo na Educação Profissional de Nível Técnico. Constata-se que, a maioria das produções investiga a integração curricular decorrente da orientação do Decreto nº 5.154/04 e das leis nº 11.741/ 2008 e nº 13.415/2017, que permitiram a flexibilização curricular e a proposição de processos formativos variados, além de abordarem os desafios, limites e dificuldades na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Parecer CNE/CEB n. 11/2012 e Resolução CNE/CEB n. 06/2012).   Universidade Cidade de São Paulo2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/94410.26843/v13.n2.2020.944.p232-252Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 2 (2020): Mai. / Ago. - 2020; 232-2521982-863210.26843/ae.v13.n2.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/944/755https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/944/924Copyright (c) 2020 Alexandre Marchiori de Almeida, Eric Passoneinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Alexandre MarchioriPassone, Eric2020-10-20T15:20:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/944Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2020-10-20T15:20:15Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio
title Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio
spellingShingle Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio
de Almeida, Alexandre Marchiori
POLÍTICAS P? BLICAS
EDUCA? ? O PROFISSIONAL
CURRÍCULO
REVIS? O DE LITERATURA.
title_short Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio
title_full Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio
title_fullStr Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio
title_full_unstemmed Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio
title_sort Produção científica sobre currículo e educação profissional: o ensino técnico de nível médio
author de Almeida, Alexandre Marchiori
author_facet de Almeida, Alexandre Marchiori
Passone, Eric
author_role author
author2 Passone, Eric
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Alexandre Marchiori
Passone, Eric
dc.subject.por.fl_str_mv POLÍTICAS P? BLICAS
EDUCA? ? O PROFISSIONAL
CURRÍCULO
REVIS? O DE LITERATURA.
topic POLÍTICAS P? BLICAS
EDUCA? ? O PROFISSIONAL
CURRÍCULO
REVIS? O DE LITERATURA.
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o currículo na educação profissional técnica de nível médio, entre o período de 2008 e 2018. A partir do depositário nacional da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, foi possível identificar trinta e cinco produções acadêmico-científicas que investigam a temática educação profissional e currículo. A partir da leitura criteriosa dos resumos foram selecionados nove trabalhos que abordam especificamente o currículo na educação profissional técnica de nível médio. Com base em autores como Frigotto, Romanelli, Ramos, Ferreira, entre outros, contextualiza-se historicamente a Educação Profissional no Brasil. Em seguida, apresentam-se as teses e dissertações que abordam o Currículo na Educação Profissional de Nível Técnico. Constata-se que, a maioria das produções investiga a integração curricular decorrente da orientação do Decreto nº 5.154/04 e das leis nº 11.741/ 2008 e nº 13.415/2017, que permitiram a flexibilização curricular e a proposição de processos formativos variados, além de abordarem os desafios, limites e dificuldades na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Parecer CNE/CEB n. 11/2012 e Resolução CNE/CEB n. 06/2012).   
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/944
10.26843/v13.n2.2020.944.p232-252
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/944
identifier_str_mv 10.26843/v13.n2.2020.944.p232-252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/944/755
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/944/924
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Alexandre Marchiori de Almeida, Eric Passone
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Alexandre Marchiori de Almeida, Eric Passone
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 2 (2020): Mai. / Ago. - 2020; 232-252
1982-8632
10.26843/ae.v13.n2.2020
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315142313672704