Estado, política e educação do campo: uma re-visão de conceitos á luz da pedagogia histórico crítica
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/63 |
Resumo: | O presente artigo trata de uma releitura embasada por referenciais teóricos e debates sobre Sociedade, Estado e Política Educacional, relacionando-os à temática da educação do campo. As análises contidas nesse artigo abordam a compreensão de conceitos como: Estado, política educacional, educação do campo, relação educação-trabalho, igualdade-equidade, alternância, etc. Evidenciando assim, um campo de possibilidades para explicitar a escolha por uma abordagem que abarque e justifique as necessidades do campo, considerando o devido princípio dialético da totalidade e da historicidade inerentes a Pedagogia Histórico Crítica. Com base em diversos estudos convergentes e divergentes, refletiremos sobre a educação do campo buscando uma compreensão entre a relação teoria-prática na educação que possa representar não apenas a fixação do jovem no campo, mas também a busca por sua emancipação política, econômica e social, tendo em vista a transformação de sua realidade social.Palavras-chave: Política. Educação do campo. Pedagogia Histórico Crítica. |
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Estado, política e educação do campo: uma re-visão de conceitos á luz da pedagogia histórico críticaO presente artigo trata de uma releitura embasada por referenciais teóricos e debates sobre Sociedade, Estado e Política Educacional, relacionando-os à temática da educação do campo. As análises contidas nesse artigo abordam a compreensão de conceitos como: Estado, política educacional, educação do campo, relação educação-trabalho, igualdade-equidade, alternância, etc. Evidenciando assim, um campo de possibilidades para explicitar a escolha por uma abordagem que abarque e justifique as necessidades do campo, considerando o devido princípio dialético da totalidade e da historicidade inerentes a Pedagogia Histórico Crítica. Com base em diversos estudos convergentes e divergentes, refletiremos sobre a educação do campo buscando uma compreensão entre a relação teoria-prática na educação que possa representar não apenas a fixação do jovem no campo, mas também a busca por sua emancipação política, econômica e social, tendo em vista a transformação de sua realidade social.Palavras-chave: Política. Educação do campo. Pedagogia Histórico Crítica.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/63Revista Exitus; v. 5 n. 2 (2015); 101-1132237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/63/63Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Glez RodriguesSouza, Rosana Ramos de2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:05.967812Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
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