História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Giselle Costa de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/510
Resumo: Ao longo dos anos, várias pesquisas no âmbito da educação matemática vêm se configurando como tendências em prol do fomento da área. Dentre tais estão a História da Matemática (HM) e as Tecnologias Digitais (TD). Estas, por sua vez, atestam argumentos favoráveis e questionadores ao uso em sala de aula, de modo a delinear caminhos que se aliem a produção de conhecimento alvitrado pela arte de ensinar e aprender matemática. Tomando como postas as contribuições de ambas as tendências, emergem as indagações: seria possível alia-las em prol da educação matemática? Surgiria assim uma nova tendência? Tendo em vista esses questionamentos, surge a proposta de aliança entre HM e TD, tema central do presente artigo que almeja apresentar ao leitor a constituição deste campo, incluindo o delineio da aliança, breve história, elementos norteadores, fundamentos, produtos gerados e atividades práticas, de modo a exemplificar sua implementação, bem como, discutir sobre desdobramentos futuros.
id UFPA-6_7d8655a05a2e678053fb098f1559ceec
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/510
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling História da Matemática em alianças com Tecnologias DigitaisAliançasHistória da MatemáticaTecnologias DigitaisTendência em Educação MatemáticaPráticasAo longo dos anos, várias pesquisas no âmbito da educação matemática vêm se configurando como tendências em prol do fomento da área. Dentre tais estão a História da Matemática (HM) e as Tecnologias Digitais (TD). Estas, por sua vez, atestam argumentos favoráveis e questionadores ao uso em sala de aula, de modo a delinear caminhos que se aliem a produção de conhecimento alvitrado pela arte de ensinar e aprender matemática. Tomando como postas as contribuições de ambas as tendências, emergem as indagações: seria possível alia-las em prol da educação matemática? Surgiria assim uma nova tendência? Tendo em vista esses questionamentos, surge a proposta de aliança entre HM e TD, tema central do presente artigo que almeja apresentar ao leitor a constituição deste campo, incluindo o delineio da aliança, breve história, elementos norteadores, fundamentos, produtos gerados e atividades práticas, de modo a exemplificar sua implementação, bem como, discutir sobre desdobramentos futuros.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/51010.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023005.id510REMATEC; v. 18 n. 44 (2023): Dossiê: Relações entre Tecnologias e História da Matemática para o Ensino; e20230052675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/510/483Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Giselle Costa de2023-08-01T09:07:00Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/510Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-08-01T09:07Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais
title História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais
spellingShingle História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais
Sousa, Giselle Costa de
Alianças
História da Matemática
Tecnologias Digitais
Tendência em Educação Matemática
Práticas
title_short História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais
title_full História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais
title_fullStr História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais
title_full_unstemmed História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais
title_sort História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais
author Sousa, Giselle Costa de
author_facet Sousa, Giselle Costa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Giselle Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Alianças
História da Matemática
Tecnologias Digitais
Tendência em Educação Matemática
Práticas
topic Alianças
História da Matemática
Tecnologias Digitais
Tendência em Educação Matemática
Práticas
description Ao longo dos anos, várias pesquisas no âmbito da educação matemática vêm se configurando como tendências em prol do fomento da área. Dentre tais estão a História da Matemática (HM) e as Tecnologias Digitais (TD). Estas, por sua vez, atestam argumentos favoráveis e questionadores ao uso em sala de aula, de modo a delinear caminhos que se aliem a produção de conhecimento alvitrado pela arte de ensinar e aprender matemática. Tomando como postas as contribuições de ambas as tendências, emergem as indagações: seria possível alia-las em prol da educação matemática? Surgiria assim uma nova tendência? Tendo em vista esses questionamentos, surge a proposta de aliança entre HM e TD, tema central do presente artigo que almeja apresentar ao leitor a constituição deste campo, incluindo o delineio da aliança, breve história, elementos norteadores, fundamentos, produtos gerados e atividades práticas, de modo a exemplificar sua implementação, bem como, discutir sobre desdobramentos futuros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/510
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023005.id510
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/510
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023005.id510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/510/483
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 44 (2023): Dossiê: Relações entre Tecnologias e História da Matemática para o Ensino; e2023005
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002202152960