O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra, José Ricardo e Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gonçalves, Girlane Aires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/309
Resumo: Lançado em 2009, pela Editora Ciência Moderna, o livro “Investigação Histórica no Ensino de Matemática” surge a partir dos estudos e pesquisas desenvolvidas pelo autor, ao longo de três décadas, sobre a História da Matemática e suas relações com Educação, mais especificamente o campo da Educação Matemática. Logo na apresentação do livro é possível verificarmos o eixo norteador principal da temática discutida na obra: a relação entre a história da matemática, cognição e aprendizagem matemática via suporte de encaminhamentos metodológicos, através da investigação histórica. Investigação aqui concebida como um delineamento de ações, conforme abordagens e situações pedagógicas apoiadas na história e na matemática, como um elemento gerador de discussões e reflexões em um cenário educacional cujo o foco central é o ensino de conceitos e teorias matemáticas.
id UFOPA-1_f4007af4028ee2b55cbc74d3df3ebb01
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/309
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a históriaLançado em 2009, pela Editora Ciência Moderna, o livro “Investigação Histórica no Ensino de Matemática” surge a partir dos estudos e pesquisas desenvolvidas pelo autor, ao longo de três décadas, sobre a História da Matemática e suas relações com Educação, mais especificamente o campo da Educação Matemática. Logo na apresentação do livro é possível verificarmos o eixo norteador principal da temática discutida na obra: a relação entre a história da matemática, cognição e aprendizagem matemática via suporte de encaminhamentos metodológicos, através da investigação histórica. Investigação aqui concebida como um delineamento de ações, conforme abordagens e situações pedagógicas apoiadas na história e na matemática, como um elemento gerador de discussões e reflexões em um cenário educacional cujo o foco central é o ensino de conceitos e teorias matemáticas.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/30910.24065/2237-9460.2017v7n2ID309Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 378-3832237-946010.24065/2237-9460.2017v7n2reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/309/257Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMafra, José Ricardo e SouzaGonçalves, Girlane Aires2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/309Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:11.418799Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história
title O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história
spellingShingle O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história
Mafra, José Ricardo e Souza
title_short O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história
title_full O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história
title_fullStr O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história
title_full_unstemmed O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história
title_sort O ensino de conceitos e teorias matemáticas: uma aliança possível entre a investigação e a história
author Mafra, José Ricardo e Souza
author_facet Mafra, José Ricardo e Souza
Gonçalves, Girlane Aires
author_role author
author2 Gonçalves, Girlane Aires
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mafra, José Ricardo e Souza
Gonçalves, Girlane Aires
description Lançado em 2009, pela Editora Ciência Moderna, o livro “Investigação Histórica no Ensino de Matemática” surge a partir dos estudos e pesquisas desenvolvidas pelo autor, ao longo de três décadas, sobre a História da Matemática e suas relações com Educação, mais especificamente o campo da Educação Matemática. Logo na apresentação do livro é possível verificarmos o eixo norteador principal da temática discutida na obra: a relação entre a história da matemática, cognição e aprendizagem matemática via suporte de encaminhamentos metodológicos, através da investigação histórica. Investigação aqui concebida como um delineamento de ações, conforme abordagens e situações pedagógicas apoiadas na história e na matemática, como um elemento gerador de discussões e reflexões em um cenário educacional cujo o foco central é o ensino de conceitos e teorias matemáticas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/309
10.24065/2237-9460.2017v7n2ID309
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/309
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/309/257
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 378-383
2237-9460
10.24065/2237-9460.2017v7n2
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036949921792