Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5151 http://hdl.handle.net/11449/122405 |
Resumo: | This article discusses data obtained through a qualitative study carried out from 2012 to 2013, the aim of which was to investigate the knowledge of teachers and managers of Early Childhood Education regarding laws and documents published in Brazil since 1980, geared towards this stage of Basic Education. The results suggest that subjects have a knowledge of the laws and documents relating to Early Childhood Education, but that there are major gaps that could affect their practices in nurseries and pre-schools, and the construction of their professional identities |
id |
UNSP_a3b970357e918a3e928f2585aaa394b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/122405 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolasProfessores-FormaçãoEducação InfantilSaberesTeacher EducationEarly Childhood EducationKnowledgeThis article discusses data obtained through a qualitative study carried out from 2012 to 2013, the aim of which was to investigate the knowledge of teachers and managers of Early Childhood Education regarding laws and documents published in Brazil since 1980, geared towards this stage of Basic Education. The results suggest that subjects have a knowledge of the laws and documents relating to Early Childhood Education, but that there are major gaps that could affect their practices in nurseries and pre-schools, and the construction of their professional identitiesNo artigo são discutidos dados obtidos por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida no período 2012-2013, na qual se objetivou investigar saberes que professores e gestores de Educação Infantil possuem a respeito de leis e documentos publicados no Brasil, desde 1980, voltados para essa etapa da Educação Básica. Os resultados sugerem que os sujeitos possuem saberes sobre leis e documentos relativos à Educação Infantil, mas com lacunas importantes que podem interferir nas práticas que desenvolvem em creches e pré- escolas e na construção de sua identidade profissional.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265, Departamento de Educação, Jardim Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265, Departamento de Educação, Jardim Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nono, Maevi Anabel [UNESP]Oliveira, Raiza Fernandes Bessa de [UNESP]2015-04-27T11:55:43Z2015-04-27T11:55:43Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article80-94application/pdfhttp://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5151Contrapontos, v. 14, n. 1, p. 80-94, 2014.1519-8227http://hdl.handle.net/11449/12240510.14210/contrapontos.v14n1.p80-94ISSN1519-8227-2014-14-01-80-94.pdf86349979538859760000-0002-6015-1105Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporContrapontosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-12T06:13:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122405Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:29:56.051033Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas |
title |
Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas |
spellingShingle |
Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas Nono, Maevi Anabel [UNESP] Professores-Formação Educação Infantil Saberes Teacher Education Early Childhood Education Knowledge |
title_short |
Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas |
title_full |
Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas |
title_fullStr |
Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas |
title_full_unstemmed |
Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas |
title_sort |
Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas |
author |
Nono, Maevi Anabel [UNESP] |
author_facet |
Nono, Maevi Anabel [UNESP] Oliveira, Raiza Fernandes Bessa de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Raiza Fernandes Bessa de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nono, Maevi Anabel [UNESP] Oliveira, Raiza Fernandes Bessa de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores-Formação Educação Infantil Saberes Teacher Education Early Childhood Education Knowledge |
topic |
Professores-Formação Educação Infantil Saberes Teacher Education Early Childhood Education Knowledge |
description |
This article discusses data obtained through a qualitative study carried out from 2012 to 2013, the aim of which was to investigate the knowledge of teachers and managers of Early Childhood Education regarding laws and documents published in Brazil since 1980, geared towards this stage of Basic Education. The results suggest that subjects have a knowledge of the laws and documents relating to Early Childhood Education, but that there are major gaps that could affect their practices in nurseries and pre-schools, and the construction of their professional identities |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-04-27T11:55:43Z 2015-04-27T11:55:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5151 Contrapontos, v. 14, n. 1, p. 80-94, 2014. 1519-8227 http://hdl.handle.net/11449/122405 10.14210/contrapontos.v14n1.p80-94 ISSN1519-8227-2014-14-01-80-94.pdf 8634997953885976 0000-0002-6015-1105 |
url |
http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5151 http://hdl.handle.net/11449/122405 |
identifier_str_mv |
Contrapontos, v. 14, n. 1, p. 80-94, 2014. 1519-8227 10.14210/contrapontos.v14n1.p80-94 ISSN1519-8227-2014-14-01-80-94.pdf 8634997953885976 0000-0002-6015-1105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Contrapontos |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
80-94 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128818661031936 |