A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lombardi, José Claudinei
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes, Rosana Cebalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13243
Resumo: O presente artigo é resultado da disciplina Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e prática transformadora ofertada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), que instigou a refletir sobre alguns pressupostos teóricos metodológicos da PHC e a Educação do Campo para o processo de formação dos sujeitos envolvidos na realidade do campo brasileiro. Compreendemos que há muitos elementos em comuns entre a PHC e a proposta pedagógica da Educação do Campo, pois ambas têm como principal objetivo uma perspectiva revolucionária de formação humana, voltada à transformação social na perspectiva socialista. Apresentamos um breve panorama da problemática educacional brasileira. Elencamos pressupostos da relação entre a PHC e a Educação do Campo tendo como fundamento o Materialismo Histórico Dialético, buscando identificar a relação intrínseca entre educação e política, na busca por uma formação humana omnilateral.
id IFRN-3_370e49150f9f19f153b6699a680ee72d
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/13243
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humanaPedagogia Histórico-CríticaEducação do CampoFormação HumanaEmancipaçãoO presente artigo é resultado da disciplina Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e prática transformadora ofertada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), que instigou a refletir sobre alguns pressupostos teóricos metodológicos da PHC e a Educação do Campo para o processo de formação dos sujeitos envolvidos na realidade do campo brasileiro. Compreendemos que há muitos elementos em comuns entre a PHC e a proposta pedagógica da Educação do Campo, pois ambas têm como principal objetivo uma perspectiva revolucionária de formação humana, voltada à transformação social na perspectiva socialista. Apresentamos um breve panorama da problemática educacional brasileira. Elencamos pressupostos da relação entre a PHC e a Educação do Campo tendo como fundamento o Materialismo Histórico Dialético, buscando identificar a relação intrínseca entre educação e política, na busca por uma formação humana omnilateral. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1324310.15628/holos.2021.13243HOLOS; v. 8 (2021); 1-141807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13243/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLombardi, José ClaudineiFernandes, Rosana Cebalho2023-04-07T00:05:35Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/13243Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:05:35Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana
title A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana
spellingShingle A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana
Lombardi, José Claudinei
Pedagogia Histórico-Crítica
Educação do Campo
Formação Humana
Emancipação
title_short A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana
title_full A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana
title_fullStr A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana
title_full_unstemmed A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana
title_sort A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana
author Lombardi, José Claudinei
author_facet Lombardi, José Claudinei
Fernandes, Rosana Cebalho
author_role author
author2 Fernandes, Rosana Cebalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lombardi, José Claudinei
Fernandes, Rosana Cebalho
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Histórico-Crítica
Educação do Campo
Formação Humana
Emancipação
topic Pedagogia Histórico-Crítica
Educação do Campo
Formação Humana
Emancipação
description O presente artigo é resultado da disciplina Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e prática transformadora ofertada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), que instigou a refletir sobre alguns pressupostos teóricos metodológicos da PHC e a Educação do Campo para o processo de formação dos sujeitos envolvidos na realidade do campo brasileiro. Compreendemos que há muitos elementos em comuns entre a PHC e a proposta pedagógica da Educação do Campo, pois ambas têm como principal objetivo uma perspectiva revolucionária de formação humana, voltada à transformação social na perspectiva socialista. Apresentamos um breve panorama da problemática educacional brasileira. Elencamos pressupostos da relação entre a PHC e a Educação do Campo tendo como fundamento o Materialismo Histórico Dialético, buscando identificar a relação intrínseca entre educação e política, na busca por uma formação humana omnilateral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13243
10.15628/holos.2021.13243
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13243
identifier_str_mv 10.15628/holos.2021.13243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13243/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2021); 1-14
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951616147095552