Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nono, Maevi Anabel [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Raiza Fernandes Bessa de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5151
http://hdl.handle.net/11449/122405
Resumo: This article discusses data obtained through a qualitative study carried out from 2012 to 2013, the aim of which was to investigate the knowledge of teachers and managers of Early Childhood Education regarding laws and documents published in Brazil since 1980, geared towards this stage of Basic Education. The results suggest that subjects have a knowledge of the laws and documents relating to Early Childhood Education, but that there are major gaps that could affect their practices in nurseries and pre-schools, and the construction of their professional identities
id UNSP_a3b970357e918a3e928f2585aaa394b0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/122405
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolasProfessores-FormaçãoEducação InfantilSaberesTeacher EducationEarly Childhood EducationKnowledgeThis article discusses data obtained through a qualitative study carried out from 2012 to 2013, the aim of which was to investigate the knowledge of teachers and managers of Early Childhood Education regarding laws and documents published in Brazil since 1980, geared towards this stage of Basic Education. The results suggest that subjects have a knowledge of the laws and documents relating to Early Childhood Education, but that there are major gaps that could affect their practices in nurseries and pre-schools, and the construction of their professional identitiesNo artigo são discutidos dados obtidos por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida no período 2012-2013, na qual se objetivou investigar saberes que professores e gestores de Educação Infantil possuem a respeito de leis e documentos publicados no Brasil, desde 1980, voltados para essa etapa da Educação Básica. Os resultados sugerem que os sujeitos possuem saberes sobre leis e documentos relativos à Educação Infantil, mas com lacunas importantes que podem interferir nas práticas que desenvolvem em creches e pré- escolas e na construção de sua identidade profissional.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265, Departamento de Educação, Jardim Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265, Departamento de Educação, Jardim Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nono, Maevi Anabel [UNESP]Oliveira, Raiza Fernandes Bessa de [UNESP]2015-04-27T11:55:43Z2015-04-27T11:55:43Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article80-94application/pdfhttp://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5151Contrapontos, v. 14, n. 1, p. 80-94, 2014.1519-8227http://hdl.handle.net/11449/12240510.14210/contrapontos.v14n1.p80-94ISSN1519-8227-2014-14-01-80-94.pdf86349979538859760000-0002-6015-1105Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporContrapontosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-12T06:13:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122405Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:29:56.051033Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas
title Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas
spellingShingle Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas
Nono, Maevi Anabel [UNESP]
Professores-Formação
Educação Infantil
Saberes
Teacher Education
Early Childhood Education
Knowledge
title_short Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas
title_full Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas
title_fullStr Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas
title_full_unstemmed Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas
title_sort Saberes profissionais de professores e gestores de creches e pré-escolas
author Nono, Maevi Anabel [UNESP]
author_facet Nono, Maevi Anabel [UNESP]
Oliveira, Raiza Fernandes Bessa de [UNESP]
author_role author
author2 Oliveira, Raiza Fernandes Bessa de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nono, Maevi Anabel [UNESP]
Oliveira, Raiza Fernandes Bessa de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores-Formação
Educação Infantil
Saberes
Teacher Education
Early Childhood Education
Knowledge
topic Professores-Formação
Educação Infantil
Saberes
Teacher Education
Early Childhood Education
Knowledge
description This article discusses data obtained through a qualitative study carried out from 2012 to 2013, the aim of which was to investigate the knowledge of teachers and managers of Early Childhood Education regarding laws and documents published in Brazil since 1980, geared towards this stage of Basic Education. The results suggest that subjects have a knowledge of the laws and documents relating to Early Childhood Education, but that there are major gaps that could affect their practices in nurseries and pre-schools, and the construction of their professional identities
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-04-27T11:55:43Z
2015-04-27T11:55:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5151
Contrapontos, v. 14, n. 1, p. 80-94, 2014.
1519-8227
http://hdl.handle.net/11449/122405
10.14210/contrapontos.v14n1.p80-94
ISSN1519-8227-2014-14-01-80-94.pdf
8634997953885976
0000-0002-6015-1105
url http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/5151
http://hdl.handle.net/11449/122405
identifier_str_mv Contrapontos, v. 14, n. 1, p. 80-94, 2014.
1519-8227
10.14210/contrapontos.v14n1.p80-94
ISSN1519-8227-2014-14-01-80-94.pdf
8634997953885976
0000-0002-6015-1105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Contrapontos
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80-94
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128818661031936