Conceitos de interdisciplinaridade segundo professoras(es) de Ciências em Santarém – Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Nathália Prado Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Novais, Jaílson Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/308
Resumo: Esse trabalho objetivou acessar os conceitos que professoras(es) de Ciências têm a respeito do termo interdisciplinaridade e palavras correlatas (multi, pluri e transdisciplinaridade). Os sujeitos da pesquisa foram professoras(es) de Ciências que atuam na rede municipal de ensino em Santarém, Pará. Os dados obtidos por meio de questionários foram analisados segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Constatou-se que as(os) professoras(es) já ouviram falar sobre o conceito de interdisciplinaridade, bem como o diferenciam de forma superficial de termos correlatos. As ideias centrais encontradas orientando os DSC foram: "Interdisciplinaridade é a interação entre as disciplinas ou áreas do conhecimento"; "Interdisciplinaridade como uma proposta de trabalho da escola, a fim de reunir as disciplinas"; "Multidisciplinaridade reúne várias disciplinas, sem relação direta, trabalhando o mesmo tema"; "Interdisciplinaridade envolve algumas disciplinas e multidisciplinaridade envolve todas as disciplinas"; "Pluridisciplinaridade é o agrupamento das disciplinas de forma ampla"; "Pluridisciplinaridade envolve relação entre diferentes disciplinas"; e "Na transdisciplinaridade, observamos o grau máximo de interação disciplinar". Conclui-se que iniciativas de formação continuada poderão ampliar a visão dos sujeitos entrevistados sobre o que é interdisciplinaridade, bem como sobre como cada um(a) pode, a partir da reflexão sobre suas práticas docentes, pô-la em ação.Palavras-chave: Discurso do Sujeito Coletivo. Ensino de Ciências. Multidisciplinaridade.
id UFOPA-1_cdd8a5576b89f62c62cf0f1b932be037
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/308
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Conceitos de interdisciplinaridade segundo professoras(es) de Ciências em Santarém – ParáEsse trabalho objetivou acessar os conceitos que professoras(es) de Ciências têm a respeito do termo interdisciplinaridade e palavras correlatas (multi, pluri e transdisciplinaridade). Os sujeitos da pesquisa foram professoras(es) de Ciências que atuam na rede municipal de ensino em Santarém, Pará. Os dados obtidos por meio de questionários foram analisados segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Constatou-se que as(os) professoras(es) já ouviram falar sobre o conceito de interdisciplinaridade, bem como o diferenciam de forma superficial de termos correlatos. As ideias centrais encontradas orientando os DSC foram: "Interdisciplinaridade é a interação entre as disciplinas ou áreas do conhecimento"; "Interdisciplinaridade como uma proposta de trabalho da escola, a fim de reunir as disciplinas"; "Multidisciplinaridade reúne várias disciplinas, sem relação direta, trabalhando o mesmo tema"; "Interdisciplinaridade envolve algumas disciplinas e multidisciplinaridade envolve todas as disciplinas"; "Pluridisciplinaridade é o agrupamento das disciplinas de forma ampla"; "Pluridisciplinaridade envolve relação entre diferentes disciplinas"; e "Na transdisciplinaridade, observamos o grau máximo de interação disciplinar". Conclui-se que iniciativas de formação continuada poderão ampliar a visão dos sujeitos entrevistados sobre o que é interdisciplinaridade, bem como sobre como cada um(a) pode, a partir da reflexão sobre suas práticas docentes, pô-la em ação.Palavras-chave: Discurso do Sujeito Coletivo. Ensino de Ciências. Multidisciplinaridade.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/30810.24065/2237-9460.2017v7n2ID308Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 217-2362237-946010.24065/2237-9460.2017v7n2reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/308/256Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessParente, Nathália Prado OliveiraNovais, Jaílson Santos de2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/308Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:11.381133Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos de interdisciplinaridade segundo professoras(es) de Ciências em Santarém – Pará
title Conceitos de interdisciplinaridade segundo professoras(es) de Ciências em Santarém – Pará
spellingShingle Conceitos de interdisciplinaridade segundo professoras(es) de Ciências em Santarém – Pará
Parente, Nathália Prado Oliveira
title_short Conceitos de interdisciplinaridade segundo professoras(es) de Ciências em Santarém – Pará
title_full Conceitos de interdisciplinaridade segundo professoras(es) de Ciências em Santarém – Pará
title_fullStr Conceitos de interdisciplinaridade segundo professoras(es) de Ciências em Santarém – Pará
title_full_unstemmed Conceitos de interdisciplinaridade segundo professoras(es) de Ciências em Santarém – Pará
title_sort Conceitos de interdisciplinaridade segundo professoras(es) de Ciências em Santarém – Pará
author Parente, Nathália Prado Oliveira
author_facet Parente, Nathália Prado Oliveira
Novais, Jaílson Santos de
author_role author
author2 Novais, Jaílson Santos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente, Nathália Prado Oliveira
Novais, Jaílson Santos de
description Esse trabalho objetivou acessar os conceitos que professoras(es) de Ciências têm a respeito do termo interdisciplinaridade e palavras correlatas (multi, pluri e transdisciplinaridade). Os sujeitos da pesquisa foram professoras(es) de Ciências que atuam na rede municipal de ensino em Santarém, Pará. Os dados obtidos por meio de questionários foram analisados segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Constatou-se que as(os) professoras(es) já ouviram falar sobre o conceito de interdisciplinaridade, bem como o diferenciam de forma superficial de termos correlatos. As ideias centrais encontradas orientando os DSC foram: "Interdisciplinaridade é a interação entre as disciplinas ou áreas do conhecimento"; "Interdisciplinaridade como uma proposta de trabalho da escola, a fim de reunir as disciplinas"; "Multidisciplinaridade reúne várias disciplinas, sem relação direta, trabalhando o mesmo tema"; "Interdisciplinaridade envolve algumas disciplinas e multidisciplinaridade envolve todas as disciplinas"; "Pluridisciplinaridade é o agrupamento das disciplinas de forma ampla"; "Pluridisciplinaridade envolve relação entre diferentes disciplinas"; e "Na transdisciplinaridade, observamos o grau máximo de interação disciplinar". Conclui-se que iniciativas de formação continuada poderão ampliar a visão dos sujeitos entrevistados sobre o que é interdisciplinaridade, bem como sobre como cada um(a) pode, a partir da reflexão sobre suas práticas docentes, pô-la em ação.Palavras-chave: Discurso do Sujeito Coletivo. Ensino de Ciências. Multidisciplinaridade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/308
10.24065/2237-9460.2017v7n2ID308
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/308
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/308/256
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 217-236
2237-9460
10.24065/2237-9460.2017v7n2
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036948873216