Saberes de professoras de creches evidenciados em relatos publicados em revista de circulação nacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/919 |
Resumo: | Neste artigo, se apresenta pesquisa por meio da qual se objetivou descrever e analisar saberes de professoras de Educação Infantil que atuam em creches (crianças de 0 a 3 anos de idade), evidenciados em relatos publicados em revista de circulação nacional, no período de 2012 a 2017, à luz da Resolução CNE/CEB nº 5/2009, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, que foi desenvolvida no período 2016-2018, com base no estudo de relatos publicados em edições impressas e online. Os dados foram analisados, a partir de focos de análise estabelecidos com base nos objetivos da pesquisa. Assim, os focos foram: 1) caracterização dos relatos publicados; 2) saberes evidenciados nos relatos de práticas com bebês e crianças bem pequenas; 3) lacunas nos saberes evidenciados nos relatos das professoras de Educação Infantil. Os principais resultados obtidos sugerem que as professoras-autoras dos relatos analisados se fundamentam nas concepções de currículo e criança, determinadas pela Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Além disso, as práticas relatadas se referem às experiências que devem ser proporcionadas às crianças pequenas, de acordo com a referida Resolução. Lacunas nos saberes das professoras-autoras, se referem ao tratamento de alguns dos temas determinados pela Resolução e ao fato de ainda não recorrerem sempre, a referências teóricas para fundamentarem as descrições de suas práticas. Espera-se, por meio desta pesquisa, oferecer subsídios para a formulação de políticas de formação de docentes para a Educação Infantil. Palavras-chave: Educação Infantil. Saberes docentes. Diretrizes curriculares. |
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Saberes de professoras de creches evidenciados em relatos publicados em revista de circulação nacionalNeste artigo, se apresenta pesquisa por meio da qual se objetivou descrever e analisar saberes de professoras de Educação Infantil que atuam em creches (crianças de 0 a 3 anos de idade), evidenciados em relatos publicados em revista de circulação nacional, no período de 2012 a 2017, à luz da Resolução CNE/CEB nº 5/2009, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, que foi desenvolvida no período 2016-2018, com base no estudo de relatos publicados em edições impressas e online. Os dados foram analisados, a partir de focos de análise estabelecidos com base nos objetivos da pesquisa. Assim, os focos foram: 1) caracterização dos relatos publicados; 2) saberes evidenciados nos relatos de práticas com bebês e crianças bem pequenas; 3) lacunas nos saberes evidenciados nos relatos das professoras de Educação Infantil. Os principais resultados obtidos sugerem que as professoras-autoras dos relatos analisados se fundamentam nas concepções de currículo e criança, determinadas pela Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Além disso, as práticas relatadas se referem às experiências que devem ser proporcionadas às crianças pequenas, de acordo com a referida Resolução. Lacunas nos saberes das professoras-autoras, se referem ao tratamento de alguns dos temas determinados pela Resolução e ao fato de ainda não recorrerem sempre, a referências teóricas para fundamentarem as descrições de suas práticas. Espera-se, por meio desta pesquisa, oferecer subsídios para a formulação de políticas de formação de docentes para a Educação Infantil. Palavras-chave: Educação Infantil. Saberes docentes. Diretrizes curriculares.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/91910.24065/2237-9460.2019v9n3ID919Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 141-1682237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/919/477Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessNono, Maévi Anabel2019-09-26T18:36:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/919Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:16.825134Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
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Neste artigo, se apresenta pesquisa por meio da qual se objetivou descrever e analisar saberes de professoras de Educação Infantil que atuam em creches (crianças de 0 a 3 anos de idade), evidenciados em relatos publicados em revista de circulação nacional, no período de 2012 a 2017, à luz da Resolução CNE/CEB nº 5/2009, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, que foi desenvolvida no período 2016-2018, com base no estudo de relatos publicados em edições impressas e online. Os dados foram analisados, a partir de focos de análise estabelecidos com base nos objetivos da pesquisa. Assim, os focos foram: 1) caracterização dos relatos publicados; 2) saberes evidenciados nos relatos de práticas com bebês e crianças bem pequenas; 3) lacunas nos saberes evidenciados nos relatos das professoras de Educação Infantil. Os principais resultados obtidos sugerem que as professoras-autoras dos relatos analisados se fundamentam nas concepções de currículo e criança, determinadas pela Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Além disso, as práticas relatadas se referem às experiências que devem ser proporcionadas às crianças pequenas, de acordo com a referida Resolução. Lacunas nos saberes das professoras-autoras, se referem ao tratamento de alguns dos temas determinados pela Resolução e ao fato de ainda não recorrerem sempre, a referências teóricas para fundamentarem as descrições de suas práticas. Espera-se, por meio desta pesquisa, oferecer subsídios para a formulação de políticas de formação de docentes para a Educação Infantil. Palavras-chave: Educação Infantil. Saberes docentes. Diretrizes curriculares. |
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