Práticas pedagógicas e o uso da informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corradini, Suely Nercessian
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/152
Resumo: Cada vez mais, o computador e programas específicos são usados em muitas áreas e atividades de aprendizagem como ferramentas para facilitar tarefas, melhorar os sistemas ou criar ambientes de trabalho nas escolas. Este artigo traz reflexões sobre o uso do computador como instrumento facilitador para a criação de um ambiente que beneficia o aprendizado, proporcionando uma maior contribuição e diversificação das atividades em sala de aula, bem como uma reflexão sobre o espaço escolar como ambiente de aquisição de conhecimento para o educador e a importância do professor reflexivo frente a novos desafios. A utilização dessa tecnologia não só perpassa as práticas educativas, como, também, os processos formativos dos docentes. Nesse sentido, este artigo visa à apresentação de uma realidade que se evidencia na educação, em que as novas tecnologias podem servir como elemento de cooperação na prática do ensino e da aprendizagem. Palavras-chave: Ambiente de Aprendizagem. Espaço Escolar. Tecnologia.
id UFOPA-1_fc828ce68f1feb7d6f3c1da39635a564
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/152
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas e o uso da informáticaCada vez mais, o computador e programas específicos são usados em muitas áreas e atividades de aprendizagem como ferramentas para facilitar tarefas, melhorar os sistemas ou criar ambientes de trabalho nas escolas. Este artigo traz reflexões sobre o uso do computador como instrumento facilitador para a criação de um ambiente que beneficia o aprendizado, proporcionando uma maior contribuição e diversificação das atividades em sala de aula, bem como uma reflexão sobre o espaço escolar como ambiente de aquisição de conhecimento para o educador e a importância do professor reflexivo frente a novos desafios. A utilização dessa tecnologia não só perpassa as práticas educativas, como, também, os processos formativos dos docentes. Nesse sentido, este artigo visa à apresentação de uma realidade que se evidencia na educação, em que as novas tecnologias podem servir como elemento de cooperação na prática do ensino e da aprendizagem. Palavras-chave: Ambiente de Aprendizagem. Espaço Escolar. Tecnologia.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/152Revista Exitus; v. 3 n. 2 (2013); 85-922237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/152/152Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorradini, Suely NercessianMizukami, Maria da Graça Nicoletti2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/152Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:08.689481Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas e o uso da informática
title Práticas pedagógicas e o uso da informática
spellingShingle Práticas pedagógicas e o uso da informática
Corradini, Suely Nercessian
title_short Práticas pedagógicas e o uso da informática
title_full Práticas pedagógicas e o uso da informática
title_fullStr Práticas pedagógicas e o uso da informática
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas e o uso da informática
title_sort Práticas pedagógicas e o uso da informática
author Corradini, Suely Nercessian
author_facet Corradini, Suely Nercessian
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
author_role author
author2 Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corradini, Suely Nercessian
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
description Cada vez mais, o computador e programas específicos são usados em muitas áreas e atividades de aprendizagem como ferramentas para facilitar tarefas, melhorar os sistemas ou criar ambientes de trabalho nas escolas. Este artigo traz reflexões sobre o uso do computador como instrumento facilitador para a criação de um ambiente que beneficia o aprendizado, proporcionando uma maior contribuição e diversificação das atividades em sala de aula, bem como uma reflexão sobre o espaço escolar como ambiente de aquisição de conhecimento para o educador e a importância do professor reflexivo frente a novos desafios. A utilização dessa tecnologia não só perpassa as práticas educativas, como, também, os processos formativos dos docentes. Nesse sentido, este artigo visa à apresentação de uma realidade que se evidencia na educação, em que as novas tecnologias podem servir como elemento de cooperação na prática do ensino e da aprendizagem. Palavras-chave: Ambiente de Aprendizagem. Espaço Escolar. Tecnologia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/152
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/152/152
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 3 n. 2 (2013); 85-92
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036838772736