A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13243 |
Resumo: | O presente artigo é resultado da disciplina Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e prática transformadora ofertada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), que instigou a refletir sobre alguns pressupostos teóricos metodológicos da PHC e a Educação do Campo para o processo de formação dos sujeitos envolvidos na realidade do campo brasileiro. Compreendemos que há muitos elementos em comuns entre a PHC e a proposta pedagógica da Educação do Campo, pois ambas têm como principal objetivo uma perspectiva revolucionária de formação humana, voltada à transformação social na perspectiva socialista. Apresentamos um breve panorama da problemática educacional brasileira. Elencamos pressupostos da relação entre a PHC e a Educação do Campo tendo como fundamento o Materialismo Histórico Dialético, buscando identificar a relação intrínseca entre educação e política, na busca por uma formação humana omnilateral. |
id |
IFRN-3_370e49150f9f19f153b6699a680ee72d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/13243 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humanaPedagogia Histórico-CríticaEducação do CampoFormação HumanaEmancipaçãoO presente artigo é resultado da disciplina Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e prática transformadora ofertada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), que instigou a refletir sobre alguns pressupostos teóricos metodológicos da PHC e a Educação do Campo para o processo de formação dos sujeitos envolvidos na realidade do campo brasileiro. Compreendemos que há muitos elementos em comuns entre a PHC e a proposta pedagógica da Educação do Campo, pois ambas têm como principal objetivo uma perspectiva revolucionária de formação humana, voltada à transformação social na perspectiva socialista. Apresentamos um breve panorama da problemática educacional brasileira. Elencamos pressupostos da relação entre a PHC e a Educação do Campo tendo como fundamento o Materialismo Histórico Dialético, buscando identificar a relação intrínseca entre educação e política, na busca por uma formação humana omnilateral. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1324310.15628/holos.2021.13243HOLOS; v. 8 (2021); 1-141807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13243/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLombardi, José ClaudineiFernandes, Rosana Cebalho2023-04-07T00:05:35Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/13243Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:05:35Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana |
title |
A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana |
spellingShingle |
A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana Lombardi, José Claudinei Pedagogia Histórico-Crítica Educação do Campo Formação Humana Emancipação |
title_short |
A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana |
title_full |
A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana |
title_fullStr |
A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana |
title_full_unstemmed |
A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana |
title_sort |
A Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo para a formação humana |
author |
Lombardi, José Claudinei |
author_facet |
Lombardi, José Claudinei Fernandes, Rosana Cebalho |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Rosana Cebalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lombardi, José Claudinei Fernandes, Rosana Cebalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Histórico-Crítica Educação do Campo Formação Humana Emancipação |
topic |
Pedagogia Histórico-Crítica Educação do Campo Formação Humana Emancipação |
description |
O presente artigo é resultado da disciplina Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e prática transformadora ofertada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), que instigou a refletir sobre alguns pressupostos teóricos metodológicos da PHC e a Educação do Campo para o processo de formação dos sujeitos envolvidos na realidade do campo brasileiro. Compreendemos que há muitos elementos em comuns entre a PHC e a proposta pedagógica da Educação do Campo, pois ambas têm como principal objetivo uma perspectiva revolucionária de formação humana, voltada à transformação social na perspectiva socialista. Apresentamos um breve panorama da problemática educacional brasileira. Elencamos pressupostos da relação entre a PHC e a Educação do Campo tendo como fundamento o Materialismo Histórico Dialético, buscando identificar a relação intrínseca entre educação e política, na busca por uma formação humana omnilateral. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13243 10.15628/holos.2021.13243 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13243 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.13243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13243/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2021); 1-14 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951616147095552 |