Práticas pedagógicas e o uso da informática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/152 |
Resumo: | Cada vez mais, o computador e programas específicos são usados em muitas áreas e atividades de aprendizagem como ferramentas para facilitar tarefas, melhorar os sistemas ou criar ambientes de trabalho nas escolas. Este artigo traz reflexões sobre o uso do computador como instrumento facilitador para a criação de um ambiente que beneficia o aprendizado, proporcionando uma maior contribuição e diversificação das atividades em sala de aula, bem como uma reflexão sobre o espaço escolar como ambiente de aquisição de conhecimento para o educador e a importância do professor reflexivo frente a novos desafios. A utilização dessa tecnologia não só perpassa as práticas educativas, como, também, os processos formativos dos docentes. Nesse sentido, este artigo visa à apresentação de uma realidade que se evidencia na educação, em que as novas tecnologias podem servir como elemento de cooperação na prática do ensino e da aprendizagem. Palavras-chave: Ambiente de Aprendizagem. Espaço Escolar. Tecnologia. |
id |
UFOPA-1_fc828ce68f1feb7d6f3c1da39635a564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/152 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas e o uso da informáticaCada vez mais, o computador e programas específicos são usados em muitas áreas e atividades de aprendizagem como ferramentas para facilitar tarefas, melhorar os sistemas ou criar ambientes de trabalho nas escolas. Este artigo traz reflexões sobre o uso do computador como instrumento facilitador para a criação de um ambiente que beneficia o aprendizado, proporcionando uma maior contribuição e diversificação das atividades em sala de aula, bem como uma reflexão sobre o espaço escolar como ambiente de aquisição de conhecimento para o educador e a importância do professor reflexivo frente a novos desafios. A utilização dessa tecnologia não só perpassa as práticas educativas, como, também, os processos formativos dos docentes. Nesse sentido, este artigo visa à apresentação de uma realidade que se evidencia na educação, em que as novas tecnologias podem servir como elemento de cooperação na prática do ensino e da aprendizagem. Palavras-chave: Ambiente de Aprendizagem. Espaço Escolar. Tecnologia.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/152Revista Exitus; v. 3 n. 2 (2013); 85-922237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/152/152Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorradini, Suely NercessianMizukami, Maria da Graça Nicoletti2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/152Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:08.689481Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas e o uso da informática |
title |
Práticas pedagógicas e o uso da informática |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas e o uso da informática Corradini, Suely Nercessian |
title_short |
Práticas pedagógicas e o uso da informática |
title_full |
Práticas pedagógicas e o uso da informática |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas e o uso da informática |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas e o uso da informática |
title_sort |
Práticas pedagógicas e o uso da informática |
author |
Corradini, Suely Nercessian |
author_facet |
Corradini, Suely Nercessian Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
author_role |
author |
author2 |
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corradini, Suely Nercessian Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
description |
Cada vez mais, o computador e programas específicos são usados em muitas áreas e atividades de aprendizagem como ferramentas para facilitar tarefas, melhorar os sistemas ou criar ambientes de trabalho nas escolas. Este artigo traz reflexões sobre o uso do computador como instrumento facilitador para a criação de um ambiente que beneficia o aprendizado, proporcionando uma maior contribuição e diversificação das atividades em sala de aula, bem como uma reflexão sobre o espaço escolar como ambiente de aquisição de conhecimento para o educador e a importância do professor reflexivo frente a novos desafios. A utilização dessa tecnologia não só perpassa as práticas educativas, como, também, os processos formativos dos docentes. Nesse sentido, este artigo visa à apresentação de uma realidade que se evidencia na educação, em que as novas tecnologias podem servir como elemento de cooperação na prática do ensino e da aprendizagem. Palavras-chave: Ambiente de Aprendizagem. Espaço Escolar. Tecnologia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/152 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/152/152 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 3 n. 2 (2013); 85-92 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036838772736 |