O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/309 |
Resumo: | Lançado em 2009, pela Editora Ciência Moderna, o livro “Investigação Histórica no Ensino de Matemática” surge a partir dos estudos e pesquisas desenvolvidas pelo autor, ao longo de três décadas, sobre a História da Matemática e suas relações com Educação, mais especificamente o campo da Educação Matemática. Logo na apresentação do livro é possível verificarmos o eixo norteador principal da temática discutida na obra: a relação entre a história da matemática, cognição e aprendizagem matemática via suporte de encaminhamentos metodológicos, através da investigação histórica. Investigação aqui concebida como um delineamento de ações, conforme abordagens e situações pedagógicas apoiadas na história e na matemática, como um elemento gerador de discussões e reflexões em um cenário educacional cujo o foco central é o ensino de conceitos e teorias matemáticas. |
id |
UFOPA-1_f4007af4028ee2b55cbc74d3df3ebb01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/309 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a históriaLançado em 2009, pela Editora Ciência Moderna, o livro “Investigação Histórica no Ensino de Matemática” surge a partir dos estudos e pesquisas desenvolvidas pelo autor, ao longo de três décadas, sobre a História da Matemática e suas relações com Educação, mais especificamente o campo da Educação Matemática. Logo na apresentação do livro é possível verificarmos o eixo norteador principal da temática discutida na obra: a relação entre a história da matemática, cognição e aprendizagem matemática via suporte de encaminhamentos metodológicos, através da investigação histórica. Investigação aqui concebida como um delineamento de ações, conforme abordagens e situações pedagógicas apoiadas na história e na matemática, como um elemento gerador de discussões e reflexões em um cenário educacional cujo o foco central é o ensino de conceitos e teorias matemáticas.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/30910.24065/2237-9460.2017v7n2ID309Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 378-3832237-946010.24065/2237-9460.2017v7n2reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/309/257Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMafra, José Ricardo e SouzaGonçalves, Girlane Aires2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/309Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:11.418799Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história |
title |
O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história |
spellingShingle |
O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história Mafra, José Ricardo e Souza |
title_short |
O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história |
title_full |
O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história |
title_fullStr |
O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história |
title_full_unstemmed |
O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história |
title_sort |
O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história |
author |
Mafra, José Ricardo e Souza |
author_facet |
Mafra, José Ricardo e Souza Gonçalves, Girlane Aires |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Girlane Aires |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mafra, José Ricardo e Souza Gonçalves, Girlane Aires |
description |
Lançado em 2009, pela Editora Ciência Moderna, o livro “Investigação Histórica no Ensino de Matemática” surge a partir dos estudos e pesquisas desenvolvidas pelo autor, ao longo de três décadas, sobre a História da Matemática e suas relações com Educação, mais especificamente o campo da Educação Matemática. Logo na apresentação do livro é possível verificarmos o eixo norteador principal da temática discutida na obra: a relação entre a história da matemática, cognição e aprendizagem matemática via suporte de encaminhamentos metodológicos, através da investigação histórica. Investigação aqui concebida como um delineamento de ações, conforme abordagens e situações pedagógicas apoiadas na história e na matemática, como um elemento gerador de discussões e reflexões em um cenário educacional cujo o foco central é o ensino de conceitos e teorias matemáticas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/309 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID309 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/309 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2017v7n2ID309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/309/257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 378-383 2237-9460 10.24065/2237-9460.2017v7n2 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036949921792 |